FANDOM

Emblema da Dobra de FogoEmblema da Nação do FogoEmblema espiritual

Zhao foi o líder das forças armadas da Nação do Fogo por um breve período de tempo. Durante sua carreira, ele ostentou os cargos de tenente, capitão, comandante e por fim almirante. Ele foi treinado por Jeong Jeong para se tornar em um mestre da Dobra de Fogo e, como um dos homens mais poderosos na Nação do Fogo, decidiu que sua missão seria capturar o Avatar Aang, se tornando rival do Príncipe Zuko. Zhao foi um dos maiores oponentes da Equipe Avatar na maioria dos eventos que levaram ao cerco na Tribo da Água do Norte, durante o qual ele matou o Espírito da Lua no Oásis Espiritual. Devido a isso, La o condenou a passar a eternidade na Nevoeiro das Almas Perdidas no Mundo Espiritual.

História Editar

Início de Vida Editar

Em sua juventude, Zhao foi aprendiz de Jeong Jeong, mas sua tutela apenas foi necessária para aprender os movimentos mais destrutivos, rejeitando as tentativas de seu mestre de lhe incutir disciplina. Essa falta de autocontrole, combinada com um temperamento impetuoso, resultou em uma tendência a cometer erros tolos quando provocado. Zhao geralmente realizava missões com o único propósito de glorificar seu nome.

Primeiros anos na Marinha Editar

Zhao finalmente começou uma carreira na Marinha da Nação do Fogo. Como um tenente júnior servindo sob o General Shu no Reino da Terra, Zhao descobriu uma vasta Biblioteca Espiritual escondida debaixo da terra. Interessado em aprender as informações que possuía, ele pesquisou através de pergaminho após pergaminho o conhecimento que poderia ajudar a Nação do Fogo em seus esforços contra as Tribos da Água e o Avatar, até que ele encontrou uma ilustração detalhada com as palavras "lua" e "oceano". [2] Foi lá que ele aprendeu sobre os Espíritos da Lua e do Oceano da Tribo da Água e onde suas encarnações mortais poderiam ser encontradas. Para evitar que inimigos da Nação do Fogo descobrissem essa informação, Zhao queimou a seção da biblioteca pertencente à Nação do Fogo. [3] Após este incidente, ele ficou obcecado com seu suposto destino: destruir os Espíritos do Oceano e da Lua e acabar com a Dobra de Água.

Por seu serviço leal às forças armadas, Zhao foi rapidamente promovido através das fileiras e logo se tornou o capitão de seu próprio navio. Depois de uma vitória decisiva contra um navio do Reino da Terra, o Senhor do Fogo premiou Zhao promovendo-o ao comandante de uma frota da Marinha do Fogo. No entanto, a natureza sorrateira e ambiciosa de Zhao levou algumas pessoas a se perguntarem se essa promoção foi honrosamente conquistada. [4]

Zhao foi uma das testemunhas do Agni Kai entre Zuko e o Senhor do Fogo Ozai, durante o qual Zuko foi gravemente queimado e subseqüentemente banido da Nação do Fogo.[5]

Uma pequena rixaEditar

No final de 99 DG, Zhao estava comandando uma base naval da Nação do Fogo quando Zuko ancorou seu navio e pediu reparos nos danos causados ​​por sua batalha contra o Avatar. Zuko inicialmente disse a Zhao que o dano foi causado por colidir com um navio do Reino da Terra, mas Zhao sentiu que ele estava escondendo alguma coisa. Ele convidou Zuko e Iroh para tomar chá em seu escritório. No entanto, ele secretamente interrogou a tripulação do príncipe banido. Após o questionamento revelou o encontro de Zuko com o Avatar, Zhao tinha Zuko e Iroh confinados em seu escritório. Ele disse que a tarefa de capturar o Avatar era importante demais para ser confiada a um adolescente e anunciou suas próprias intenções de capturar o Avatar.

O comandante ambicioso e príncipe rebelde começou uma discussão verbal, que terminou em Zuko desafiando Zhao a um Agni Kai. Durante a batalha, Zhao inicialmente teve a vantagem, facilmente parando os ataques do jovem e lançando ataques poderosos de sua autoria. No entanto, assim como o comandante parecia à beira da vitória, Zuko conseguiu quebrar sua postura. Pressionando sua vantagem, Zuko atacou agressivamente Zhao, até que ele teve o homem mais velho deitado de costas. Zuko lutou por um momento com a ideia de matá-lo. Zhao pediu-lhe para atacar, mas Zuko disparou uma pequena explosão de fogo no chão ao lado de sua cabeça como um aviso, um ato que levou Zhao a rotulá-lo de covarde. [6]

Quando Zuko estava se afastando da batalha, Zhao enfurecido tentou atacar Zuko pelas costas, mas foi parado por Iroh. Iroh disse que o comportamento de Zhao na derrota foi vergonhoso e desonroso. Este evento provocou uma rivalidade entre Zuko e Zhao. [6]

Logo após o retorno do Avatar ao mundo, Zhao estava comandando uma série de navios da Nação do Fogo formando um bloqueio entre a Nação do Fogo e as águas do Reino da Terra. Durante esse tempo, o Avatar tentou entrar no território da Nação do Fogo para alcançar o templo de Roku. Zhao ordenou que seus navios abrissem fogo contra o Avatar sem preocupação de atingir o navio de Zuko, que estava na perseguição do Avatar na época. Aang conseguiu passar o bloqueio, e presumindo que Zuko conhecesse o destino de Aang, Zhao permitiu que Zuko passasse o bloqueio e continuasse perseguindo o Avatar. Ele rastreou o barco de Zuko até o templo de Avatar Roku e, por ter sido proibido de reentrar no território da Nação do Fogo, prendeu Zuko junto com os companheiros do Avatar. Aang estava dentro de uma câmara selada na época, e Zhao esperou que o Avatar deixasse a câmara principal para prendê-lo também. No entanto, devido ao contato de Aang com sua vida passada e o poder espiritual do solstício de inverno, Zhao se viu confrontado por Roku; Roku libertou os prisioneiros e começou a destruir a ilha. Zhao conseguiu escapar, mas sem o príncipe ou Avatar, ele tentou salvar a missão declarando todos os Sábios do Fogo como traidores, apesar de seus protestos de que apenas Shyu ajudou o Avatar. [7]

Promoção a almiranteEditar

Mais tarde, Zhao solicitou que Shinu, um coronel de uma fortaleza da Nação do Fogo no Reino da Terra, usasse os lendários Arqueiros Yuyan para ajudar a capturar o Avatar. Zhao insistiu que Shinu estava desperdiçando seus talentos em usá-los como seguranças, mas Shinu zombou que a caçada de Zhao pelo Avatar não era nada mais do que um projeto de vaidade. No entanto, chegou uma mensagem do Senhor do Fogo promovendo Zhao a almirante. Agora, superando o coronel, Zhao fez de seu pedido uma ordem. [1]

Zhao começou a usar sua posição para impedir seu rival Zuko bloqueando o porto em que estavam ancorados. O desespero de Zuko de voltar para casa cresceu quando os recursos muito maiores de Zhao lhe deram uma vantagem na captura do Avatar. Os Arqueiros Yuyan capturaram Aang e o levaram para a fortaleza. Confiante de que o Avatar foi derrotado, Zhao fez um discurso aos soldados da fortaleza prevendo a derradeira vitória da Nação do Fogo. Sem que ele soubesse, um guerreiro de máscara azul se infiltrou na fortaleza e libertou o Avatar. Juntos, eles lutaram pelos guardas e escaparam para o último portão, onde os soldados conseguiram encurralar os dois combatentes. Zhao ordenou que o Avatar fosse capturado vivo, caso contrário ele simplesmente reencarnaria e incomodaria a Nação do Fogo em uma nova vida, quando o Espírito Azul manteve Aang como refém no ponto da espada. Zhao foi forçado a dar a ordem para deixá-los passar pelo portão. Um arqueiro Yuyan no entanto foi capaz de acertar o ladrão que já estava distante. Infelizmente para ele, Aang escapou, levando o guerreiro mascarado com ele. [1]

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 O Espírito Azul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 13. Nickelodeon. (17 de junho de 2005). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  2. O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  3. A Biblioteca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 10. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  4. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com (link). Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui.The Lost Lore of Avatar Aang.
  5. A Tempestade. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  6. 6,0 6,1 O Templo de Ar do Sul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 3. (25 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  7. Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).