Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Dobra de FogoEmblema da Nação do FogoEmblema espiritual

Zhao foi o líder das forças armadas da Nação do Fogo por um breve período de tempo. Durante sua carreira, ele ostentou os cargos de tenente, capitão, comandante e por fim almirante. Ele foi treinado por Jeong Jeong para se tornar em um mestre da Dobra de Fogo e, como um dos homens mais poderosos na Nação do Fogo, decidiu que sua missão seria capturar o Avatar Aang, se tornando rival do Príncipe Zuko. Zhao foi um dos maiores oponentes da Equipe Avatar na maioria dos eventos que levaram ao cerco na Tribo da Água do Norte, durante o qual ele matou o Espírito da Lua no Oásis Espiritual. Devido a isso, La o condenou a passar a eternidade na Nevoeiro das Almas Perdidas no Mundo Espiritual.

História[]

Início de Vida[]

Em sua juventude, Zhao foi aprendiz de Jeong Jeong, mas sua tutela apenas foi necessária para aprender os movimentos mais destrutivos, rejeitando as tentativas de seu mestre de lhe incutir disciplina. Essa falta de autocontrole, combinada com um temperamento impetuoso, resultou em uma tendência a cometer erros tolos quando provocado. Zhao geralmente realizava missões com o único propósito de glorificar seu nome.

Primeiros anos na Marinha[]

Zhao finalmente começou uma carreira na Marinha da Nação do Fogo. Como um tenente júnior servindo sob o General Shu no Reino da Terra, Zhao descobriu uma vasta Biblioteca Espiritual escondida debaixo da terra. Interessado em aprender as informações que possuía, ele pesquisou através de pergaminho após pergaminho o conhecimento que poderia ajudar a Nação do Fogo em seus esforços contra as Tribos da Água e o Avatar, até que ele encontrou uma ilustração detalhada com as palavras "lua" e "oceano". [1] Foi lá que ele aprendeu sobre os Espíritos da Lua e do Oceano da Tribo da Água e onde suas encarnações mortais poderiam ser encontradas. Para evitar que inimigos da Nação do Fogo descobrissem essa informação, Zhao queimou a seção da biblioteca pertencente à Nação do Fogo. [4] Após este incidente, ele ficou obcecado com seu suposto destino: destruir os Espíritos do Oceano e da Lua e acabar com a Dobra de Água.

Por seu serviço leal às forças armadas, Zhao foi rapidamente promovido através das fileiras e logo se tornou o capitão de seu próprio navio. Depois de uma vitória decisiva contra um navio do Reino da Terra, o Senhor do Fogo premiou Zhao promovendo-o ao comandante de uma frota da Marinha do Fogo. No entanto, a natureza sorrateira e ambiciosa de Zhao levou algumas pessoas a se perguntarem se essa promoção foi honrosamente conquistada. [5]

Zhao foi uma das testemunhas do Agni Kai entre Zuko e o Senhor do Fogo Ozai, durante o qual Zuko foi gravemente queimado e subseqüentemente banido da Nação do Fogo.[6]

Uma pequena rixa[]

No final de 99 DG, Zhao estava comandando uma base naval da Nação do Fogo quando Zuko ancorou seu navio e pediu reparos nos danos causados ​​por sua batalha contra o Avatar. Zuko inicialmente disse a Zhao que o dano foi causado por colidir com um navio do Reino da Terra, mas Zhao sentiu que ele estava escondendo alguma coisa. Ele convidou Zuko e Iroh para tomar chá em seu escritório. No entanto, ele secretamente interrogou a tripulação do príncipe banido. Após o questionamento revelou o encontro de Zuko com o Avatar, Zhao tinha Zuko e Iroh confinados em seu escritório. Ele disse que a tarefa de capturar o Avatar era importante demais para ser confiada a um adolescente e anunciou suas próprias intenções de capturar o Avatar.

O comandante ambicioso e príncipe rebelde começou uma discussão verbal, que terminou em Zuko desafiando Zhao a um Agni Kai. Durante a batalha, Zhao inicialmente teve a vantagem, facilmente parando os ataques do jovem e lançando ataques poderosos de sua autoria. No entanto, assim como o comandante parecia à beira da vitória, Zuko conseguiu quebrar sua postura. Pressionando sua vantagem, Zuko atacou agressivamente Zhao, até que ele teve o homem mais velho deitado de costas. Zuko lutou por um momento com a ideia de matá-lo. Zhao pediu-lhe para atacar, mas Zuko disparou uma pequena explosão de fogo no chão ao lado de sua cabeça como um aviso, um ato que levou Zhao a rotulá-lo de covarde. [7]

Quando Zuko estava se afastando da batalha, Zhao enfurecido tentou atacar Zuko pelas costas, mas foi parado por Iroh. Iroh disse que o comportamento de Zhao na derrota foi vergonhoso e desonroso. Este evento provocou uma rivalidade entre Zuko e Zhao. [7]

Logo após o retorno do Avatar ao mundo, Zhao estava comandando uma série de navios da Nação do Fogo formando um bloqueio entre a Nação do Fogo e as águas do Reino da Terra. Durante esse tempo, o Avatar tentou entrar no território da Nação do Fogo para alcançar o templo de Roku. Zhao ordenou que seus navios abrissem fogo contra o Avatar sem preocupação de atingir o navio de Zuko, que estava na perseguição do Avatar na época. Aang conseguiu passar o bloqueio, e presumindo que Zuko conhecesse o destino de Aang, Zhao permitiu que Zuko passasse o bloqueio e continuasse perseguindo o Avatar. Ele rastreou o barco de Zuko até o templo de Avatar Roku e, por ter sido proibido de reentrar no território da Nação do Fogo, prendeu Zuko junto com os companheiros do Avatar. Aang estava dentro de uma câmara selada na época, e Zhao esperou que o Avatar deixasse a câmara principal para prendê-lo também. No entanto, devido ao contato de Aang com sua vida passada e o poder espiritual do solstício de inverno, Zhao se viu confrontado por Roku; Roku libertou os prisioneiros e começou a destruir a ilha. Zhao conseguiu escapar, mas sem o príncipe ou Avatar, ele tentou salvar a missão declarando todos os Sábios do Fogo como traidores, apesar de seus protestos de que apenas Shyu ajudou o Avatar. [8]

Promoção a almirante[]

Mais tarde, Zhao solicitou que Shinu, um coronel de uma fortaleza da Nação do Fogo no Reino da Terra, usasse os lendários Arqueiros Yuyan para ajudar a capturar o Avatar. Zhao insistiu que Shinu estava desperdiçando seus talentos em usá-los como seguranças, mas Shinu zombou que a caçada de Zhao pelo Avatar não era nada mais do que um projeto de vaidade. No entanto, chegou uma mensagem do Senhor do Fogo promovendo Zhao a almirante. Agora, superando o coronel, Zhao fez de seu pedido uma ordem. [2]

Zhao começou a usar sua posição para impedir seu rival Zuko bloqueando o porto em que estavam ancorados. O desespero de Zuko de voltar para casa cresceu quando os recursos muito maiores de Zhao lhe deram uma vantagem na captura do Avatar. Os Arqueiros Yuyan capturaram Aang e o levaram para a fortaleza. Confiante de que o Avatar foi derrotado, Zhao fez um discurso aos soldados da fortaleza prevendo a derradeira vitória da Nação do Fogo. Sem que ele soubesse, um guerreiro de máscara azul se infiltrou na fortaleza e libertou o Avatar. Juntos, eles lutaram pelos guardas e escaparam para o último portão, onde os soldados conseguiram encurralar os dois combatentes. Zhao ordenou que o Avatar fosse capturado vivo, caso contrário ele simplesmente reencarnaria e incomodaria a Nação do Fogo em uma nova vida, quando o Espírito Azul manteve Aang como refém no ponto da espada. Zhao foi forçado a dar a ordem para deixá-los passar pelo portão. Um arqueiro Yuyan no entanto foi capaz de acertar o ladrão que já estava distante. Infelizmente para ele, Aang escapou, levando o guerreiro mascarado com ele. [2]

Personalidade[]

Zhao era um homem altamente ambicioso, obcecado pelo poder, notório por sua arrogância e mau temperamento. Enquanto servia lealmente à Nação do Fogo, suas ações visavam apenas a promoção de seu próprio status. Sua natureza vil e direta contrastava fortemente com a do príncipe Zuko, que estava em conflito interno; enquanto Zuko desejava capturar o Avatar para restaurar sua honra e conquistar o amor de seu pai, Zhao não era motivado por ideais mais elevados e agia apenas em seu próprio interesse, sendo considerado apenas um "projeto de vaidade" por alguns; dessa forma, ele era similar à Princesa Azula.

Arquivo:Zhao angry.png

Um homem de temperamento explosivo, Zhao não aceitava perder facilmente.

Apesar de ser repetidamente enganador e astuto, Zhao era bastante egoísta, beirando o narcisismo, indicando um profundo culto a si mesmo, já que todas as suas ações pareciam cumprir propósitos de grandiosidade ou exibição avassaladora: seu fogo dobrar movido pelo ódio e incontrolável, seu temperamento explosivo, sua traição aos camaradas da Nação do Fogo, seu ataque desproporcional à Tribo da Água do Norte e, de forma mais marcante, sua obsessão insaciável pela remoção do Espírito da Lua. Em particular, Zhao justificava o roubo – e mais tarde, o assassinato – do Espírito da Lua como "destino" e se deliciava em roubá-lo, proclamando-se extasiado como uma "lenda", sugerindo até mesmo vários epítetos que as pessoas lhe dariam no futuro por sua conquista: "Zhao, o Conquistador", "Zhao, o Matador da Lua" e "Zhao, o Invencível".[1]

Essa arrogância foi finalmente percebida em seu ato final, quando ele recusou a mão estendida de Zuko[1] e acabou sendo aprisionado na Névoa das Almas Perdidas, onde mergulhou na loucura, continuando a murmurar seus títulos autoconcedidos e confundindo Tenzin com Aang.[3]

Habilidades[]

Dominação de fogo[]

Zhao era um mestre habilidoso no dobrar de fogo. Durante seu tempo de estudo sob o comando de Jeong Jeong, Zhao foi um dos melhores alunos do mestre, mas, no fim das contas, foi o maior fracasso dele, pois ignorou completamente os ensinamentos de Jeong Jeong de que o coração do dobrar de fogo era controlar e limitar o perigoso poder destrutivo do fogo, focando apenas em aprender as técnicas destrutivas. Isso permitiu que ele desenvolvesse movimentos muito poderosos e habilidades bastante eficazes na defesa, mas também o tornou facilmente dominado por suas emoções, perdendo o controle em uma batalha prolongada. Isso foi facilmente explorado por Aang, que conseguiu desviar de seus ataques com agilidade, resultando acidentalmente em Zhao queimando três de seus próprios barcos fluviais.[9]

Quando duelou com o Príncipe Zuko, ele bloqueou facilmente os ataques relativamente fortes de Zuko e rapidamente dominou o duelo, forçando Zuko a recuar a cada ataque que disparava, até finalmente derrotar Zuko com um único grande golpe de fogo de seus pés, sendo a quebra súbita do equilíbrio de Zuko a causa de sua derrota.[7] Ao lutar contra Aang, ele lançou muitas rajadas de fogo maiores do que o normal, sem esforço aparente.[9] Pouco antes de sua morte, ele foi capaz de lutar contra Zuko, que havia melhorado dramaticamente suas habilidades, em quase igualdade, desviando da maioria dos ataques de Zuko e trocando rajadas de fogo com ele, apesar de acabar sendo dominado e atingido várias vezes, sendo jogado ao chão em derrota, até que La interrompeu o duelo e o aprisionou no Mundo Espiritual.[1][3]

Outras habilidades[]

Arquivo:Zhao threw Hahn overboard.png

Zhao desviando facilmente da tentativa de assassinato de Hahn.

Zhao era um estrategista militar altamente habilidoso, sendo conhecido por ser talentoso o suficiente para rapidamente ascender ao posto de capitão e, após derrotar de forma decisiva uma frota do Reino da Terra, se tornar comandante de uma frota inteira. Apesar de não ter conseguido capturar o Avatar, os sucessos de Zhao foram proeminentes o bastante para que ele eventualmente conseguisse uma promoção a almirante. Ele era habilidoso em aproveitar os recursos humanos, como quando conseguiu facilmente se aliar a um mercador para atrair Aang para uma armadilha em troca de todos os artefatos dos Nômades do Ar na caverna,[10] subornou piratas com uma caixa inteira de riquezas para tentar assassinar Zuko, obtendo grande apoio de muitos soldados da Nação do Fogo com discursos patrióticos.[2] Ele também mostrou sua habilidade em reunir grandes forças e usar meios enganosos para superar o inimigo na Batalha do Norte, onde aproveitou o fato de saber que o dobrar de água era mais fraco durante o dia para efetivamente lutar e eventualmente romper as muralhas da Tribo da Água do Norte. Em seguida, usou o ataque de suas tropas como distração para capturar e matar com sucesso o Espírito da Lua, o que teria garantido a vitória na batalha se Aang não tivesse se fundido com o Espírito do Oceano para dizimar suas forças.[11][12] Seu conhecimento de táticas comuns também o beneficiou grandemente; Zhao percebeu a estratégia de Zuko de usar uma cortina de fumaça para despistá-lo.[8] Zhao utilizou os Arqueiros Yuyan, altamente habilidosos, para capturar o Avatar, demonstrando seu domínio na alocação eficiente de recursos.[2]

Zhao também demonstrou ser bastante ágil e rápido, conseguindo facilmente desviar dos ataques de Zuko em seu primeiro duelo antes de começar a revidar, e mesmo com o equilíbrio quebrado, conseguiu desviar da maioria dos ataques de Zuko antes de ser derrotado no fim.[7] Seus reflexos e força também eram notáveis, e ele mostrou habilidades notáveis de luta desarmada, conseguindo facilmente desviar lanças atiradas por Lin Yee com uma única mão,[9] e desviou sem esforço da tentativa de assassinato de Hahn, jogando-o nas águas para sua morte em troca.[1] Em sua última luta contra Zuko, ele provou ser capaz de acompanhar Zuko em combate corpo a corpo quando ambos utilizaram o dobrar de fogo, contrapondo e trocando golpes com ele de forma razoavelmente equilibrada, até ser finalmente dominado pela melhora de Zuko.[1]

Aparições[]

Avatar: A Lenda de Aang[]

Livro Um: Água (水)[]

Livro Dois: Terra (土)[]

Avatar comics[]

Livro Um: Água (水)[]

  • 4. [[]]

A Lenda de Korra[]

Livro Dois: Espíritos (神靈)[]

  • 213. Cai a Escuridão

Avatar Legends: The Roleplaying Game[]

  • Core Book

Avatar games[]

  • Avatar: Generations

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 O Espírito Azul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 13. Nickelodeon. (17 de junho de 2005). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  3. 3,0 3,1 3,2 Cai a Escuridão. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 25. Nickelodeon. (22 de novembro de 2013). Joshua Hamilton (roteirista) & Colin Heck (diretor).
  4. A Biblioteca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 10. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  5. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang.
  6. A Tempestade. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 O Templo de Ar do Sul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 3. (25 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  8. 8,0 8,1 Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  9. 9,0 9,1 9,2 O Desertor. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 16. Nickelodeon. (21 de outubro de 2005). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  10. Hamilton, Joshua; Matte, Johane (autor), Matte, Johane (artista), Kim, Hye-Jung (colorista), Comicraft (letrista). "Relics" (May 7, 2011 [Free Comic Book Day edition]), Nickelodeon.
  11. O Mestre de Dobra de Água. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 18. Nickelodeon. (18 de novembro de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  12. O Cerco do Norte Parte 1. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 19. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
Advertisement