Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Dobra de FogoEmblema da Nação do FogoEmblema neutro

Ran e Shaw são dois dragões antigos reverenciados pelos Guerreiros do Sol como os mestres originais de dobra de fogo. No final da Guerra dos Cem Anos, eles foram os últimos dragões sobreviventes, uma espécie quase extinta pelos dobradores de fogo depois que o Senhor do Fogo Sozin começou a tradição de matá-los para a glória.[1] Visitados por muitas pessoas ao longo da história, os dragões consideravam merecedores apenas algumas pessoas fora da tribo dos Guerreiros do Sol e aqueles considerados indignos eram habitualmente destruídos.[2]

História[]

Ran e Shaw uma vez foram visitados por Iroh, que foi considerado digno de aprender a verdadeira essência da dobra de fogo. Depois que ele voltou para a Nação do Fogo, Iroh afirmou que ele lutou e matou o último dragão sobrevivente, para preservar o segredo da existência de Ran e Shaw do resto do mundo, que iria caçá-los de outra forma.

Dragões dobrando o fogo

Ran e Shaw criaram enormes fluxos de fogo após considerarem Aang e Zuko dignos de aprender as origens da arte.

Os dragões foram visitados depois pelo Príncipe Zuko e o Avatar Aang depois que o primeiro perdeu o acesso à sua dobra de fogo. Com a intenção de aprender a forma original de dobrar o fogo com Ran e Shaw, eles viajaram para a caverna dos mestres, cada um carregando um pedaço da Chama Eterna, que eles apresentariam aos mestres como uma oferenda. No entanto, as chamas de ambos foram extintas antes que pudessem ser apresentadas. Convocados pelos Guerreiros do Sol, os dragões voaram para fora de suas cavernas e começaram a circundar Aang e Zuko. Depois de observar seus movimentos por um tempo, Aang deduziu que os dragões queriam que eles executassem a "Dança do Dragão", uma antiga forma de dobra de fogo com eles. Ran e Shaw executaram a técnica em uníssono com os jovens dobradores de fogo e, depois de julgá-los dignos, mostraram-lhes o "verdadeiro" significado de dobrar o fogo rodeando a dupla com uma espiral colorida de fogo. Tendo passado seu conhecimento, os dragões se retiraram de volta para seus respectivos covis.[1]

Após a Guerra dos Cem Anos, Ran e Shaw tiveram pelo menos um descendente, Druk.

Habilidades[]

Dobra de Fogo[]

Fogo Colorido

As chamas coloridas criadas por Ran e Shaw representam o verdadeiro significado de dobra de fogo.

Ao contrário dos métodos agressivos e movidos pelo ódio empregados pela maioria dos dobradores nativos da Nação do Fogo durante a Guerra dos Cem Anos, Ran e Shaw praticam uma forma de dobra de fogo que enfatiza as qualidades vitais do fogo. Eles são capazes de comunicar o verdadeiro significado de dobra de fogo por meio de suas chamas multicoloridas.[1]

Aprendizes conhecidos[]

Aparições[]

Avatar: A Lenda de Aang[]

Livro Três: Fogo (火)[]

Trívia[]

  • Ran () significa "queimar" ou "acender" em chinês. Shaw () significa "queimar" ou "chama". Os caracteres também podem ser usados juntos para significar "combustão", "flamejante" ou "acender".[3]
  • Ran e Shaw são muito maiores em tamanho do que outros dragões conhecidos, como o guia animal de Roku, Fang, o dragão de Sozin e o dragão verde.
  • Ran e Shaw, como os espíritos Tui e La, circulam em torno um do outro para simbolizar Yin e Yang.
  • Dois dragões semelhantes apareceram no pesadelo de Zuko enquanto ele alucinava.[4] O dragão azul representando Azula estava à direita de Zuko, enquanto o dragão vermelho representando Iroh estava à sua esquerda. Dragões vermelhos e azuis também acompanharam o Avatar Roku e o Senhor do Fogo Sozin, respectivamente.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Os Mestres da Dominação de Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de julho de 2008). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  2. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Creature: Ran and Shaw.
  3. Avatar Extras para "Os Mestres da Dominação de Fogo" no Nicktoons Network.
  4. O Rei da Terra. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 18. Nickelodeon. (17 de novembro de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).

Veja também[]

Advertisement