Avatar Wiki
Advertisement
Este artigo é sobre a forma de Dobra de Raio em que o dobrador redireciona o raio. Para a forma na qual o dobrador produz raios, veja Geração de raios.
Iroh redireciona raio

Iroh redirecionou raios do céu para proteger o navio de Zuko.

O redirecionamento de raios é uma sub-habilidade de Dobra de Fogo que permite a um dobrador de fogo absorver o raio em seu corpo como energia e liberá-lo em uma direção mais desejável. A técnica foi desenvolvida por Iroh depois que ele estudou os dominadores de água, que redirecionam a energia de um oponente em vez de se opor de frente.[1] O redirecionamento de raios funciona para ambos raios naturais[2] e gerados por dobradores,[3] e para eletricidade conduzida através de metal.[4]

História[]

Essa técnica foi demonstrada pela primeira vez por Iroh durante uma tempestade, quando ele a usou para proteger o navio de Zuko e sua tripulação de um raio.[2]

Quando a Princesa Azula tentou prender o Príncipe Zuko e seu tio Iroh por serem traidores da Nação do Fogo, Iroh usou essa técnica novamente para desviar a explosão de Azula para um penhasco próximo e salvar Zuko.[3]

Depois de uma luta contra Azula em uma vila abandonada, Iroh concordou em ensinar essa habilidade a Zuko, já que seu sobrinho foi incapaz de aprender a geração de raios.[1] Depois que Zuko aprendeu a técnica, para sua satisfação, ele exigiu que Iroh atirasse um raio nele para que ele pudesse praticar o movimento, mas seu tio recusou por puro perigo, pois esperava que Zuko nunca tivesse que usar essa técnica. No entanto, várias horas depois, Zuko procurou uma tempestade com raios e zombou dela para atingi-lo, mas seus esforços foram em vão, o que o deixou furioso com o mundo.[1]

Zuko absorvendo raio

O Príncipe Zuko foi capaz de absorver os raios do Senhor do Fogo Ozai.

No Dia do Sol Negro, Ozai lançou um raio em Zuko assim que o eclipse solar terminou. Zuko habilmente absorveu e redirecionou o raio de volta para o Senhor do Fogo; a explosão jogou seu pai contra a parede atrás dele, dando a Zuko tempo suficiente para escapar.[5]

Antes da chegada do Cometa de Sozin, Zuko ensinou esta técnica ao Avatar Aang, que reconheceu suas semelhanças com a dobra de água.[6] Aang usou essa técnica para redirecionar o raio aprimorado pelo cometa de Ozai, mas devido à sua natureza pacifista, o Avatar o redirecionou para o céu ao invés de matar o Rei Fênix com a explosão.[7]

Durante o duelo pelo título de Senhor do Fogo, Zuko incitou Azula a usar um raio, planejando redirecioná-lo para ela. No entanto, vendo Katara como um alvo mais vulnerável, Azula atirou nela. Zuko saltou na frente da dobradora de água, interceptando o raio e tentando redirecioná-lo. Embora ele tivesse tido sucesso em redirecioná-lo antes deste evento, a posição não aterrada em que ele estava o impediu de ter sucesso na execução completa da técnica, causando-lhe ferimentos graves e incapacitando-o para o resto do duelo.[7]

Durante a busca por Ursa, Zuko redirecionou o raio que Azula estando paranoica apontou para Rafa e Misu para se dispersar inofensivamente no céu. Mais tarde naquela noite, ele redirecionou outro dos ataques de raio de sua irmã, embora desta vez ele tenha usado o raio para dominar Azula, impedindo-a de continuar seu ataque contra ele e sua mãe.[8]

Azula, disfarçada de Kemurikage, também usou essa técnica enquanto lutava contra Zuko depois que ele, Suki, Ty Lee e Aang tentaram impedi-la de abduzir Kiyi.[9]

Setenta anos depois, Mako demonstrou essa habilidade durante a batalha dos Igualitários por Cidade República depois que um mecha tanque lançou um cabo eletrificado em sua direção.[4]

Método[]

Caminho de redirecionamento de raio

Ao redirecionar o raio, a energia é redirecionada da ponta de um dedo através do estômago para a ponta do outro dedo.

O redirecionamento de raios lida com o fluxo de energia no corpo de alguém e direcionando a própria energia do oponente contra ele, uma filosofia vista na dobra de água. A pessoa que o redireciona deve criar um caminho desde a ponta do dedo, subindo pelo braço até o estômago e subindo e saindo pelo outro braço. O estômago é conhecido como "o oceano de chi", pois é a fonte de energia do corpo. É essencial que o raio passe pelo estômago, pois se o raio passasse pelo coração os efeitos podem ser fatais. Um movimento físico pode ajudar a concentrar o fluxo de energia no caminho através do corpo.[1]

O raio pode ser redirecionado com sucesso, independentemente de a fonte ser natural ou gerada.

Efeitos[]

Aang absorve o raio

O Avatar Aang foi capaz de absorver o raio do Rei Fênix Ozai.

De acordo com Zuko, o processo de redirecionar um raio é uma experiência intensa, estimulante e aterrorizante. A pessoa que redireciona o raio se sente poderosa, contendo grandes quantidades de energia, mas ela sabe que morrerá se fizer um único movimento em falso.[6] Aang parecia estar com dor física quando absorveu o raio de Ozai e parecia muito esgotado depois, caindo de joelhos depois de dispará-lo para o céu.

Quando Azula lançou um raio em direção a Katara, Zuko bloqueou o caminho do raio para proteger Katara. Ele conseguiu redirecionar a maior parte da energia do raio, embora parte permanecesse presa em seu corpo. O redirecionamento incorreto de raios pode ter consequências graves e é conhecido por causar dor significativa em torno do estômago por algum tempo após o incidente.

Usuários conhecidos[]

Trívia[]

Redirecionamento de calor

O Senhor do Fogo Sozin redirecionou o calor de um vulcão de maneira semelhante ao redirecionamento de um raio.

  • Enquanto ajudava o Avatar Roku a interromper o fluxo de um vulcão, o Senhor do Fogo Sozin redirecionou o calor da lava de uma forma semelhante a esta técnica.[11]
  • Quando Iroh foi visto pela primeira vez redirecionando um raio, ele redirecionou um raio criado pela tempestade e depois pareceu chocado;[2] esse efeito nunca mais foi visto.
  • Os dobradores que usaram o redirecionamento de raio em ambas as séries se opuseram ao antagonista principal: Iroh, Zuko e Aang utilizaram o redirecionamento de raio em Avatar: A Lenda de Aang e todos se opuseram a Ozai, enquanto Mako foi o único a redirecionar o raio em A Lenda de Korra e opôs Amon.
    • Lightning Bolt Zolt também se opôs a Amon, embora não tenha mostrado usar a técnica na tela.
  • Aang é o único Avatar conhecido que praticou o redirecionamento de raio.

Veja também[]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 Trabalho Amargo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 9. Nickelodeon. (2 de junho de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  2. 2,0 2,1 2,2 A Tempestade. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  3. 3,0 3,1 O Estado Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (17 de março de 2006). Aaron Ehasz, Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  4. 4,0 4,1 4,2 Invertendo a Maré. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 10. Nickelodeon. (16 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  5. 5,0 5,1 O Dia do Sol Negro Parte 2 - O Eclipse. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 11. Nickelodeon. (30 de novembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  6. 6,0 6,1 O Cometa de Sozin Parte 1 - O Rei Fenix. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 18. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  7. 7,0 7,1 7,2 O Cometa de Sozin Parte 3 - Para o Inferno. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 20. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  8. DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Yang, Gene Luen (autor), Sasaki of Gurihiru (penciling, inking), Kawano of Gurihiru (colorista), Heisler, Michael; Comicraft (letrista). A Busca Parte Três (30 de outubro de 2013), Dark Horse Comics.
  9. 9,0 9,1 DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Yang, Gene Luen (autor), Sasaki of Gurihiru (penciling, inking), Kawano of Gurihiru (colorista), Heisler, Michael; Comicraft (letrista). Sombra e Fumaça Parte Três (12 de abril de 2016), Dark Horse Comics.
  10. A Lenda de Korra—A Arte da Série Animada, Livro Um: Ar, página 65.
  11. O Avatar e o Senhor do Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 6. Nickelodeon. (26 de outubro de 2007). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
Advertisement