Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Dobra de Água.pngEmblema da Tribo da Água.png

Katara é uma Dobradora de Água que nasceu e cresceu no Tribo da Água do Sul e foi criada por sua avó, Kanna, assim como seu irmão mais velho, Sokka, após seu pai deixar o Polo Sul. Katara foi a última Dobradora de água em sua tribo e levou uma vida normal adolescente até que ela e seu irmão encontraram um menino chamado Aang um Nômade do Ar congelado em um iceberg. Quando ela descobre que ele é o Avatar, perdido por cem anos, ela tem a esperança de que ele é quem vai salvar o mundo devastado pela guerra. Katara e seu irmão deixam sua tribo para trás para viajar com Aang, para ele aprender a dominar os outros elementos (água, terra e fogo) e ajudá-lo a finalmente pôr um fim à devastação da Nação do Fogo.

Ao longo de suas viagens, as habilidades de manipular água dela cresceram cada vez mais e torna-se professora de Dobra de água do Avatar. Seu domínio sobre o elemento e também ela descobre uma dominadora de sangue faz dela um aliado formidável para seu grupo, e ela se torna uma grande amiga e mestre de Aang. Após a guerra, Katara e Aang começa uma relação romântica juntos, e os dois finalmente passaram a criar uma família. Katara é uma pessoa de personalidade muito forte e sempre tenta apoiar todos, principalmente o Aang, ela também teve três filhos com o Avatar Aang: Bumi (Dominador de Ar), Kya (Dominadora de Água) e o seu filho mais novo, Tenzin (Dominador de Ar).

História[]

Vida pregressa[]

Katara nasceu em 85 DG, ela é a segunda filha do chefe Hakoda e sua esposa, Kya, sendo um ano mais nova que o irmão dela, Sokka. Como a última dobradora de água viva no Polo Sul, Katara era uma fonte de esperança para sua tribo destruída pela guerra. Hakoda procurou um mestre para ela, mas não havia nada para ser encontrado na Tribo da Água do Sul. Quando Katara tinha oito anos, uma unidade militar da Nação do Fogo atacou a tribo numa tentativa de matar a última dobradora de água, que era Katara. A mãe de Katara, Kya, salvou a filha mentindo e alegando que era a última dobradora de água. Ela foi consequentemente morta pelo comandante, deixando sua filha profundamente traumatizada. Depois da morte de Kya, Katara assumiu um papel maternal na família, preenchendo o vazio deixado pela mãe. Katara herdou o colar da mãe depois da morte, e continuou a usá-lo em honra da memória de sua mãe. O pai de Katara foi para o Reino da Terra para lutar na guerra quando ela tinha 12 anos, que teve um profundo impacto emocional na jovem dobradora de água. Ela foi criada na pequena e diminuta tribo com Sokka, onde eles foram cuidados principalmente pela avó deles, Kanna, que eles chamavam de vovó. Enquanto Sokka treinava os jovens da tribo para serem guerreiros, Katara cozinhava, limpava e lavava a roupa. Mesmo que ela não admitisse, ela era muito maternal e protetora de Sokka. As coisas não eram fáceis para Katara, mas ela nunca perdeu a esperança de que sua vida melhorasse, e que o Avatar voltaria.

Viagem para a Tribo da Água do Norte[]

Descobrindo o Avatar[]

Durante uma expedição de pesca para sua aldeia, Katara e Sokka acidentalmente guiaram sua canoa em uma correnteza, onde foi esmagada entre blocos de gelo. Sokka culpou Katara por sua situação, e ela começou a gritar com raiva sobre seu comportamento imprudente, gesticulando enfaticamente enquanto o fazia. Sem que ela soubesse, ela estava involuntariamente dobrando a água e sem querer quebrou um enorme iceberg diretamente atrás dela. Uma grande porção subaquática esférica subiu para a superfície, revelando Aang e um bisão voador chamado Appa, ambos presos em um estado de animação suspensa. Katara agarrou o remo de Sokka e quebrou o iceberg para libertá-los. Ao fazer isso, uma coluna vertical de luz azul brilhante disparou de sua posição para o céu como um farol. O menino saiu do gelo e caiu nos braços de Katara. Ele se apresentou como Aang, um dobrador de ar, e se ofereceu para escoltá-los para casa em Appa.

O menino e os irmãos voltaram ao vilarejo, onde o primeiro recebeu uma recepção morna dos moradores, que nunca tinham visto um dobrador de ar, pensando que estavam extintos. Depois de exibir suas habilidades de dobra de ar, Aang rapidamente conquistou o favor das crianças da aldeia, embora Sokka e a avó de Katara, Kanna, e o próprio Sokka permanecessem céticos em relação ao recém-chegado. Mais tarde, ao tentar persuadir um pinguim lontra a andar de trenó, Aang propôs uma ideia a Katara, dizendo que ele a levaria pessoalmente para a Tribo da Água do Norte para dominar a dobra de água se ela o ajudasse a pegar um pinguim. Katara ficou desconfiada com a ideia, mas o ajudou a pegar um pinguim no final.

Os dois foram em trenós puxados por pinguins e, incidentalmente, aventuraram-se em um barco abandonado da Marinha da Nação do Fogo. Katara estava hesitante em investigar o interior da embarcação, ao que Aang respondeu que, para ser um dobrador, ela precisava se livrar do medo. Katara relutantemente concordou em explorar os destroços, mas isso teve suas consequências, já que os dois acidentalmente lançaram um sinalizador que apontou ao príncipe da Nação do Fogo, Zuko, o paradeiro do Avatar.

Ao retornar à tribo, Katara tentou defender seu novo amigo do ataque verbal de Sokka que estava furioso, mas Aang ainda foi banido da aldeia por seu irmão. Katara queria seguir o dobrador de ar para viajar para o Polo Norte, mas Aang a aconselhou a voltar para a tribo, não querendo ficar entre ela e sua família.

Depois que sua vila foi atacada por soldados em um navio da Nação do Fogo comandado pelo Príncipe Zuko, Katara descobriu que Aang era o Avatar. Ela e seu irmão começaram uma operação para resgatar Aang, que foi preso propositalmente para salvar a aldeia. Após o resgate bem-sucedido, ela pensou que eles poderiam encontrar um professor de dobra de água no Polo Norte, o que Aang rapidamente se alegrou, sugerindo que eles poderiam aprender a dobrar água juntos. Sokka decidiu ir junto, sob a desculpa de que essa era uma oportunidade de derrotar os dobradores de fogo, e os três começaram sua jornada para o Polo Norte juntos.

Templo do Ar do Sul[]

Katara, Sokka e Aang pararam no Templo do Ar do Sul porque Aang queria tentar visitar sua antiga casa. Antes de entrar no templo, Katara tentou avisá-lo sobre o que ele poderia ver, mas seus esforços não deixaram muito impacto em Aang, que ainda esperava ver seu povo. Depois de ver alguns sinais dos eventos que ocorreram nos templos, ela tentou escondê-los na esperança de preservar a inocência.

Mais tarde, Aang levou Katara e seu irmão para uma sala especial cheia de estátuas de Avatares passados, o que fascinou Katara. O trio também viu um lêmure alado, que Sokka e Aang perseguiram, mas durante a perseguição, Aang se deparou com o cadáver de Gyatso, o que o fez entrar no Estado Avatar. Katara tentou consolar Aang transmitindo o que sentia quando perdeu sua mãe, e até passou a afirmar que, embora seu povo tivesse ido embora, tanto ela quanto Sokka eram agora sua família. As palavras pareciam chegar a Aang, que saiu do Estado Avatar e lentamente desceu de volta ao chão.Depois de se acalmar, Aang apresentou Sokka e Katara ao lêmure de antes de quem ele havia feito seu animal de estimação, nomeando-o de "Momo".Ao deixar o templo, Aang disse a Katara e Sokka que ele agora percebeu que ele realmente era o último dobrador de ar.

Habilidades[]

Dobra de Água[]

A habilidade mais notável de Katara foi sua dobra de água. Ela desenvolveu sua habilidade na arte, e suas soluções ferozes para dominar o elemento a ajudaram a se tornar uma das mais poderosas mestres de dobra de água. [57] Ela foi identificada como uma dobradora de água quando era uma criança pequena. À medida que envelhecia, continuou praticando mesmo sem ter um professor, e aprendeu o pouco que podia com grande ambição, ignorando as críticas de Sokka, enquanto minimizava sua capacidade de dominação, referindo-se a ela como "água mágica". .

Ao longo de sua infância, com seu pai tendo sido incapaz de obter um mestre, [59] Katara aprendeu técnicas básicas de dobra de água e conseguiu dominar algumas formas simples de dobras de água. [9] [14] Este foi um feito difícil, considerando que ela nunca teria tido a chance de ter observado qualquer dobra de água na prática. [15] Waterbends de Katara

Katara mostrou potencial promissor de ser uma proeminente dobradora de água.

A partir da descoberta de Aang no Polo Sul, Katara era capaz de empurrar e puxar água, espalhar pequenas quantidades e manipulá-la em formas e movimentos básicos, [14] e estava começando a ganhar algum controle sobre a capacidade de mudar seu estado físico, congelando-o em gelo, [54] bem como tentando criar ondas consideráveis ​​de água. O pouco que ela sabia, ela ensinou a Aang, que rapidamente dominou tudo o que ela tinha para oferecer. Aang conseguiu imitá-la e superá-la em poucos minutos, para sua inveja e frustração. [14]

Sua dobra de água permaneceu amadora, na melhor das hipóteses, até encontrar o pergaminho de água da Tribo da Água do Norte, representando várias formas tradicionais de dobra de água, entre uma coleção de mercadorias em um navio de comerciantes piratas. Incapaz de arcar com o alto preço exigido pelo pergaminho pelos piratas, mas incapaz de passar tal oportunidade para finalmente ter instrução formal em dobras de água, ela habilmente roubou o pergaminho e acabou se livrando dele. Katara e Aang primeiro aprenderam a técnica do chicote de água a partir do pergaminho, [14] e depois continuaram a melhorar sua técnica geral. Até a sua chegada na Tribo da Água do Norte, Katara e Aang demonstraram uma melhora considerável, e a confiança de Katara em suas próprias habilidades aumentou dramaticamente.

Mais tarde, Katara demonstrou a capacidade de se curvar com maior precisão e facilidade em comparação a quando roubou o pergaminho pela primeira vez. Ela foi capaz de tirar água invisível de diferentes fontes e dobrar maiores quantidades em geral, lançando-as em explosões poderosas e congelando a água com muito mais controle do que antes. [54] [60] Mais tarde, ela desenvolveu várias de suas próprias técnicas, incluindo manipulação de nuvens [61] [62] e uma variação manual da técnica do chicote de água. Katara também demonstrou maior manipulação de gelo e neve, bem como descobriu sua capacidade de curar. [63] No tempo entre a aquisição do pergaminho de dobra de água e a chegada ao Polo Norte, a determinação e a disciplina de Katara viram sua proficiência melhorar bastante, claramente superando a de Aang.

Sob a orientação do Mestre Pakku, as habilidades de dobra de água de Katara avançaram mais rápido que a de qualquer aluno que ele já havia treinado, o que ele acreditava em sua feroz determinação, paixão e trabalho duro. Ela lutou e derrotou Zuko com o poder aumentado da lua quase cheia. Durante a luta, ela o derrubou, desviou e protegeu seus ataques, aprisionou-o em uma cúpula de gelo sólido e, mais tarde, uma onda de gelo sólido. Embora ela tenha sido derrotada por Zuko depois que o sol nasceu, ela lutou contra ele novamente com a lua cheia e o derrotou facilmente. [57]

Após o Cerco do Norte, Pakku declarou a Katara um mestre de dobras de água de pleno direito. Katara continuou a aprimorar seu potencial de dobra de água, demonstrando regularmente seu domínio de dobra de água em batalha. Em Omashu, Katara bloqueou uma enxurrada de facas de Mai chicoteando tábuas de madeira que foram ao ar e serviram como escudos à sua frente. Ela conseguiu bloquear as facas da mão de Mai com gelo e retaliou congelando o braço de Mai no gelo. Ty Lee se esquivou para trás de Katara e bloqueou seu chi, impedindo-a de Dobrar Água. [48] Enquanto no pântano, Katara cortou as videiras segurando-a com a água armazenada em sua bolsa. Na batalha em que ela, Aang e Sokka lutaram contra Huu, Katara criou grandes ondas na água do pântano, congelou uma parte do monstro do pântano e criou um rolo de água que ela usou para fazer um buraco no monstro. Ela também criou grandes lâminas redondas fora da água e as usou para cortar o monstro de Huu. Mais tarde, ela derrotou facilmente dois estudantes de dobra de terra congelando-os em gelo sólido. [65]

Ao se deparar com Ty Lee pela segunda vez, Katara lutou com a água de sua bolsa para afastar seus ataques de bloqueio do chi, forçando Ty Lee a se afastar de discos de água afiada como navalha. Ela também impediu Azula de matar Aang, pegando sua mão em um chicote de água. [51] Enquanto cruzava o Travessia da Serpente, ela fez uma ponte de gelo para o grupo atravessar e trabalhou com Aang para apoiar uma bolha subaquática para o grupo viajar. Ela também surfou em uma prancha de gelo e, junto com Aang, criou um enorme redemoinho para derrotar a serpente. [47]

Ela também rapidamente condensou vapor de água em gelo para derrotar seus inimigos. [66] Ao atacar Jato ao reencontrá-lo, ela usou pontas de gelo, semelhantes às adagas de Mai, para prender Jato na parede de um beco. [55] Enquanto lutava contra a Guarda Real de Dobradores de Terra, Katara derrotou dezenas deles com chicotes e correntes de água. Nas catacumbas de cristal, Katara e Aang lutaram contra Zuko e Azula. Katara conseguiu cortar uma das franja de cabelo de Azula com uma lâmina de água, e criou dois enormes chicotes de água, que ela usou para capturar Rapidamente Azula. Mais tarde, esses chicotes foram capazes de igualar os enormes chicotes de fogo de Zuko. Finalmente, quando Katara estava cercada pelos agentes do Dai Li, ela se defendeu com a forma de polvo e andou em uma enorme onda que derrubou esses agentes, assim como Zuko. Ela começou a escapar em um fluxo crescente de água, levando Aang para a segurança. [56] A Dobra de água de Katara mais tarde se tornou ainda mais avançada e destrutiva. Durante uma briga com um navio Nação do Fogo, Katara usou uma enorme onda para separar os dois navios e criou uma enorme barreira de vapor entre eles para se proteger. Uma vez que seu navio foi atingido por um arpão, Katara usou sua respiração gelada de dobra de água para congelar o buraco no casco do navio, consertando-o assim. [13] Quando Aang realizou uma dança para alguns de seus amigos da escola da Nação do Fogo, Katara também criou uma fonte de gelo sólido para bebidas, bem como os copos que eles usavam para beber. No rio Jang Hui, Katara criou uma camada de vapor e se lançou sobre a superfície da água. Auxiliada por Aang, ela usou ondas quebrando e mísseis precisos de água para destruir uma fábrica do exército da Nação do Fogo. Ela também explodiu uma embarcação do rio Nação do Fogo no ar e contra um penhasco. [1] Katara também transportou uma enorme bolha de água de um riacho próximo para extinguir um incêndio. [68] Quando Homem Combustão prendeu Katara e Toph na prisão, Katara usou seu próprio suor como uma faca de água para sair de uma cela de madeira. [20] Durante o tempo de Katara se escondendo dentro do Nação do Fogo, ela conheceu uma mulher idosa chamada Hama, que acabou por ser um companheiro de dobra de água da Tribo da Água do Sul. Depois de aprender isso, Hama começou a treiná-la na dobra de água no estilo do sul. Entre muitas técnicas e táticas de combate, Katara tornou-se capaz de condensar a umidade do ar para criar sua própria fonte de água para a sua Dobra, bem como tornar-se consciente de que poderia remover a água da vida vegetal e aprendeu a usar a Dobra_de_Sangue com facilidade. [49] No Dia do Sol Negro, Katara lutou contra os guardas Nação do Fogo na capital, destruindo várias torres de guarda com Sokka e derrotando muitos soldados. [69] [70] No Templo do Ar do Oeste, ela choveu pontas de gelo no Homem Combustão. [53] Enquanto rastreava o assassino de sua mãe, ela usou o poder aprimorado da lua cheia para quase derrubar um navio da Nação do Fogo dos Atacantes do Sul sozinha. Durante seu encontro com Yon Rha, Katara criou uma grande e larga cúpula de água, recolhendo a água da chuva e criando espigas de gelo, quase matando-o. [12] Finalmente, durante o Cometa de Sozin, ela congelou-se e Azula em um bloco de gelo sólido, descongelou o centro dele e acorrentou Azula a uma grade. [11]

Advertisement