Avatar Wiki
Advertisement

A libertação de Ba Sing Se foi uma das batalhas finais da Guerra dos Cem Anos. A secreta Ordem do Lótus Branco, liderada pelo General Iroh, penetrou Ba Sing Se e lutou contra as forças de ocupação da Nação do Fogo para libertar a cidade em nome do Reino da Terra.

A grande guarnição da Nação do Fogo ultrapassava em número a pequena Ordem, e a chegada do Cometa de Sozin aumentou seu poder. No entanto, a Ordem consistia nos dobradores e lutadores mais poderosos do mundo, incluindo alguns dobradores de fogo próprios. Isso significava que a Ordem tinha uma vantagem tática considerável, levando à vitória.[1]

História[]

A cidade de Ba Sing Se foi a última fortaleza do Reino da Terra depois que a cidade-fortaleza de Omashu caiu nas mãos do inimigo vários meses antes.[2] Ao longo de todo o curso da Guerra dos Cem Anos, Ba Sing Se foi a principal fonte de soldados, alimentos, equipamentos, etc. Ba Sing Se já foi considerada invencível devido ao fracasso da Nação do Fogo em penetrar em suas paredes.

No entanto, cerca de três meses antes da chegada do Cometa de Sozin, o Reino da Terra sofreu uma pesada derrota quando a Princesa Azula e suas duas aliadas, Mai e Ty Lee, se infiltraram na cidade disfarçadas de Guerreiras Kyoshi.[3] Por meio de sua manipulação experiente, Azula foi capaz de assegurar o controle sobre os Dai Li, os poderosos executores culturais de Ba Sing Se. Ela também conseguiu a ajuda de seu irmão exilado, o Príncipe Zuko, que estava desesperado para retornar à Nação do Fogo. Juntos, eles derrubaram o Rei da Terra Kuei e derrotaram o Avatar Aang em um golpe de estado que deixou Azula no controle total da cidade, negando ao país os recursos necessários para vencer a guerra.[4] Em poucos dias, o Dai Li demoliu as muralhas da cidade e o Exército da Nação do Fogo conquistou a cidade, garantindo a vitória quase total sobre o Reino da Terra.[5]

As pessoas do mundo perceberam que se o equilíbrio era para ser restaurado ao mundo, Ba Sing Se tinha que ser restaurado ao governo do Rei da Terra. Os dobradores de terra organizaram rebeliões clandestinas para resistir à ocupação, que negou à Nação do Fogo o controle total da cidade. No entanto, seus esforços não seriam suficientes para expulsar os invasores antes que o cometa chegasse e a cidade fosse ameaçada pela armada de dirigíveis de Ozai.[6]

Em um esforço para salvar a cidade da destruição, a Ordem do Lótus Branco, uma organização secreta que transcende as fronteiras mundiais, iniciou uma missão para libertar a cidade no dia da chegada do cometa. Com seu poder, os dobradores de fogo da Ordem dariam ao pequeno exército da sociedade uma vantagem significativa sobre o Exército da Nação do Fogo.[1]

Batalha[]

Batalha por Ba Sing Se

Jeong Jeong lutou contra dezenas de tanques tundra no Anel Inferior.

Antes da chegada do Cometa de Sozin, o ex-General Iroh, um Grande Lótus da Ordem, enviou um sinal para outros membros da sociedade aconselhando-os a se reunirem em Ba Sing Se. Um dia antes da operação programada, a Ordem encontrou o Príncipe Zuko e seus aliados. Iroh e Zuko foram reunidos e ficou claro que, se a Guerra dos Cem Anos acabasse, a Nação do Fogo precisaria ser derrotada de forma decisiva em Ba Sing Se.[7]

Após a chegada do cometa, a Ordem sitiou a cidade. Com uma única explosão poderosa, Iroh rompeu a Parede Interior. A Ordem avançou prontamente em direção ao muro para entrar na cidade. Dezenas de dobradores de fogo do alto das paredes lançaram fogo contra o exército invasor sem nenhum efeito, e a Ordem invadiu Ba Sing Se. Pesados ​​combates ocorreram na praça principal do Anel Inferior e as ruas ficaram repletas de projéteis quebrados dos tanques tundra dos ocupantes. A Ordem avançou para o centro de Ba Sing Se enquanto o exército em retirada era cercado em centenas de bolsões por toda a cidade.[8]

Horas de intenso combate se passaram, durando toda a noite, mas o desfecho ficou claro. Iroh queimou a bandeira da Nação do Fogo que pairava sobre o Palácio Real do Reino da Terra, simbolizando que o Reino da Terra estava livre mais uma vez com a derrota da Nação do Fogo,[8] e pela manhã, Ba Sing Se tinha sido totalmente libertada.[9]

Consequências[]

Embora grande parte de Ba Sing Se tenha sido danificada na batalha e as paredes precisassem de grandes reparos, a cidade foi libertada do governo da Nação do Fogo. Com a nomeação de Zuko como Senhor do Fogo, a Nação do Fogo empreendeu esforços para reconstruir sua relação com o Reino da Terra.[8]

Aparições[]

Avatar: A Lenda de Aang[]

Livro Três: Fogo (火)[]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 O Cometa de Sozin Parte 3 - Para o Inferno. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 20. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  2. Retorno à Omashu. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (7 de abril de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  3. O Rei da Terra. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 18. Nickelodeon. (17 de novembro de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  4. As Encruzilhadas do Destino. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 20. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Michael Dante DiMartino (diretor).
  5. O Despertar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 1. Nickelodeon. (21 de setembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  6. O Cometa de Sozin Parte 1 - O Rei Fenix. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 18. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  7. O Cometa de Sozin Parte 2 - Os Velhos Mestres. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 19. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  8. 8,0 8,1 8,2 O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 21. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  9. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Liberation of Ba Sing Se.
Advertisement