Avatar Wiki
Advertisement
Este artigo é sobre o evento celestial. Para os episódios, veja "Solstício de Inverno, Parte 1: O Mundo Espiritual" e "Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku".
Solstício de inverno

O solstício de inverno é caracterizado como o dia mais curto do ano.

O solstício de inverno é um fenômeno astronômico natural que ocorre quando o sol está em sua maior distância angular do equador, tornando-o o dia mais curto do ano naquele hemisfério. Conforme o solstício se aproxima, a linha entre o mundo natural e o Mundo Espiritual ficam mais próximos, confundindo a linha entre os dois; consequentemente, durante os solstícios, os espíritos podem exercer um poder incrível no mundo natural. Este também é o momento em que é mais fácil para as pessoas entrarem no Mundo Espiritual, seja por suas próprias habilidades ou com a ajuda de um espírito.[1]

História[]

Por volta de 55 AG, o Avatar Roku, irritado por não estar fazendo nenhum progresso perceptível em dominar o Estado Avatar, tentou usar a energia do Sol durante o solstício de inverno para ajudá-lo. No dia do solstício, ele alinhou seus olhos com um feixe de luz vindo do sol; o método inicialmente provou ser um sucesso, mas Roku ficou preso no Estado Avatar como resultado do poder esmagador que recebeu. Ele destruiu a metade superior do templo antes que o Sábio do Fogo Kaja pudesse remover Roku do Estado Avatar alinhando os olhos do Avatar com o sol do solstício de inverno através da gema mais uma vez.[2]

Avatar Roku dobrando o fogo

Os espíritos podem aparecer no mundo real por um curto período no solstício.

Nos dias anteriores ao solstício de inverno de 99 DG, Aang teve que impedir Hei Bai, o Espírito Preto e Branco, de destruir a Vila Senlin. A Nação do Fogo havia queimado a casa de Hei Bai, a outrora grande Floresta Senlin, enfurecendo o espírito a atacar a aldeia. Como o solstício que se aproximava permitiu que o espírito cruzasse para o plano físico com facilidade, Hei Bai já havia sequestrado vários aldeões no momento em que Aang, Katara e Sokka encontraram a aldeia. O espírito levou Sokka cativo durante a primeiro tentativa da Equipe Avatar de detê-lo. Aang os perseguiu e foi capaz de agarrar a mão de Sokka assim que Hei Bai cruzou para o Mundo Espiritual. Como resultado, Aang cruzou com eles sem saber. Já que suas habilidades de dobra não funcionavam no Mundo Espiritual, ele não foi mais capaz de usar seu planador e caiu no chão, desmaiando ao lado da estátua de Hei Bai. Uma vez que Aang percebeu que estava no Mundo Espiritual, ele chamou o Avatar Roku para ajudá-lo. Em resposta ao seu apelo, Fang, o guia animal de Roku, apareceu e trouxe Aang ao templo de Roku na Ilha Meia-Lua, na orla da Nação do Fogo. Com uma conexão telepática feita através de seus bigodes, o dragão mostrou a Aang que ele poderia entrar em contato com Roku quando a luz do solstício de inverno tocasse os olhos da estátua de Roku, localizada dentro de uma câmara especial perto do topo do templo. Aang voltou ao mundo normal e passou a enfrentar Hei Bai uma segunda vez. Ele conseguiu acalmar o espírito informando Hei Bai que a floresta acabará crescendo; como resultado, Hei Bai libertou seus reféns e voltou para o Mundo Espiritual.[3]

Após o evento, a Equipe Avatar viajou para o Templo do Fogo para que Aang pudesse encontrar Roku. No momento exato do solstício, a luz atingiu os olhos da estátua de Roku e eles começaram a brilhar, permitindo que Aang falasse com sua vida passada. Roku o informou da chegada do Cometa de Sozin no final do verão, descrevendo como ele concederia a todos os dobradores de fogo um poder incrível, o suficiente para vencer a Guerra dos Cem Anos. Roku disse a Aang que ele deve dominar todos os quatro elementos até o final do verão ou então ele não será capaz de restaurar o equilíbrio do mundo. No final do encontro, Roku garantiu a Aang uma rota segura para fora de seu templo, se manifestando através do jovem Avatar e dominando a ameaça que o esperava fora da câmara.[4]

Korra abertura do Portal

Korra abriu o portal espiritual do sul no dia do solstício de inverno.

Em 171 DG, o Avatar Korra abriu o portal espiritual do sul no dia do solstício de inverno, como o primeiro passo para restaurar o equilíbrio espiritual da Tribo da Água do Sul. A abertura do portal só poderia ser feita durante o solstício de inverno.[5]

Conexão[]

O Festival Dōngzhì, ou Festival do Solstício de Inverno (冬至; O Extremo do Inverno), é um dos festivais mais importantes celebrados pelos chineses e outros asiáticos durante o período solar de Dongzhi em ou por volta de 22 de dezembro, quando o sol é mais fraco e a luz do dia mais curta; ou seja, no primeiro dia do termo solar de Dongzhi.

Aparições[]

Avatar: A Lenda de Aang[]

Livro Um: Água (水)[]

Escape from the Spirit World[]

  • "Capítulo 1: Avatar Roku"

A Lenda de Korra[]

Livro Dois: Espíritos (神靈)[]

Trívia[]

  • Os Guerreiros do Sol aparentemente tinham uma forte conexão espiritual com os solstícios, visto que eles tinham um santuário acessível apenas por meio de uma aventurina que abriria a porta nos solstícios. Os Sábios do Fogo, cujos templos foram derivados da cultura dos Guerreiros do Sol, também usam uma aventurina.
  • O solstício de inverno é o dia mais curto do ano no hemisfério norte, mas o mais longo no hemisfério sul devido à posição do planeta em relação ao sol, quando o hemisfério sul está apontando para o sol.[6]

Referências[]

  1. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Gear: Winter solstice.
  2. Fuga do Mundo Espiritual: Quadrinhos Online do Avatar Roku.
  3. Solstício de Inverno, Parte 1: O Mundo Espiritual. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 7. Nickelodeon. (8 de abril de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  4. Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  5. As Luzes do Sul. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 14. Nickelodeon. (13 de setembro de 2013). Joshua Hamilton (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  6. Avatar Extras para "Solstício de Inverno, Parte 1: O Mundo Espiritual" no Nicktoons Network.

Veja também[]

Advertisement