Avatar Wiki
Advertisement

O sentido sísmico é uma sub-habilidade de Dobra de Terra que substitui a visão. Esta habilidade permite que os Dominadores detectem vibrações no solo para perceber objetos, pessoas e outros aspectos de seu ambiente, essencialmente atuando como sonar, mas através da terra e do metal.

História[]

Como as toupeiras texugos eram os originais Dobradores de Terra, elas também foram os primeiros usuários do sentido sísmico. Naturalmente cegos, essas criaturas usaram essa habilidade para navegar seu mundo sombrio com facilidade.

A cega Toph Beifong foi a primeira praticante humana conhecida desta técnica, desenvolvendo o sentido em uma idade jovem, aprendendo com as toupeiras-texugo e usando-o para estabelecer seu próprio estilo não tradicional de dominação. Mais tarde, ela aperfeiçoou seu sentido sísmico até um grau tão avançado que ela conseguiu detectar os movimentos mais ligeiros, usando a habilidade como método para explorar o mundo e desenvolvendo uma técnica que serve como uma forma de detecção de mentiras. O sentido sísmico de Toph era suficientemente preciso para que seus amigos muitas vezes tivessem dificuldade em lembrar que ela era cega. Essa sensação aumentada de consciência é a base da Dobra de Metal, já que o sentido de Toph permitiu que ela sinta os materiais de terra não purificados que ainda estavam presentes no metal.

O segundo conhecido praticante de sentido sísmico foi o Avatar Aang. Ensinado por Toph, ele era totalmente capaz de usar o sentido de perceber objetos e movimentos fora de sua linha de visão ou com os olhos vendados. Devido a essa habilidade, Aang conseguiu detectar a tentativa de Ozai de golpeá-lo nas costas durante a batalha na Floresta Wulong.

Toph passou mais tarde essa habilidade para suas filhas, Lin e Suyin Beifong. Lin usou a técnica em seu trabalho como Chefe de Polícia para encontrar locais escondidos, como uma fábrica igualitária que opera sob a propriedade de Sato e uma caverna embaixo da fábrica de Kuvira, além de navegar através dos túneis embaixo de Cidade República. Suyin usou o sentido sísmico durante sua tentativa de assassinato de Kuvira.

Enquanto residia no Pântano Nebuloso, Toph usou seu sentido sísmico para se conectar ao resto do mundo através das raízes da árvore baniana.

Uso[]

O primeiro e mais importante dos usos do sentido sísmico é a capacidade de perceber o ambientes. Ao detectar vibrações no solo, o Dominador podem perceber o seu entorno tão precisamente como a visão normal e, em alguns casos, com maior clareza. A vantagem do sentido sobre a visão normal é que os praticantes são capazes de perceber coisas que são pouco visíveis ou mesmo imperceptíveis a olho nu, bem como as coisas fora de sua linha de visão. Obstáculos que normalmente obstruem a visão regular, como paredes e nuvens de poeira grossas, tornam-se ineficazes contra o sentido sísmico. O sentido sísmico não só fornece visão de superfície, como as vibrações também viajam no subsolo, permitindo ao usuário efetivamente detectar cavernas e outras cavidades subterrâneas profundas.

Outros usos[]

Dobra de Metal[]

Artigo principal: Dobra de Metal

Notavelmente, o sentido sísmico permitiu a descoberta da arte de Dobra de Metal. A habilidade permite que um Dominador de Terra pegue os minúsculos pedaços de terra não purificada ainda presentes no metal. Focando essas partes, um Dominador pode dobrar a terra e, portanto, o metal por tabela.

Detecção de mentira[]

Uma vez que os seres humanos têm uma reação física quando mentem, como uma frequência cardíaca aumentada, os terrenos que aperfeiçoaram essa habilidade podem se encaixar nas mudanças fisiológicas e dizer se uma pessoa está mentindo ou não. No entanto, essas reações podem ser suprimidas por indivíduos com grande controle sobre suas emoções, como Azula, tornando até mesmo a mais qualificada praticante de sentido sísmico, incapaz de dizer se uma declaração é uma mentira. Se alguém é condicionado a acreditar no que eles dizem é verdade, alegações falsas não provocam qualquer reação física. Um Dominador também deve estar ativamente no olhar para as reações para que ele seja notado. Essa habilidade foi referida como "verificando a verdade".

Limitações[]

O sentido sísmico tem suas limitações. O praticante deve sempre estar em contato direto com a terra sólida para usar o sentido e a habilidade só detecta as coisas se estiverem em contato com a mesma massa de terra que o usuário está contatando ou feito de materiais de barro. Os objetos não terrosos que flutuam na água ou jogados no ar são indetectáveis, exceto por extrapolação das posições detectadas do ponto de partida. Se o usuário estiver no ar ou na água, ou mesmo em um sólido não-terroso, como o gelo ou a madeira, o dobrador será incapaz de sentir qualquer coisa através dessa substância. Embora permitindo que o usuário detecte seus arredores em detalhes, a sub-habilidade não permite percepção de características faciais ou caracteres escritos, devido ao fato de que eles não estão feitos ou em contato com a terra.

Areia, apesar de uma substância de terra, não é firme como a terra normal e torna o sentido sísmico "difuso" e impreciso para os terrenos que não estão acostumados a dobrá-la. O contato ininterrupto com o solo é preferido para o usuário - um objeto como uma sola de sapato interfere com o sentido. A detecção de mentira não é possível em uma superfície arenosa, pois Toph não conseguiu detectar se Ghashiun estava mentindo sobre o roubo de Appa.

Usuários conhecidos[]

Advertisement