Avatar Wiki
Advertisement
Emblema espiritual.png

Raava é o Espírito da Luz e da Paz. Ela é um dos mais antigos seres espirituais conhecidos, existido mais de vinte mil anos antes do aparecimento dos primeiros seres humanos. Acompanhada de Vaatu, o Espírito das Trevas e do Caos, passou grande parte de sua existência a combatê-lo, pelo menos desde a Convergência Harmônica em 19.829 AG., com nenhum capaz de vencer completamente o outro. Mesmo que Raava destruísse Vaatu, inaugurando uma nova Era de Paz, a escuridão remanescente que existia em Raava iria se ampliar até Vaatu renascer e irromper, começando o ciclo novamente. O contrário aconteceria a Vaatu se ele fosse vitorioso sobre Raava. Luz e Trevas são dependentes e necessitam coexistir para manter o equilíbrio.

Durante a Convergência Harmônica em 9.829 AG., Raava utilizou a carga energética espiritual do evento para fundir permanentemente sua essência com Wan (dobrador de Fogo que, expulso de sua cidade, decidiu conviver entre os espíritos, acidentalmente separando Raava de Vaatu na floresta) criando o Espírito Avatar. Juntos, Wan e Raava, utilizam as Quatro Dobras Elementais e trancafiam Vaatu no interior da Árvore do Tempo. Depois de sua morte em 171 DG., Raava perdeu sua conexão com Wan e os demais Avatares, quando Vaatu uniu-se a Unalaq, Chefe da Tribo da Água do Norte, criando o Avatar Sombrio. Durante a luta, o inimigo desfez a conexão entre o Espírito Lumínico e Korra, destruindo-a no processo. Sob os conselhos de Tenzin, a última Avatar desenvolveu a Dobra de Energia e projetou seu espirito para fora de seu corpo e, em tamanho gigante, foi à luta antes que UnaVaatu destruísse por completo Cidade República. Extraindo Raava do corpo possuído de Unalaq, Korra o purifica e retorna ao Mundo Espiritual. Mais uma vez, através da energia espiritual da Convergência Harmônica, Raava e Korra fundem-se, estabelecendo novamente o Espírito Avatar.

História[]

Tornando-se o Espírito Avatar[]

Depois de derrotar Vaatu durante a Convergência Harmônica em 19.829 AG, Raava lutou continuamente contra Vaatu, mantendo a escuridão sob controle e o mundo em equilíbrio. No entanto, sua luta chegou ao fim em 9.830 AG, quando Wan foi enganado por Vaatu para cortar o controle de Raava sobre ele. No momento em que Raava e Vaatu se separaram, ela começou a encolher, pois com o espírito das trevas à solta, a luz que ela representava começou a se apagar. Irritada, Raava se voltou para Wan, que acreditava que ela não passava de uma agressora. Ela explicou quem ela era e que ao ajudar Vaatu, Wan havia deixado o caos de volta ao mundo. Ela repreendeu Wan por interferir nos negócios dos espíritos, culpando-o pela destruição iminente do mundo. Antes de partir para rastrear Vaatu a fim de evitar a aniquilação do mundo, ela severamente advertiu Wan para não interferir com ela novamente.

Raava seguiu a trilha de Vaatu de volta à tartaruga-leão do ar, onde ela veio em auxílio de Wan derrubando Vaatu e afastando os espíritos que ele havia desviado para o lado negro. Depois que o espírito do caos partiu novamente, Raava consideravelmente menor virou-se furiosamente para Wan, repreendendo-o novamente por sua interferência. Como Wan prometeu retificar seu erro e parar Vaatu, Raava o acompanhou para encontrar a tartaruga-leão, onde ele esperava receber o poder de dobrar o ar. No entanto, a tartaruga-leão decidiu que, uma vez que nenhum humano jamais segurou mais de um elemento ao mesmo tempo, Raava deveria manter a habilidade para Wan até que ele a dominasse. Apesar de sua relutância inicial, ela concordou, já que trabalhar junto com Wan era a única esperança que ela tinha para impedir Vaatu de mergulhar o mundo na escuridão.

Como tal, a dupla improvável partiu em busca de restaurar o equilíbrio do mundo. Enquanto viajava para uma tartaruga-leão de água e da terra para adquirir as respectivas habilidades de dominação, Raava esclareceu a Wan sobre a luta contínua que ela tinha com Vaatu, o desequilíbrio entre a humanidade e os espíritos, e a importância da próxima Convergência Harmônica, que era daqui a um ano. Por quase um ano, os dois treinaram juntos, tornando-se mais proficientes como equipe; Wan experimentou uma onda de poder cada vez que Raava passava por ele, combinando suas energias. No entanto, com o passar do tempo, Raava gradualmente ficou mais fraca e menor devido ao aumento da influência de Vaatu no mundo.

Poucos dias antes da Convergência Harmônica, sua prática foi interrompida pelo cheiro de fumaça, indicando a próxima presença de humanos. Quando eles alcançaram a clareira onde os colonos estavam ocupados queimando a floresta com sua dobra de fogo, Raava foi imediatamente atacada por eles por ser um espírito, embora Wan tenha dissipado o ataque. Raava repreendeu os colonos com raiva por sua postura agressiva contra todos os espíritos, já que suas ações apenas ajudaram a aumentar a divisão entre a humanidade e os espíritos, permitindo que Vaatu prosperasse. A conversa foi interrompida quando o espírito aye-aye e vários outros espíritos chegaram, levando Raava e Wan a intervir no conflito que estava ocorrendo entre os espíritos e os colonos. Seus esforços para uma mediação pacífica foram frustrados, no entanto, quando Vaatu chegou, usando a raiva dos espíritos para torná-los sombrios, fazendo com que o conflito aumentasse. Raava ajudou Wan a separar as duas partes, embora percebendo que eles não eram fortes o suficiente por conta própria, ela atendeu ao pedido de Wan para unir suas energias. Juntos, eles conseguiram parar a luta temporariamente, embora a presença de Raava no corpo de Wan o estivesse colocando em perigo mortal. Raava avisou o jovem sobre isso, embora suas preocupações fossem deixadas de lado, já que seu poder combinado era a única razão pela qual a luta tinha parado. No entanto, Raava foi forçada a deixar seu corpo, mesmo assim, quando desmaiou, apenas a tempo de salvá-lo de cair no chão e ser pisoteado pelos grupos de combate.

Raava carregou Wan para a segurança em um penhasco próximo, embora ela fosse impotente para parar a batalha, que resultou na aniquilação total dos colonos. Severamente enfraquecida pela disseminação do ódio e da raiva, Raava encolheu ainda mais e não tinha mais o poder de voar ou se mover por conta própria. Ela foi descoberta lá por Wan, que não hesitou em pegá-la e continuar sua jornada para o portal espiritual do sul, mantendo-a segura dentro de seu bule. Quando eles se aproximaram do portal no dia da Convergência Harmônica, Raava se desculpou por sua visão preconceituosa inicial sobre Wan, pois ela não sabia que os humanos tinham a capacidade de exibir nobreza e coragem.

Depois que eles entraram no Mundo Espiritual, Raava foi desafiado por Vaatu, embora Wan interveio, afirmando que se o espírito das trevas quisesse chegar a sua contraparte, ele primeiro teria que passar por ele. Como tal, Raava testemunhou como Wan tentou derrotar Vaatu. No entanto, ele não era poderoso o suficiente, e Raava fundiu sua energia com a de Wan mais uma vez por insistência dele. Juntos, eles eram mais um desafio para Vaatu, embora a pressão que a presença de Raava estava colocando no corpo de Wan fosse sua desvantagem. Quando Vaatu finalmente conseguiu prendê-los perto do portal espiritual do sul, Wan usou sua energia quando a Convergência Harmônica começou a fundir permanentemente sua essência com a de Raava, tornando-se o primeiro Avatar com o Espírito de Luz agora sendo seu Espírito Avatar. Agindo como um único ser, sua força combinada permitiu que Wan prendesse Vaatu em uma gaiola elemental e o trancasse no oco da Árvore do Tempo. Embora o espírito das trevas tenha sido neutralizado, a humanidade ainda estava cercada pela escuridão e tornou-se a missão de vida de Raava e Wan restaurar o equilíbrio para toda a humanidade.

Muitos anos depois, Wan já idoso estava morrendo em um campo de batalha devastado pela guerra, se desculpando com Raava por não ter conseguido trazer a paz. Raava assegurou-lhe que nem tudo terminaria em vão, pois eles permaneceriam juntos por todas as vidas de Wan e nunca desistiriam. Quando Wan exalou seu último suspiro, o espírito de ambos saíram do corpo do humano na forma de luz dourada e reencarnou como o próximo Avatar.

Convergência Harmônica de 171 DG[]

Durante a Convergência Harmônica de 171 DG, ​​Raava inspirou Avatar Korra a não ceder a dez mil anos de escuridão quando Vaatu, fundido com Unalaq, estava prestes a esmagá-la em uma fissura de gelo, reiterando que ela era o único Avatar verdadeiro. No entanto, quando a batalha progrediu, Raava foi retirado do corpo de Korra por Vaatu. Incapaz de se defender, Raava foi submetido a uma saraivada de golpes de dobra de água diretos; sua conexão com os Avatares anteriores enfraquecia a cada ataque, cada golpe causando mais dano que o anterior. Com um último golpe devastador, Raava sucumbiu aos ataques e se dissipou em uma luz dourada, cortando completamente a conexão com Wan. No entanto, como a luz e a escuridão não podem existir sem a outra, ela renasceu da luz residual que começou a crescer em Vaatu. Depois que a projeção astral de Korra conseguiu subjugar o Avatar Sombrio, embora por um breve tempo, ela foi incapaz de encontrar a luz de Raava. Com a ajuda do espírito de Jinora, Raava foi encontrado e posteriormente retirado da essência de Vaatu dentro do Avatar Sombrio pela projeção astral de Korra, antes que este último usasse a técnica de pacificação de Unalaq para dissipar UnaVaatu. Como a Convergência Harmônica estava chegando ao fim, Raava e Korra retornaram ao Mundo Espiritual, onde se fundiram, restaurando o Espírito Avatar e reiniciando o Ciclo Avatar.

A recuperação de Korra[]

Desde que Korra suportou o envenenamento por mercúrio nas mãos do Lótus Vermelho, ela foi incapaz de entrar em contato com a essência de Raava. Na esperança de se reconectar com Raava, Korra viajou para a Árvore do Tempo, embora espíritos amigáveis ​​comentassem que eles não podiam sentir a energia do Espírito de Luz, nem havia imagens aparecendo dentro da árvore. Korra deixou o Mundo Espiritual e começou a vasculhar a terra na tentativa de encontrar Raava, embora o único sinal que ela encontrou do espírito foi uma miragem no deserto. Depois que Korra removeu o veneno restante de seu sistema, ela se reconectou com Raava, recuperando assim a habilidade de entrar no Estado Avatar. Apesar disso, Raava e Korra permaneceram fora de contato e apenas algumas semanas depois, quando Korra foi capaz de meditar no Mundo Espiritual novamente com a ajuda de Zaheer, eles finalmente conseguiram restaurar o contato. Acendendo-se dentro de Korra, o Avatar a cumprimentou com alegria e expressou o quanto ela sentia falta dela, embora Raava tenha esclarecido que ela sempre esteve dentro dela. Ela ajudou Korra a encontrar Jinora e as outras almas presas, dizendo que ela precisava dobrar a energia dentro da esfera que continha as almas. Como Korra apontou que ela era impotente no Mundo Espiritual, Raava a corrigiu, afirmando que ela era mais poderosa lá, já que ela estava conectada a toda a energia espiritual.

Aparições[]

A Lenda de Korra

Livro Dois: Espíritos (神靈)

  • 207. Inícios, Parte 1 (visão)
  • 208. Inícios, Parte 2 (visão)
  • 213. Cai a Escuridão
  • 214. Luz no Escuro

Livro Quatro: Equilíbrio (平衡)

  • 402. Korra Sozinha
  • 404. O Chamado
  • 408. Lembranças
  • 409. Além do Selvagem
Advertisement