Avatar Wiki
Advertisement
Este artigo é sobre um título político. Você pode estar procurando o episódio com nome similar, O Cometa de Sozin Parte 1 - O Rei Fenix.

O título de Rei Fênix foi criado pelo Senhor do Fogo Ozai. Ele pretendia que fosse o título do governante supremo de todo o mundo após a Nação do Fogo ganhar a Guerra dos Cem Anos.[2] Esse título permitia que Azula se tornasse Senhor do Fogo e ajudar a liderar a nação na ausência de Ozai. Este título só existiu por um ou dois dias. Após a derrota de Ozai, a posição do Rei Fênix deixou de existir.[3]

Conexão[]

A fênix, ou benu, é um pássaro de fogo sagrado mítico que se originou em muitas mitologias antigas, incluindo egípcia, fenícia, grega, indiana, persa, romana e chinesa entre outras. É uma ave radiante com cauda dourada e plumagem vermelha, ou roxa e azul, segundo algumas fontes, e tem um ciclo de vida de 500 a 1.000 anos, próximo ao final do qual constrói um ninho de galhos de mirra que eventualmente incendeia. Tanto o ninho quanto o pássaro queimam e são reduzidos a cinzas, das quais surge uma nova e jovem fênix ou ovo de fênix, renascida para viver novamente.

Na mitologia chinesa, a fênix, também conhecida como fenghuang, é uma das quatro Criaturas Sagradas, sendo as outras três o dragão, o qilin e a tartaruga. Uma criatura andrógina, também foi associada ao Yin; feminilidade, a lua e a terra, em oposição ao dragão, que representava Yang; masculinidade, o sol e o céu. A nova fênix está destinada a viver tanto quanto seu antigo eu e a criatura também está associada ao fogo, justiça, obediência e fidelidade.

Em algumas lendas, a nova fênix embalsama as cinzas de seu antigo eu em um ovo feito de mirra e o deposita na cidade egípcia de Heliópolis, a "Cidade do Sol". O pássaro também foi dito para regenerar quando ferido, essencialmente tornando-o imortal e invencível. Da mesma forma, afirma-se que uma fênix pode curar uma pessoa com suas lágrimas e até torná-la temporariamente imune à morte.

A fênix também é um símbolo de renascimento e divindade, pois Ozai afirmou que não seria mais o Senhor do Fogo e, em vez disso, renasceria como o Rei Fênix, o governante supremo do mundo, através dos incêndios que ele iniciaria no Reino da Terra. [3]

Rei Fênix foi o título ocidental dado ao governante do Reino de Great Joseon, a última dinastia real da Coreia. Tradicionalmente, os reis e imperadores coreanos viam a majestade e o poder da fênix como divinos, e muitas vezes preferiam esse animal mítico como um símbolo de seu direito supremo de governar. O título é semelhante em pensamento e conceito ao Imperador Dragão da China.

Referências[]

  1. O Cometa de Sozin Parte 1 - O Rei Fenix. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 18. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  2. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Character: The Phoenix King.
  3. 3,0 3,1 O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 21. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
Advertisement