Avatar Wiki
Advertisement

Jing é um termo que descreve a infinidade de opções para que se possa direcionar sua energia, tanto interna como externamente. De acordo com o Rei Bumi, eles correspondem a táticas e estratégias na batalha.[1]

Tipos conhecidos[]

De acordo com Bumi, há, pelo menos tecnicamente, oitenta e cinco tipos distintos ou "graus" de jing, embora apenas os três principais tenham sido mencionados:

  • Jing positivo, correspondente a avançar ou atacar.
  • Jing negativo, correspondente a recuar ou fugir.
  • Jing neutro, correspondente à espera e à escuta, ou, como Bumi descreveu, "não fazer nada".

Jing positivo[]

O jing positivo é uma expressão agressiva do chi. Como tal, ele complementa as táticas mais agressivas de Dobradores de Fogo durante o combate. Os Dobradores de Fogo geralmente preferem ação a inação ou evitar conflitos, dependendo fortemente de ataques preventivos para dominar seus adversários com poder puro. Estes atributos positivos do jing também são encontrados nas atitudes e personalidades que são comuns entre as pessoas da Nação do Fogo.

Jing negativo[]

O jing negativo é exercido principalmente na Dobra de Ar, refletindo o estilo pacífico dos Nômades do Ar e sua filosofia de que toda a vida é sagrada; eles afirmam que a violência deve ser usada apenas como um último recurso quando o conflito não pode ser evitado.[2] Os Dobradores de Ar são mais lutadores mais móveis em comparação com os Dobradores de Terra e possuem um estilo de luta altamente dinâmico; para "evitar e evadir" é reconhecido como uma típica tática de um Dobrador de Ar.[3]

No caso da Dobra de Água, as manobras comuns consistem em seguir o exemplo da Lua e do Oceano de "empurrar e puxar".[4] Como tais, os Dobradores de Água alternam entre e manter um equilíbrio de jing positivo e negativo em combate, permitindo-lhes transformar a defesa em ofensa como eles usam a força do seu adversário contra eles, enquanto conserva a própria força.

Jing neutro[]

O jing neutro é declaradamente a chave para a Dobra de Terra. Fundamentalmente, o jing neutro envolve ouvir, embora aparentemente não fazer nada, e esperando o momento certo para a atitude. Quando em combate, os Dobradores de Terra são mais combatentes estacionários, normalmente esperando que seu oponente chegue até eles, enquanto permanecem em pé e enfrentam os ataques de seus oponentes de frente, antes de entregarem um ataque mortal. O jing neutro forma a base da Dobra da Terra verdadeira, e é o conceito usado pelos primeiros mestres, as Toupeiras-Texugos. A idéia também é fundamental no sentido sísmico, um estilo de luta perspicaz usado por pouquíssimos dobradores, um dos quais era Toph.[5]

Como destacado, alguém que dominou o jing neutro é alguém que espera e escuta antes de golpear. Bumi confiou no jing neutro, na medida em que ele se recusou a fugir Omashu mesmo quando Aang veio em seu socorro. Seu desejo de esperar um momento oportuno para atacar foi inicialmente desconcertante para seus soldados e para Aang, embora o Avatar posteriormente aceitou a decisão de Bumi.[1] O monarca acabou por se libertar durante o Dia do Sol Negro, reconhecendo-o como o momento preciso para atacar como seus captores estavam indefesos sem seu fogo.[2]

Trívia[]

  • Jīng ou Jīn (勁) significa "poder" ou "energia" em chinês.
  • O conhecimento do jing parece ter sido bem conhecido ou foi pelo menos conhecimento comum antes da Guerra dos Cem Anos, como Aang e Bumi parecem compreender suas idéias com relativa facilidade, enquanto muitos Dobradores de Terra modernos não conseguem expor o conhecimento do conceito.
  • O conceito do jing, enquanto ele pode ser refletido como as diferenças de opções abertas para uma pessoa em batalha, na verdade, também corresponde a todos os aspectos da vida de uma pessoa e não apenas no campo de batalha.
  • Um paralelo ao conceito da série de jing seria a reação de "lutar ou fugir" na psicologia; certos tipos de personalidades são mais inclinados a agir de acordo com um determinado jing.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 Retorno à Omashu. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (7 de abril de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  2. 2,0 2,1 O Cometa de Sozin Parte 2 - Os Velhos Mestres. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 19. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  3. O Rei de Omashu. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 5. (18 de março de 2005). Nickelodeon. John O'Bryan (roteirista) & Anthony Lioi (diretor).
  4. O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  5. A Bandida Cega. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 6. Nickelodeon. (5 de maio de 2006). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).

Links externos[]

Advertisement