Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Nação do Fogo.png

Este artigo é sobre a localização. Para outros usos semelhantes, veja Rocha Fervente (desambiguação). Para outros locais usados para encarceramento, veja Prisões (desambiguação).

A Rocha Fervente é uma prisão extremamente segura da Nação do Fogo, conhecida por sua história de tentativas de fuga malsucedidas. A prisão está situada em uma ilha vulcânica no meio de um lago fervente, daí seu nome.[2] Os criminosos mais perigosos, tanto nacionais como estrangeiros, são enviados para cá; esses prisioneiros incluíam ladrões, traidores e prisioneiros de guerra.

A prisão já foi dirigida por um diretor cruel que tinha muito orgulho da reputação da prisão como uma fortaleza inescapável; para manter essa reputação, a Rocha Fervente era guardada por um exército de dobradores de fogo, e a única maneira de entrar e sair da ilha vulcânica era viajando sobre a água fervente em uma das duas gôndolas.

História[]

A Rocha Fervente foi criada relativamente tarde na Guerra dos Cem Anos pelo Senhor do Fogo Ozai, que não poupou despesas na construção da prisão.[2] Havia centenas de prisioneiros lá, dos quais mais da metade eram dobradores de fogo condenados. Em todos os seus anos de operação, ninguém jamais escapou da prisão.

Após a invasão fracassada da Nação do Fogo no Dia do Sol Negro, dezenas de prisioneiros das Tribos da Água e do Reino da Terra foram capturados e presos No entanto, apenas seu líder, Hakoda da Tribo da Água do Sul, foi enviado para Rocha Fervente devido ao seu papel como líder da invasão. Todos os outros foram presos na Prisão da Cidade Capital. O filho de Hakoda, Sokka, que escapou da Nação do Fogo, estava desesperado para salvar seu pai. Ele e seu novo aliado, o Príncipe Zuko, viajaram para Rocha Fervente para salvá-lo. Eles pegaram o balão de guerra de Zuko, mas tiveram que abandoná-lo depois que ele naufragou em um pouso fracassado. Depois de penetrar na prisão, Sokka e Zuko se disfarçaram de guardas e procuraram por Hakoda. Eles não conseguiram encontrar Hakoda, mas encontraram a namorada há muito perdida de Sokka, Suki, líder das Guerreiras Kyoshi. Depois de se reunirem pela primeira vez desde a Passagem da Serpente, eles e Zuko planejaram uma fuga. Eles se juntaram a Chit Sang, um prisioneiro proeminente que estava mal com o diretor e ouvira por acaso seu plano de fuga. Ele e dois de seus amigos tentaram escapar com o grupo, convertendo uma das geladeiras em um barco, o que lhes permitiria atravessar o lago. No entanto, Sokka, Suki e Zuko ficaram para trás para encontrar Hakoda, pois ele poderia fazer parte de um novo carregamento de prisioneiros.[1]

Sokka, Zuko, Hakoda, Suki e Chit Sang usaram a gôndola em uma tentativa de fuga bem-sucedida.

Chit Sang e seus amigos revelaram seu disfarce e foram prontamente presos novamente. Zuko posou como um prisioneiro enquanto Sokka foi encontrar seu pai. Para a felicidade de Sokka, Hakoda estava na prisão, então ele se reuniu com ele e planejou uma nova fuga. Para grande surpresa de Zuko, sua namorada Mai estava lá, já que o diretor era seu tio. Ela exigiu que Zuko lhe contasse o motivo de sua decisão de deixá-la, e Zuko explicou sem muito sucesso. O diretor mais tarde torturou Chit Sang para revelar que um de seus guardas o ajudou a escapar, colocando a vida de Sokka em perigo. No entanto, Chit Sang enquadrou o guarda que o havia intimidado antes, ao invés de Sokka, e pediu para se juntar à segunda fuga de Sokka em troca de protegê-lo.

Suki capturou o diretor durante uma rebelião na prisão.

Para grande choque do diretor e da equipe da prisão, a Princesa Azula e Ty Lee apareceram, imediatamente suspeitando que Zuko e os amigos do Avatar eram os verdadeiros culpados. Depois que Sokka libertou os prisioneiros, eles começaram uma rebelião e o grupo fugiu. Zuko também conseguiu escapar de Mai e se juntar ao seu grupo. O grupo capturou o diretor para usá-lo como moeda de troca para sua fuga, antes de sequestrar uma gôndola e tentar fugir para a costa, apenas para ser confrontado por Ty Lee e Azula. O grupo conseguiu segurá-las, mas por insistência do diretor, os guardas estavam cortando as linhas da gôndola, o que faria com que todo o grupo mergulhasse para a morte no lago. Enquanto Azula estava confiante de que havia frustrado a fuga, Mai optou por "salvar o idiota que a largou" e atacou os guardas, permitindo que a gôndola parada chegasse à estação externa para que Zuko e seus amigos pudessem fugir. Eles deixaram o diretor na gôndola e começaram a sequestrar o dirigível de Azula, com a qual voaram para o Templo do Ar do Oeste.

Azula confrontou Mai e exigiu uma explicação. Mai explicou que ainda amava Zuko, mais do que temia Azula. Enfurecida, Azula tentou atacar Mai, mas Ty Lee bloqueou sua energia de chi e a paralisou antes mesmo que ela pudesse atacar. As duas meninas foram detidas por ordem de Azula e presas.[3]

No entanto, depois que a Guerra dos Cem Anos terminou com as derrotas de Azula e Ozai, bem como a libertação de Ba Sing Se pela Ordem do Lótus Branco, Mai e Ty Lee foram libertadas e autorizadas a voltar para casa.[4]

Descrição[]

A Rocha Fervente está localizada no meio de um vulcão.

A Rocha Fervente é uma prisão de segurança máxima localizada dentro de um lago fervente no meio de uma ilha aparentemente sem vida. O vapor que sobe do lago e se acumula no céu impossibilita que embarcações aéreas operando com ar quente manobrem acima da prisão, pois o calor elimina o diferencial de temperatura, impossibilitando o voo. A prisão foi construída durante os últimos meses da guerra, tornando-a uma instalação moderna e de última geração. Suas paredes são extremamente grossas e feitas do metal indestrutível mais moderno. Entre suas características estão o sistema de gôndola, única forma de entrar e sair da ilha-prisão, e as câmaras de isolamento chamadas de “geladeiras”. Os prisioneiros não podem escapar nadando no lago, pois seriam gravemente queimados. Aqueles que tentam escapar de qualquer outra forma, ou dobra de fogo, são jogados em uma das geladeiras.

A prisão é muito mais avançada do que a Prisão da Cidade Capital. É equipada com centenas de celas que podem ser abertas simultaneamente a partir de uma sala de controle localizada acima dos blocos de celas. Os presos são mantidos atrás das grades durante o horário de confinamento e deixados fora quando é mais conveniente para os funcionários da prisão. Qualquer um que desobedece às ordens da prisão ou se comporta mal é jogado em caixas térmicas especialmente projetadas, pequenas câmaras solitárias, projetadas para esfriar os dobradores de fogo traidores até a submissão.

O diretor encarregado da prisão era um homem cruel que tinha muito orgulho da reputação da prisão como uma fortaleza impenetrável. Ele frequentemente abusava verbal ou fisicamente de seus prisioneiros e só pegava leve com eles se eles fizessem o que ele exigia. Ele e seu exército de guardas frequentemente recorriam a práticas cruéis para punir os prisioneiros, como trancá-los em caixas térmicas e pendurá-los de cabeça para baixo para criar dor física.

Sala de interrogatório[]

A Rocha Fervente, na veia da maioria dos outros complexos penitenciários de primeira linha da Nação do Fogo, tinha uma sala de interrogatório que o diretor queria que os prisioneiros temessem. Para conseguir isso, o diretor estabeleceu a primeira sala de interrogatório em uma geladeira. Isso, no entanto, acabou sendo um problema, pois a sala se revelou muito pequena e o frio extremo teve um efeito negativo sobre o interrogador. Em seguida, foi criada uma nova sala de interrogatório, que incluía uma sala de metal mal iluminada com barras de metal e uma cadeira para conter a pessoa que estava sendo interrogada.[5]

Geladeiras[]

A certa altura, Chit Sang foi colocado em uma geladeira.

Essas câmaras de isolamento foram instaladas para punir os prisioneiros que ousassem dobrar o fogo ou sair da linha em Rocha Fervente. As geladeiras eram mantidas em temperaturas de congelamento, com isolamento para vedar ao ar frio. Quando um prisioneiro estava trancado lá, eles não eram capazes de sentir nem mesmo um sopro de ar quente lá fora. Dentro da geladeira, dobrar o fogo era impossível; depois de apenas um dia dentro, a pessoa ficava incapaz de se curvar por uma semana inteira. Quando Zuko estava na geladeira, ele ficava aquecido usando sua técnica de "sopro de fogo", permitindo-lhe dobrar o fogo assim que saísse.[6] As geladeiras eram parte integrante dos planos de Sokka, pois estavam perfeitamente isoladas: elas resistiriam ao calor opressor do vulcão e do lago fervente e flutuariam para longe da prisão por conta própria. Com a ajuda de Zuko, Sokka usou uma geladeira como um barco improvisado para escapar da prisão. O plano falhou devido ao envolvimento e pressa de Chit Sang, que tentou fazer a geladeira se mover mais rápido uma vez na água e se queimou, gritando de dor e alertando os guardas.

Presos notáveis[]

Pessoal notável[]

Trívia[]

  • O nome e o design da prisão são muito semelhantes aos da Ilha de Alcatraz, uma ilha-prisão do mundo real que foi apelidada de "A Rocha". Tal como acontece com a rocha fervente, Alcatraz possui uma história de fugas sem sucesso, com a água gelada circundante fornecendo um obstáculo muito parecido com a lago ardente em torno da Rocha Fervente.
    • Uma tentativa de três presos de escapar de Alcatraz usando uma jangada que iria flutuar com a correnteza lembra o plano original de Sokka de pegar um dos geladeiras e flutuar com a corrente para o outro lado do lago.
  • Também tem alguma semelhança com Stalag Luft III, conforme retratado no filme Fugindo do Inferno de 1963, com celas de confinamento solitárias conhecidas como "Coolers" e uma tentativa de fuga semelhante usando o ponto cego entre duas torres de guarda e Stalag 13 da série de televisão dos anos 1960 Guerra, sombra e água fresca, que tem uma reputação semelhante inescapável e uma cela de confinamento também conhecida como "The Cooler".

Referências[]

  1. 1,0 1,1 A Rocha Fervente - Parte 1. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 14. Nickelodeon. (16 de julho de 2008). May Chan (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  2. 2,0 2,1 Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Boiling Rock Prison.
  3. A Rocha Fervente - Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 15. Nickelodeon. (16 de julho de 2008). Joshua Hamilton (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  4. O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 21. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  5. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Interrogation Room.
  6. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Coolers.

Veja também[]

Advertisement