Avatar Wiki
Advertisement
Lin Beifong dominando metal

Lin Beifong usou dobra de metal para manipular seus cabos de metal.

Técnicas de dobra especializadas são sub-habilidades que existem dentro de cada uma das quatro artes de dobra, das quais apenas dobradores qualificados podem tirar vantagem. Cada sub-habilidade requer um nível diferente de domínio sobre o elemento raiz do qual é derivada, já que sua prática geralmente se desvia da dobra convencional. Em alguns casos, a execução de uma técnica também requer uma compreensão dos princípios fundamentais de outras artes de dobra.

A criação de uma técnica de dobra especializada às vezes pode ser atribuída a um período de tempo específico ou até mesmo a uma dobra individual. Este é frequentemente o caso quando a técnica surgiu há relativamente pouco tempo e ainda está restrita a um grupo seleto de dobradores qualificados. Em outros casos, a técnica pode ter surgido em um passado distante e se tornado mais ou menos sinônimo da dominação convencional, mesmo que sua prática ainda não seja difundida devido, por exemplo, ao alto nível de habilidade exigido.

Dobra de Água[]

Dobra de Sangue[]

Artigo principal: Dobra de Sangue
Hama e rato elefante

Hama descobriu a dobra de sangue em sua cela de prisão.

Dobra de Sangue é uma sub-habilidade especializada e uma variante rara da dobra de água.[1] Essa técnica é conhecida como o nível mais alto de dobra de água,[2] reconhecida como a mais obscura e mortal de todas as técnicas especializadas. Foi descoberta por Hama durante sua prisão em uma instalação projetada para deter dobradores de água, que perceberam que todos os organismos vivos contêm água. A prática da dobra de sangue essencialmente permite ao usuário manipular a água dentro de outro corpo, permitindo o controle sobre os movimentos individuais da vítima.

Dada sua natureza extrema, apenas alguns dobradores de água demonstraram a capacidade de dobrar o sangue. Devido à natureza complexa e sofisticada da técnica, normalmente ela pode ser realizada apenas durante a lua cheia, quando o potencial de um dobrador de água está em seu pico absoluto.[3]Após a formação de Cidade República, os esforços de Katara fizeram a dobra de sangue ser declarada ilegal devido à sua natureza perigosa.[4][5]

Yakone, Tarrlok e Amon eram os únicos dobradores de água conhecidos capazes de dobrar o sangue sem a ajuda da lua cheia; no entanto, eles também são os únicos que se sabe que foram extensiva e rigorosamente treinados na arte. Yakone e Amon também eram os únicos dobradores de água conhecidos por serem capazes de dobrar o sangue psíquico, o que permite que um dobrador de sangue controle telepaticamente sua vítima com movimentos limitados. Como um dobrador de água extremamente poderoso e talentoso, Amon era capaz de usar a dobra de sangue para remover a dobra, cortando os caminhos do chi ativo.[6]

Cura[]

Artigo principal: Cura
Katara cura suas mãos

Katara descobriu suas habilidades de cura depois de mergulhar as mãos queimadas em um lago.

Cura é uma habilidade especial possuída por alguns dobradores de água que os permite curar aqueles que foram feridos, incluindo eles próprios. Isso é conseguido com base nas propriedades vitais da água, que são usadas para curar vários tipos de feridas físicas e doenças. A cura também pode aliviar certos tipos de estresse causado pela tensão mental. Embora a técnica seja eficaz em muitos contextos, seu escopo é limitado. Por exemplo, a cura é ineficaz no tratamento de defeitos congênitos, como a cegueira de Toph Beifong ou as complicações associadas ao nascimento da Princesa Yue.[7] Na maioria dos casos, a cura também é ineficaz no tratamento de cicatrizes ou ferimentos fatais; Katara foi incapaz de curar os ferimentos internos sofridos por Jato em seu duelo com Long Feng. [8]

A cura também pode ser usada para detectar áreas do corpo onde o fluxo de chi está bloqueado, conforme demonstrado por Katara quando sentiu a energia bloqueada no chakra de Aang durante uma sessão de cura.[9] Dito isso, a cura não pode desfazer um bloqueio ao chi de um dobrador.[10] Além disso, ela não pode restaurar a dobra após ter sido cortado por meio de dobra de sangue, mesmo se o curador for proficiente na prática da técnica.[6]

As habilidades de cura de um dobrador de água também podem ser afetadas pela água que usam. Água do Oásis Espiritual têm propriedades especiais que podem curar feridas que de outra forma não seriam afetadas pela água normal, como as feridas fatais que Aang sofreu nas mãos de Azula durante sua batalha.[11]

Dobra de Espírito[]

Purificando espíritos obscuros

Korra usou dobra de espírito para purificar os espíritos dos morcegos negros.

Dobra de Espírito é uma variação da técnica de cura que permite ao usuário instilar um equilíbrio ou desequilíbrio nos espíritos. Foi inventada por Unalaq,[12] que a ensinou com sucesso a Korra.[13] Para executar a técnica, um dobrador de água envolve o espírito com um fino jato de água, que começa a brilhar quando a técnica entra em vigor. Quando usada para transformar a energia negativa de um espírito em energia positiva, a água, seguida pelo espírito, começará a brilhar uma luz dourada, momento em que o espírito se dissipa ou assume uma forma pacificada. Quando a técnica é usada para transformar energia positiva em negativa, a água e o espírito emanam uma luz roxa. Quando usada contra humanos, essa variação tem o potencial de destruir suas almas.[14]

No entanto, esta técnica não foi comprovada para ser eficaz contra vinhas espirituais: quando Korra tentou usá-la nas vinhas que infestaram Cidade República, ela as dispersou apenas momentaneamente antes de voltarem, ainda mais fortes do que antes.[15]

Dobra de Terra[]

Dobra de Lava[]

Artigo principal: Dobra de Lava

Bolin dobrando lava

Bolin usou dobra de lava para liquefazer a terra ao seu redor.

Dobra de Lava é uma técnica rara que envolve a manipulação de rocha derretida. O primeiro usuário conhecido de dobra de lava foi Szeto, que a usou para causar a erupção simultânea de quatro pequenos vulcões.[16]

Séculos depois, Kyoshi utilizou a técnica para separar sua península do continente do Reino da Terra.[17] Roku usou dobra de lava em três ocasiões diferentes: em 55 AG, ele causou a erupção de um vulcão no Templo do Fogo na Ilha Meia-Lua;[18] em 12 AG, ele empregou essa técnica enquanto trabalhava com Sozin para salvar sua ilha natal;[19] e em 99 DG, ele usou dobra de lava para destruir o Templo do Fogo durante o solstício de inverno.[20]

Dobradores de terra habilidosos, como Ghazan, também são capazes de executar a técnica. Usando dobra de lava, Ghazan foi capaz de formar projéteis de lava parecidos com shuriken que são capazes de queimar através de vários meios, criar trilhas de rocha derretida para atacar seus oponentes e, de outra forma, manipular lava com grande destreza.[21] Bolin descobriu sua aptidão para a habilidade enquanto ele, Mako, Asami e Tenzin estavam escapando do Templo do Ar do Norte.[22]

Dobra de Metal[]

Artigo principal: Dobra de Metal

Toph dominando o metal

A dobra de metal é obtida pela manipulação de partículas de terra não purificada dentro do material.

Dobra de Metal é um conjunto especial de técnicas de dobra de terra que permite a um dobrador dobrar indiretamente metais processados, manipulando vestígios de terra regular neles, da mesma forma que dobrariam terra regular. A habilidade foi descoberta e posteriormente aperfeiçoada por Toph Beifong.[23]

Através do uso do sentido sísmico, Toph foi capaz de perceber, mirar e, eventualmente, utilizar as quantidades residuais de terra presentes no metal refinado para dobrar o próprio metal.[23] Como a técnica envolve a manipulação de impurezas dentro do metal, metais puros como a platina não podem ser dobrados.[24]

Após a Guerra dos Cem Anos, Toph abriu a Academia Beifong de Dobra de Metal para compartilhar seu conhecimento da técnica com o resto do mundo; seus esforços eventualmente levaram ao estabelecimento da Força Policial de Dobra de Metal de Cidade República. Mais tarde, a filha mais nova de Toph, Suyin Beifong, fundou Zaofu, uma cidade feita inteiramente de metal, e a maioria de seus habitantes pratica dobra de metal.

Sentido sísmico[]

Artigo principal: Sentido sísmico

Visão de Toph

Toph usava sentido sísmico para detectar vibrações no solo.

O sentido sísmico é a habilidade única de perceber um ambiente sentindo vibrações agudas através do solo. Semelhante ao sonar e à ecolocalização, o sentido sísmico permite ao praticante detectar objetos terrestres e objetos em contato com a terra quando estão fora de vista. A técnica fornece um mapa específico dos arredores do usuário, detalhado o suficiente para que uma pessoa cega, como Toph Beifong, possa navegar sem esforço.[25] Também pode ser usado para detectar quando alguém está mentindo, sentindo o coração e as taxas de respiração na terra.

Toupeiras-texugo, os dobradores de terra originais, usam o sentido sísmico como um substituto inato para a visão, e esta técnica foi adotada por Toph depois que ela observou as toupeiras que viviam nas montanhas ao redor de Gaoling.[26] Em combinação com a dobra de metal, esta técnica também pode ser aplicada a superfícies metálicas.

Dobra de Fogo[]

Dobra de Combustão[]

Ataque do Homem Combustão

O Homem Combustão era capaz de "disparar fogo de seu cérebro", como disse Sokka.

A dobra de combustão é uma forma de dobra de fogo telecinética.[27] Consiste na capacidade de canalizar o chi pela testa, muitas vezes marcada por uma intrincada tatuagem do terceiro olho, superaquecendo o ar circundante e produzindo um feixe de energia explosiva capaz de causar danos imensos, tanto em curto quanto em longo alcance. Ao contrário da dobra de fogo convencional, que produz uma chama do corpo, a técnica cria um feixe poderoso que explode ao entrar em contato com uma superfície sólida.[28] A dobra de combustão pode evaporar instantaneamente grandes corpos de água, quebrar formações rochosas massivas e contra-ataques, como demonstrado pelo Homem Combustão quando ele parou o escudo de fogo de Zuko durante uma breve altercação no Templo do Ar do Oeste.[29] P'Li também demonstrou que é possível curvar os feixes.

A dobra de combustão requer um bom fluxo de chi e um foco devidamente calibrado para ser eficaz, pois interrompê-la pode ter consequências fatais, como demonstrado quando Sokka atingiu a tatuagem do terceiro olho do Homem Combustão com seu bumerangue. Apesar de superaquecer o ar diretamente ao redor do praticante, a técnica não parece prejudicar o usuário, a menos que a explosão ocorra nas imediações. Se um dobrador de combustão usar esta habilidade e o feixe de fogo explodir muito perto do usuário desta habilidade, pode ser fatal, como quando o feixe de combustão de P'Li estava contido dentro de uma caixa improvisada feita da armadura de Suyin Beifong, causando a explosão apenas alguns centímetros de distância de sua cabeça ou quando o Homem Combustão foi incapaz de controlar sua habilidade e estourou seu braço direito e sua perna.[30]

Houve apenas dois praticantes conhecidos desta técnica, ou seja, Homem Combustão e P'Li.[31]

Geração de raios[]

Artigo principal: Geração de raios
Azula gera relâmpago

Azula era capaz de gerar raios.

A geração de raios é uma sub-habilidade de dobra de fogo que permite a um dobrador de fogo produzir e guiar um raio com a ponta dos dedos. Fisicamente, a geração de um raio envolve um movimento circular com os braços. Mentalmente, envolve uma completa ausência de emoção e também paz de espírito, permitindo ao indivíduo separar as energias yin e yang, também interpretadas como potenciais elétricos positivos e negativos, respectivamente. Quando as forças colidem, o dobrador guia ao invés de controlar a direção do raio.[32] Esse processo está sobrecarregando as reservas de chi de um dobrador, devido à sua complexidade.

Ataques de raio geralmente levam muito mais tempo para iniciar do que ataques de fogo padrão. Dito isso, certos dobradores de fogo, incluindo Ozai, Lightning Bolt Zolt e Mako, são capazes de gerar raios em velocidades extremamente altas. O arco elétrico produzido por essa técnica pode ser mantido por vários segundos, durante os quais o raio pode ser varrido para produzir danos generalizados.[33] A carga e, portanto, o dano de um raio pode ser regulado, já que Mako era capaz de disparar uma rajada forte o suficiente para incapacitar Amon, mas de outra forma deixá-lo ileso.[34]

Antes do final da Guerra dos Cem Anos, apenas três dobradores de fogo eram conhecidos por serem capazes de gerar raios: Azula, Ozai e Iroh.[35] Porém, o uso da técnica já era mais comum em 170 DG, principalmente em Cidade República, onde é utilizada para gerar energia para o setor industrial, embora ainda não seja muito difundida.[36]

Redirecionamento de raios[]

Artigo principal: Redirecionamento de raios
Iroh redireciona raio

Iroh era capaz de redirecionar raios.

O redirecionamento de raios é uma sub-habilidade de dobra de fogo que permite a um dobrador de fogo absorver o raio em seu corpo como energia e liberá-lo em uma direção mais desejável. A técnica foi desenvolvida por Iroh depois que ele estudou os mestres dobradores de água que redirecionam a força, em vez de opor-se a ela de frente. A pessoa que o redireciona deve criar um caminho desde a ponta do dedo, subindo pelo braço até o estômago e saindo pelo outro braço. É essencial que o raio passe pelo estômago, porque se o raio passar pelo coração, os efeitos podem ser fatais. O raio pode ser redirecionado com sucesso, independentemente de a fonte ser natural ou gerada.[32]

Antes do fim da Guerra dos Cem Anos, apenas três indivíduos eram conhecidos por serem capazes de redirecionar os raios: Iroh, Zuko e Aang. No entanto, o conhecimento da habilidade tornou-se mais difundido por toda a Cidade República por volta de 170 DG. Mako usou o redirecionamento de raios enquanto lutava contra um mecha tanque durante a batalha por Cidade República, usando a técnica para redirecionar uma carga elétrica lançada por uma garra elétrica que o tanque havia disparado.[37]

Dobra de Ar[]

Voo[]

Zaheer voando

Ao desvendar o segredo da ausência de peso, Zaheer foi capaz de se tornar um com o vento e realizar um verdadeiro voo sem ajuda.

O voo, também chamado de ausência de peso,[15] é uma habilidade complexa e extremamente rara que só foi demonstrada por dois dobradores de ar conhecidos, Guru Laghima e Zaheer. Era uma habilidade tão única, que se acreditava que existia apenas em lendas. É alcançável por meio de uma denúncia completa de todos os desejos terrenos, o que resulta em verdadeira liberdade. Zaheer só conseguiu voar depois de testemunhar a morte de P'Li, sua namorada.[22] O princípio por trás do voo é tornar-se um com o vento, imitando sua liberdade de limitações e inibições, tanto no sentido físico quanto mental. Uma vez que um dobrador de ar tenha adotado esses princípios, eles podem voar e pairar. No entanto, o dobrador ainda está à mercê do ambiente circundante, conforme observado por Zaheer sendo apanhado em um tornado criado por Jinora e outros dobradores de ar enquanto tentava escapar com Korra.[38]

Projeção espiritual[]

Artigo principal: Projeção espiritual
Jinora explora o Lago Laogai

Jinora usou uma projeção espiritual para explorar o Lago Laogai.

A projeção espiritual é uma técnica complexa que requer um senso elevado de espiritualidade, permitindo que o espírito se mova através do reino físico em uma forma intangível, livre de um corpo corporal. Para criar uma projeção com sucesso, o usuário deve estar em um ambiente silencioso e livre de distrações, pois o uso da técnica requer um foco imenso.[39] As projeções espirituais permitem que os usuários explorem seus arredores imediatos, contornando barreiras físicas e diferentes meios para procurar através de paredes, assim como debaixo d'água.[40] Além disso, a técnica também pode ser usada para localizar indivíduos específicos com os quais o usuário tem uma forte conexão, focalizando o vínculo entre eles. Jinora é a única praticante conhecido desta técnica.

As projeções espirituais são mais poderosas durante os períodos de aumento da energia espiritual na atmosfera, como durante a Convergência Harmônica.[40] Quando usadas nessas ocasiões, as projeções espirituais podem ser mantidas por longos períodos de tempo e se manifestar com mais clareza, resultando em aparições mais distintas.[41]

Referências[]

  1. A Lenda de Korra—A Arte da Série Animada, Livro Um: Ar, página 118.
  2. Avatar: A Lenda de Aang — A Arte da Série Animada, página 147.
  3. A Manipuladora de Fantoches. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 8. Nickelodeon. (9 de novembro de 2007). Tim Hedrick (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  4. Esqueletos no Armário. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 11. Nickelodeon. (23 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  5. Do Passado. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 9. Nickelodeon. (9 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  6. 6,0 6,1 Fim de Jogo. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (23 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  7. O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  8. Lago Laogai. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 17. Nickelodeon. (6 de novembro de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  9. O Despertar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 1. Nickelodeon. (21 de setembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  10. A Broca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  11. As Encruzilhadas do Destino. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 20. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Michael Dante DiMartino (diretor).
  12. Espírito Rebelde. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 13. Nickelodeon. (13 de setembro de 2013). Tim Hedrick (roteirista) & Colin Heck (diretor).
  13. O Guia. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 21. Nickelodeon. (1 de novembro de 2013). Joshua Hamilton (roteirista) & Colin Heck (diretor).
  14. Uma Nova Era Espiritual. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 22. Nickelodeon. (8 de novembro de 2013). Tim Hedrick (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  15. 15,0 15,1 Um Sopro de Ar Puro. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (27 de junho de 2014). Tim Hedrick, Joshua Hamilton (roteiristas) & Colin Heck, Melchior Zwyer (diretores).
  16. O Estado Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (17 de março de 2006). Aaron Ehasz, Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  17. O Dia do Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 5. Nickelodeon. (28 de abril de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  18. Fuga do Mundo Espiritual: Quadrinhos Online do Avatar Roku.
  19. O Avatar e o Senhor do Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 6. Nickelodeon. (26 de outubro de 2007). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  20. Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  21. Ressurreição. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 2. Nickelodeon. (27 de junho de 2014). Tim Hedrick, Joshua Hamilton (roteiristas) & Colin Heck, Melchior Zwyer (diretores).
  22. 22,0 22,1 Entrar no Vazio. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 12. Nick.com. (22 de agosto de 2014). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  23. 23,0 23,1 O Guru. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 19. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  24. A Consequência. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 7. Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores). (19 de maio de 2012).
  25. A Bandida Cega. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 6. Nickelodeon. (5 de maio de 2006). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  26. Os Mestres da Dominação de Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de julho de 2008). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  27. A Lenda de Korra—A Arte da Série Animada, Livro Três: Mudança, página 58.
  28. A Praia. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 5. Nickelodeon. (19 de outubro de 2007). Katie Mattila (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  29. O Templo de Ar do Oeste. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 12. Nickelodeon. (14 de julho de 2008). Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick (roteiristas) & Ethan Spaulding (diretor).
  30. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Character: Combustion Man.
  31. A Rainha da Terra. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (27 de junho de 2014). Tim Hedrick (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  32. 32,0 32,1 Trabalho Amargo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 9. Nickelodeon. (2 de junho de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  33. A Revelação. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 3. Nickelodeon. (21 de abril de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  34. Quando os Extremos se Encontram. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (2 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  35. O Dia do Sol Negro Parte 2 - O Eclipse. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 11. Nickelodeon. (30 de novembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  37. Invertendo a Maré. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 10. Nickelodeon. (16 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  38. Veneno da Lótus Vermelho. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 13. Nick.com. (22 de agosto de 2014). Tim Hedrick, Joshua Hamilton (roteiristas) & Melchior Zwyer (diretor).
  39. Autênticos Dobradores de Ar. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 7. Nickelodeon. (18 de julho de 2014). Tim Hedrick (roteirista) & Melchior Zwyer (diretor).
  40. 40,0 40,1 Em Perigo. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 4. Nickelodeon. (11 de julho de 2014). Joshua Hamilton (roteirista) & Melchior Zwyer (diretor).
  41. Luz no Escuro. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 26. Nickelodeon. (22 de novembro de 2013). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ian Graham (diretor).

Veja também[]

Advertisement