Avatar Wiki
Advertisement

Gregory Dean "Greg" Baldwin é um ator e locutor americano que deu as vozes de Iroh, Homem Combustão e várias outras personagens em Avatar: The Last Airbender. Mais tarde, ele retornou para dar voz a Iroh, um ladrão e um dos soldados de Kuvira em quatro episódios de A Lenda de Korra.

Carreira[]

Baldwin trabalhou extensivamente no teatro, aparecendo como Mushnik em Little Shop Of Horrors, Dr. Zubritsky em Neil Simon's Fools, e Conde Otto Von Bruno em Bullshot Crummond. Conhecido principalmente como ator de voz, assumiu papéis como Boris The Cosmonaut Monkey em Brandy & Mr. Whiskers, Daddy Bailey em Xiaolin Showdown, Jack M. Crazyfish em SpongeBob SquarePants, e várias personagens na série Star Wars: The Clone Wars do Cartoon Network. A sua voz também pode ser ouvida em vários jogos de vídeo, como Rainbow 6: Lockdown, F.E.A.R., BioShock, entre outros.

Informações biográficas[]

Greg Baldwin foi criado em Spring, Texas, e reside atualmente em San Fernando Valley. Ele é casado com Melissa Baldwin há 26 anos e o casal tem dois filhos, Sydney e Cooper.

Trívia[]

  • Baldwin interpretou algumas falas que Mako não conseguiu completar no Livro Dois: Terra, que foram misturadas com as gravações de Iwamatsu. Ele passou a fazer todo o trabalho de voz de Iroh no Livro Três: Fogo. Embora o seu timbre vocal seja mais leve do que o de Mako, Baldwin reproduziu o sotaque, a pronúncia, a acentuação das sílabas e os tons graves únicos de Mako na sua atuação, em vez de usar um estilo diferente para Iroh.
  • Baldwin também deu voz a Aku da série Samurai Jack do Cartoon Network devido à sua proficiência em replicar a voz de Mako. Deu voz ao papel no videojogo FusionFall de 2009, na quinta temporada da série, e no videojogo Jack: Battle Through Time.
  • Durante a produção do Book Two, Baldwin também substituiu Iwamatsu como Mestre Splinter em TMNT, onde as suas gravações foram misturadas com as de Iwamatsu.
  • Baldwin frequentou a Universidade de Houston com o seu colega ator de voz Jeff Bennett.
Advertisement