Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Dobra de Fogo.pngEmblema da Nação do Fogo.pngEmblema da República Unida das Nações.png

Zuko é um hábil e poderoso dobrador de fogo, nascido como um príncipe na Família Real da Nação do Fogo e manteve o título de Senhor do Fogo de 100 DG até 167 DG. Inicialmente, o principal antagonista da Equipe Avatar, por três anos sua vida era concentrada em capturar o Avatar, dando fim ao seu banimento e recuperando sua honra como Príncipe Real da Nação do Fogo. Zuko é facilmente reconhecido pela queimadura no lado esquerdo de seu rosto, dada a ele por seu pai, Senhor do Fogo Ozai, pouco antes de sua expulsão devido as suas atitudes desrespeitosas na Sala de Guerra e a se recusar a duelar contra seu pai em um Agni Kai.

Em sua busca pelo Avatar, ele é ajudado por seu tio Iroh que, tendo perdido seu filho no Cerco de Ba Sing Se, resignou-se à companhia de seu sobrinho.

Com o apoio de Iroh, seu tio por parte de pai, e após uma difícil luta interna, Zuko rejeita a Nação do Fogo e se junta à Equipe Avatar para se tornar amigo de Aang e seu professor de Dobra de Fogo. Zuko, com a ajuda de Katara, derrota sua poderosa irmã, a princesa Azula, assumindo seu lugar como Senhor do Fogo. Declara o fim da Guerra dos Cem Anos e o início de uma era de paz entre as quatro nações.

No início de seu reinado, Zuko teve que superar grandes dificuldades e resolver várias crises, especialmente aquelas causadas pelo Movimento de Restauração da Harmonia e pela Sociedade Nova Ozai. No entanto, ele conseguiu manter a paz e acabou se tornando um dos fundadores da República Unida das Nações. Zuko deixou sua posição como Senhor do Fogo em 167 DG e tornou-se um embaixador da paz, renunciando ao trono para sua filha, Izumi. Quando ele soube duas semanas após a Convergência Harmônica em 171 DG que o Lótus Vermelho havia escapado de suas prisões, Zuko mais uma vez partiu para ajudar o Avatar a proteger o mundo.

História[]

Infância[]

Nascido em 83 DG, Zuko foi o primeiro filho do príncipe Ozai e da princesa Ursa. Desde tenra idade, ele foi desdenhado por seu pai, uma animosidade que começou logo após o nascimento do príncipe. Como o bebê parecia não ter a "faísca em seus olhos", que é típica da maioria dos dobradores de fogo, a Família Real não tinha certeza se Zuko era um dobrador. Ozai, vendo um primogênito não dominador como "vergonha", planejava lançar seu filho sobre as paredes do palácio. Somente quando Ursa e os Sábios do Fogo intervieram, o Príncipe do Fogo deu uma chance ao seu filho recém-nascido. [16] Mais tarde, Zuko demonstrou que era um dominador de fogo e a paz voltou para a jovem família.

A família de Zuko faziam férias frequentes na Ilha Ember nos anos seguintes, e mais tarde Zuko consideraria esse momento o único quando sua família estava "realmente feliz". [17] Quando ele tinha três anos, Zuko viu um falcão atacando um caranguejo tartaruga enquanto brincava na praia. O principezinho imediatamente correu para resgatar o caranguejo, sentindo o desejo de ajudar os fracos. No entanto, quando ele tinha o animal em segurança nos braços, Zuko percebeu que o falcão morreria de fome sem a presa. Sem saber de que lado ele deveria ficar, o príncipe acabou sendo surpreendido por uma onda e levado para o oceano. Zuko quase se afogou antes de ser salvo por seu pai. O pequeno príncipe passou o restante do dia sob os cuidados de sua mãe, recuperando-se da experiência enquanto vomitava água do mar. [18] Zuko e sua família também assistiam frequentemente à peça Amor entre os Dragões no Teatro da Ilha Ember. Depois, o príncipe e Azula geralmente encenaram o duelo final da peça na praia. Para sua frustração, Zuko normalmente tinha que assumir o papel do Espírito Sombrio das Águas, o antagonista do mal. No entanto, Zuko recordou alegremente essas lembranças muitos anos depois. [16]

Em sua juventude, ele foi educado por Piandao na arte de lutar com espadas Duplas Dao. [19]

No entanto, à medida que envelheciam, Zuko e Azula eventualmente se separaram e ele se tornou o objeto da manipulação, ridicularização e decepção de sua irmã Azula. A mãe deles, no entanto, amava os dois, mas o favorecia a sua irmã; [9] especialmente quando Azula deixou seu irmão sentir sua crescente animosidade, como aparente quando Ursa, Zuko e Azula passeavam no Jardim Real por volta de 94 DG. Zuko conversou alegremente com sua mãe até que o príncipe viu sua irmã queimando uma flor do jardim. Ele prontamente contou a ela para a mãe deles, pois achava que a ação de Azula estava errada. Quando Ursa repreendeu a princesa por isso, Azula queimou o traseiro de Zuko em retaliação. Depois de enviar Azula para o quarto dela, Zuko foi consolado por sua mãe. Zuko chorou lamentando não ter entendido por que Azula "tinha que ser tão cruel", pois acabara de fazer o que achava ser a coisa certa a fazer. [16] Poucos meses depois, Zuko e sua família estavam comendo juntos no refeitório do palácio, quando Azula logo começou a se gabar de se opor ao seu professor de dobra de fogo, Kunyo, chamando suas técnicas de "o jeito idiota" de dobrar fogo. Depois de ouvir isso, Ozai concordou com Azula que o professor parecia incapaz e declarou enviá-lo para as colônias como punição. Quando a princesa expressou sua satisfação por isso, Zuko se opôs. O jovem príncipe disse que Kunyo não era "um boneco" e concluiu que o professor achava que uma boa dominação de fogo deveria começar com formas adequadas, mas Zuko foi prontamente silenciado por seu pai. Indignado com o comportamento de Zuko, Ozai repreendeu o garoto por "[ousar] dar uma palestra" à irmã sobre dobrar fogo. Quando o pai perguntou, zangado, a Zuko quantas formas de dobra de fogo sua irmã já havia dominado que ele, o príncipe intimidado respondeu humildemente que sua irmã havia dominado catorze outras formas. Ozai continuou a recontar como ele quase descartaria Zuko porque pensava que não dobrava quando o príncipe nasceu. Finalmente, Ozai disse a Zuko que Azula havia nascido com sorte, enquanto ele teve sorte de ter nascido, deixando seu filho completamente devastado. [16]

O desaparecimento de Ursa[]

Quando Zuko tinha onze anos, seu primo, Lu Ten, foi morto em batalha. O general Iroh, devastado pela perda de seu único filho, abandonou seu cerco de 600 dias à capital do Reino da Terra, Ba Sing Se. Durante uma audiência com o Senhor do Fogo Azulon, Ozai mostrou a habilidade prodigiosa de dobrar fogo de Azula e o conhecimento de estratégia militar, ambos excedendo os de Zuko. Azulon não ficou impressionado com esses exercícios, exigiu que Ursa e seus filhos fossem embora e que Ozai fosse franco sobre suas razões para querer o encontro. Azula e Zuko bisbilhotaram a conversa enquanto Ozai manifestava seu desejo de ser herdeiro no lugar de Iroh, justificando esse curso de ação, apontando que a dor avassaladora de Iroh e o comportamento errático subsequente tornavam a data de seu retorno da guerra incerta, e que ele agora não tinha herdeiros remanescentes para seguir sua linha. Azulon, no entanto, ficou indignado e declarou com raiva que Iroh já havia sofrido o suficiente, mas o sofrimento de Ozai estava apenas começando. [9] Ursa abraça Zuko

Ursa visitou Zuko antes de seu misterioso desaparecimento.

Assustado, Zuko fugiu enquanto Azula ficava para assistir. Mais tarde, ele estava no quarto tentando dormir quando Azula entrou e, zombando, disse que o castigo de Azulon por Ozai é que Ozai devia matar Zuko, pois ele queria que ele soubesse o que era perder o primogênito. Ursa, ouvindo a comoção, entrou e levou Azula embora, declarando que era hora de conversar. Zuko, deixado para trás, lembrou baixinho para si mesmo: "Azula sempre mente." Mais tarde, ele foi despertado novamente, mas desta vez por sua mãe. Ela disse ao filho sonolento que tudo o que tinha feito havia feito para protegê-lo e o instruiu a não esquecer quem ele era, por mais que as coisas pudessem mudar. Na manhã seguinte, ele imediatamente se lembrou do que aconteceu na noite anterior e correu freneticamente pelos corredores procurando por sua mãe. Ele encontrou Azula, que lhe disse alegremente que Azulon morreu na noite anterior e sua mãe estava desaparecida. Enquanto brincava com a adaga de pérola (presente de seu tio Iroh), ela zombou dele e notou que a mãe não estava lá para fazê-la devolvê-la. Eventualmente, ele encontrou Ozai nos jardins do palácio e exigiu saber onde estava sua mãe. Ozai não respondeu e ele abaixou a cabeça com tristeza. No funeral de Azulon, o Sábio do Fogo que conduzia a cerimônia nomeou Ozai o novo Senhor do Fogo, a pedido aparente da morte de Azulon. [9] Banimento Zuko implora

Zuko pediu perdão ao pai.

Dois anos depois, Iroh permitiu que um persistente Zuko de 13 anos participasse de um conselho de guerra com Ozai e alguns de seus generais. O jovem príncipe foi instruído pelo tio a não falar durante a reunião; no entanto, quando um general esboçou um plano para sacrificar uma divisão inteira de novos recrutas em uma manobra diversificada, Zuko se manifestou ferozmente contra a sugestão do general, vendo-a como uma traição ao patriotismo dos recrutas. A explosão insubordinada foi vista como um insulto grave e Ozai exigiu que o príncipe participasse de um Agni Kai. Ele concordou, sem saber que era seu pai e não o general a quem ele havia insultado. Ao virar o rosto para o oponente, Zuko surpreendentemente se viu contra o pai; ele imediatamente se tornou penitente e caiu de joelhos, recusando-se a lutar e implorando em lágrimas pelo perdão de seu pai. Ozai declarou sua recusa um sinal de covardia e outra demonstração de desrespeito, afirmando que "[ele] aprenderá a respeitar, e o sofrimento será [seu] professor". [20]

Ozai queimou Zuko cicatrizando permanentemente o lado esquerdo do rosto, tirou-lhe o direito de primogenitura e o exilou de sua amada terra natal, declarando que ele só poderia voltar depois de encontrar e capturar o Avatar, que havia desaparecido cem anos antes. Era uma tarefa tola em todos os aspectos, mas aquela em que Zuko se apegava desesperadamente como sua única esperança de recuperar sua honra e tudo o que havia perdido. [20] Zuko e Iroh no Templo do Ar Ocidental

Zuko e seu tio visitaram o Templo do Ar Ocidental em busca do Avatar.

Zuko passou os dois anos seguintes no mar, [21] infrutífera e desesperadamente procurando pelo Avatar. Ele vasculhou os quatro templos aéreos, começando com o Templo do Ar Ocidental, e vasculhou o mundo, procurando até os locais mais remotos por seu prêmio. [10] Iroh acompanhou Zuko durante seu exílio, e os dois passaram mais de dois anos no mar com um pequeno navio e tripulação. Eles não eram guardas reais ou forças especiais e podem muito bem ter sido banidos, ou tinham a intenção tola de servir sob o popular general Iroh. Eles eram muitas vezes infelizes sob Zuko, mas obedeciam às suas ordens. [20] Iroh costumava considerar a busca férias prolongadas.

Família[]

Artigo principal: Família Real da Nação do Fogo

A Família Real da Nação do Fogo é a família que rege há séculos a Nação do Fogo. [1] A longa permanência no poder não indica que os tempos foram sempre pacíficos e a família enfrentou grandes guerras em sua busca por poder. Na política da nação fez com que a família se relacionasse com outras famílias nobres do país como o Clã Keohso e os Saowon.

História[]

A Nação do Fogo era originalmente regida pelos Sábios do Fogo, com o Senhor do Fogo como o superior deles. Entretanto, o Senhor do Fogo eventualmente obteve mais poder e abandonou sua posição entre os Sábios do Fogo. A partir daquele momento, o Senhor do Fogo e sua família reinaram a nação.[2] No passado, houve outras dinastias como a Dinastia Pho Zel,[3] mas a família de Izumi está no poder há muitos séculos. Aos trinta e quatro anos, Sozin assumiu o controle da Nação. Muito mais tarde, Sozin tomou vantagem do poder do Grande Cometa para dizimar os Nômades do Ar e iniciar a Guerra dos Cem Anos.[4] Logo depois de falecer, seu filho, Azulon, foi coroado Senhor do Fogo e manteve seus esforços da guerra e dominação mundial.[5] Naquele tempo, a Família Real era composta por Azulon, sua esposa Ilah e seus dois filhos: Iroh e Ozai. A família apreciava o crescente poder de seu país e a guerra soprava a seu favor. O primogênito de Azulon, o Príncipe Iroh tornou-se um grande general que frequentemente liderou seus exércitos a vitória.[6] Iroh teve um filho, Lu Ten, ampliando a Família Real. Entretanto, Ozai invejando a posição de seu irmão como Herdeiro do Senhor do Fogo armou para obter o lugar de seu irmão. Assim que Ozai soube que seu irmão falhou em conquistar Ba Sing Se após a dor de perder seu filho. Ozai usou sua filha, uma prodígio na Dobra de Fogo, para tentar e tomar o trono de Iroh, solicitando que seu pai removesse o direito de nascença de seu irmão visto que sua descendência havia terminado enquanto a dele era forte e poderosa.[7]

Enfurecido pelo pedido de Ozai, Azulon ordenou que Ozai matasse seu único filho, Zuko. No entanto, Azula espionou a conversa e depois provocou seu irmão sobre seu destino. Ursa ouviu-a e disse-lhe que lhe contasse tudo o que sabia, assim, descobrindo as intenções do marido de matar Zuko. Com o intuito de salvar a vida de seu filho, ela ofereceu um trato a Ozai: ela arrumaria um veneno indelével para ele usar como ele quisesse, se ele reconsiderasse ir atrás de Zuko. O príncipe aceitou o acordo, embora na condição extra que Ursa deixasse o palácio. Ursa concordou, preparou o veneno, que Ozai usou para matar seu pai, deixando na mesma noite o palácio.[8] Ozai mais tarde disse a Zuko que a Ursa fez "coisas traiçoeiras" naquela noite, [9] e no dia seguinte ela foi banida enquanto Azulon estava morto e Ozai foi coroado como o Senhor do Fogo.[7] Enquanto isso, a Ursa retornou à sua cidade natal, Hira'a, onde a Mãe das Caras lhe deu um novo rosto e identidade para começar uma nova vida. Posteriormente, ela se casou com seu ex-namorado Ikem e teve uma filha com ele, Kiyi. Demorou seis anos para que Zuko e Azula descobrissem este pequeno ramo da família real. [10] O reinado de Ozai como o Senhor do Fogo foi bem sucedido, mas cruel. A Nação do Fogo viu muitas vitórias e a Guerra dos Cem Anos estava indo bem. No entanto, em uma reunião de guerra, o jovem príncipe Zuko falou contra o plano de um general e ao fazê-lo na Sala de Guerra do Senhor do Fogo, ele havia desrespeitado o próprio Senhor do Fogo. Isso resultou em seu pai desafiando-o para um Agni Kai. Neste Agni Kai, Zuko implorou por perdão, mas seu pai não o ouviu e queimou-o, ferindo-o por toda a vida. Após isso, Zuko foi banido, apenas para retornar se ele tivesse encontrado o Avatar, que estava desaparecido por cem anos. [11] Zuko foi acompanhado por Iroh em sua missão definidora. [12]

Quase dois anos e meio após seu banimento, Zuko conseguiu encontrar o Avatar, um menino de doze anos chamado Aang. [13] Embora ele tenha conseguido encontrá-lo, Zuko não o capturou e acabou sendo marcado como um traidor da nação, fazendo com que seu pai mandasse sua filha Azula para perseguir Zuko e seu tio. [14] Junto com as amigas da escola Mai e Ty Lee, Azula conseguiu rastrear Zuko [15] e também o Avatar, [16] espancando seu irmão muitas vezes, mas nunca capturando o Avatar nem Zuko.

Deveres[]

A Família Real da Nação do Fogo é uma família muito poderosa, cujo principal dever é governar a Nação do Fogo. Embora não claramente indicado, a Família Real da Nação do Fogo pode exigir que os membros façam algum trabalho militar, com o Senhor do Fogo tendo o comando sobre as forças armadas. A Família Real desempenhou um papel importante na Guerra dos Cem Anos: O Senhor do Fogo Sozin instigou o conflito e Azulon, Iroh e Lu Ten foram todos declarados envolvidos militarmente. Membros da Família Real também representam seu país em assuntos diplomáticos;

Árvore genealógica[]

</noinclude>

Yosor

Descendentes

Huazo

Chaeryu

Sulan

Chaejin

Zoryu

Descendentes

Pai de Sozin

Sozin

Roku

Ta Min

Azulon

Ilah

Rina

Jinzuk

Iroh

Ozai

Ursa

Noren

Lu Ten

Zuko

Azula

Kiyi

Izumi

Iroh

Filha da Izumi
[17]

Apariciones[]

Avatar: La Leyenda de Aang

Libro Uno: Agua (水)

Libro Dos: Tierra (土)

Libro Tres: Fuego (火)

"Cómics de Avatar"

Libro Dos: Tierra (土)

  • 13. [[]]

Libro Tres: Fuego (火)

  • 18. [[]]
  • 21. [[]]
  • 22. [[]]
  • 24. [[]]
  • 25. [[]]
  • 26. [[]]

Trilogia A Promessa

  • A Promessa Parte Um
  • A Promessa Parte Dois
  • A Promessa Parte Três

Trilogia A Busca

  • A Busca Parte Um
  • A Busca Parte Dois
  • A Busca Parte Três

A Lenda de Korra

Livro Três: Mudança (易)

  • 302. Ressurreição
  • 303. A Rainha da Terra
  • 304. Em Perigo
  • 310. Vida Longa à Rainha
  • 311. O Ultimato
  • 313. Veneno da Lótus Vermelho

Livro Quatro: Equilíbrio (平衡)

  • 403. A Coroação (sem falas)

cs:Zuko no:Zuko

  1. Avatar: The Last Airbender: Legacy, p. 42.
  2. The Lost Scrolls: Fire, page 177 of The Lost Scrolls Collection.
  3. Avatar Extras for "The Warriors of Kyoshi" on Nicktoons Network.
  4. O Avatar e o Senhor do Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 6. Nickelodeon. (26 de outubro de 2007). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  5. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Character: Fire Lord Azulon.
  6. Avatar: The Last Airbender: Legacy of the Fire Nation, p. 10.
  7. 7,0 7,1 Zuko Sozinho. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 7. Nickelodeon. (12 de maio de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  8. DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Yang, Gene Luen (autor), Sasaki of Gurihiru (penciling, inking), Kawano of Gurihiru (colorista), Heisler, Michael; Comicraft (letrista). A Busca Parte Dois (10 de julho de 2013), Dark Horse Comics.
  9. O Dia do Sol Negro Parte 2 - O Eclipse. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 11. Nickelodeon. (30 de novembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  10. DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Yang, Gene Luen (autor), Sasaki of Gurihiru (penciling, inking), Kawano of Gurihiru (colorista), Heisler, Michael; Comicraft (letrista). A Busca Parte Três (30 de outubro de 2013), Dark Horse Comics.
  11. A Tempestade. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  12. Avatar: A Lenda de Aang. Avatar: A Lenda de Aang.
  13. O Garoto no Iceberg. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 1. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  14. O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  15. O Estado Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (17 de março de 2006). Aaron Ehasz, Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  16. A Caçada. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 8. Nickelodeon. (26 de maio de 2006). Joshua Hamilton (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  17. Joshua Hamilton no comentário de "Guerras Civis, Parte 1" no DVD.
Advertisement