FANDOM

Emblema neutro

Este artigo é sobre a Equipe Avatar da época de Aang. Você pode estar procurando Equipe Avatar (Korra).

Equipe Avatar é o nome usado para se referir aqueles que estão ajudando o avatar em seu propósito de manter o equilíbrio no mundo, nesse caso Aang e quem está acompanhando-o. O grupo inicialmente foi formado por Katara, Sokka e Aang e mais tarde Toph, mas Zuko e Suki, eventualmente, se tornaram membros importantes. O tamanho da equipe varia pouco até a Invasão à Nação do Fogo, onde um número muito maior de pessoas começam a entrar e sair do grupo. O nome do grupo se originou a partir de Sokka, que também sugeriu a Esquadrilha Bumeraang (porque tinha "Aang" nele).

Equipe Avatar, a partir do final da guerra, é notória por ter pelo menos um membro de cada uma das quatro nações, e pelo menos um mestre de cada uma das Artes de Dobra (até dois não-dobradores). Isto faz a Equipe Avatar um grupo de combate formidável, e eles foram capazes de invadir até mesmo o Palácio Real do Reino Terra sem qualquer auxílio externo.

HistóriaEditar

FundaçãoEditar

Formação da Equipe AvatarEditar

Durante a Guerra dos Cem Anos, iniciada por Senhor do Fogo Sozin em 0 DG, Avatar Aang fugiu do Templo do Ar do Sul pouco antes do genocídio dos Nômades do Ar. Depois de ser pego em uma tempestade, Aang desencadeou o Estado Avatar e encapsulou-se em um bloco de gelo, uma prisão que durou cem anos. [1] Eventualmente, Katara e Sokka descobriram o bloco de gelo, e Katara, sem querer, usou Dobra de Água para soltá-lo. Um brilhante raio de luz de repente saiu da casca quebrada, e os dois adolescentes o encontraram pela primeira vez. [2] Mais tarde, eles descobriram sua posição como o Avatar e decidiram acompanhá-lo em sua jornada para a Tribo da Água do Norte, onde ele dominaria a dobra de água. [3]

Viagem ao NorteEditar

Durante sua longa jornada, Equipe Avatar conheceu Suki, [4] Haru,[5] os Lutadores da Liberdade, [6] Teo,[7] escaparam de Zuko [8] e Zhao, [9][10][11] e visitaram dois dos os quatro Templos do Ar. [12][7] Quando eles visitaram o Templo do Ar do Sul, eles encontraram um lêmure alado que Aang decidiu adotar como seu animal de estimação, nomeando-o como Momo. [12] Equipe Avatar subseqüentemente tomou uma rota pelo oeste do Reino da Terra, encontrando muitas pessoas e visitando várias aldeias. Ao chegar na Tribo da Água do Norte, Aang começou a treinar com o Mestre Pakku, e mais tarde foi acompanhado por Katara. [13]

Tribo da Água do NorteEditar

O almirante Zhao logo planejou um ataque à tribo do norte, enviando grandes forças navais para sobrepujar a cidade. [13] Procurando por respostas sobre como salvar a tribo, Aang se aventurou no Mundo dos Espíritos, [14] onde ele visitou o espírito Koh, o Ladrão de Faces. Logo depois, o Espírito da Lua, Tui, foi capturado e assassinado por Zhao, fazendo com que a lua ficasse vermelha, antes de desaparecer completamente, deixando os dobradores da água indefesos. Em desespero, Aang trabalhou junto com o Espírito do Oceano, La, para expulsar o exército invasor. Enquanto isso, a princesa Yue, cuja vida foi salva em sua infância por Tui, desistiu de sua vida para salvar Tui e se tornou o atual Espírito da Lua. [15] Quando o cerco terminou, a gangue viajou para o sul para encontrar um professor de Dobra de Terra, particularmente em busca do rei Bumi, a quem haviam conhecido antes. [16]

Reino da TerraEditar

Toph, Katara e Sokka Toph Beifong se juntou a Equipe Avatar e se tornou o instrutor de dobra de terra de Aang. A equipe viajou para a cidade de Omashu, na esperança de encontrar o rei Bumi como um instrutor de dobra de terra [17] . Quando chegaram, descobriram que Omashu havia sido capturado pela Nação do Fogo e renomeado New Ozai. Desanimados, a equipe resgatou Bumi, que aconselhou Aang a procurar alguém que esperasse e ouvisse antes de atacar. [18] Eventualmente viajando para a cidade de Gaoling, eles conheceram Toph Beifong, uma poderosa garota cega, que se juntou a eles em um esforço para deixar seus pais superprotetores e salvar o mundo. [19] Aang começou a aprender dobra de terra sob Toph [20] e continuou praticando a dobra de água com Katara como sua mestra. A equipe de férias descansou até chegar a uma biblioteca secreta no deserto de Si Wong. Lá, eles aprenderam sobre um eclipse solar que tornaria todos os Dobradores de Fogo impotentes. O grupo decidiu levar essa informação ao Rei da Terra, antes de descobrir que Appa havia sido capturado. [21] Eles eventualmente cruzaram a Passagem da Serpente, onde se reuniram com Suki e chegaram ao seu destino: a capital do Reino da Terra, Ba Sing Se. [22]

Em Ba Sing SeEditar

Chegando nos arredores de Ba Sing Se, a equipe foi forçada a lutar e salvar Ba Sing Se da broca, um mecanismo Nação do Fogo projetado para romper as muralhas da capital do Reino da Terra. A cidade foi salva quando Aang destruiu a broca. [23] Em Ba Sing Se, a gangue descobriu uma conspiração liderada por Long Feng, o Grande Secretariado de Ba Sing Se. Long Feng utilizou sua posição assim como o Dai Li para encobrir a guerra simultânea e ganhar o controle da cidade. [24] Depois de encontrar Appa, que foi salvo por Zuko, [25] a equipe tentou informar o Rei da Terra, Kuei, da conspiração. Embora inicialmente desconfiasse, ele acabou convencido de que a guerra era uma realidade ao ver a broca destruída. Long Feng foi posteriormente preso pelo Dai Li. [26] Equipe Avatar ameaça o rei da terra Equipe Avatar lutou para entrar no Palácio Real do Reino da Terra. O grupo se separou por uma semana: Aang se encontrou com um Pathik, um guru que iria ensiná-lo a controlar o Estado Avatar, Sokka se reuniu com seu pai depois de dois anos, Katara permaneceu na cidade para ajudar os generais a planejar a invasão da Nação do Fogo, e Toph foi inesperadamente sequestrada e aprisionada em uma caixa de metal, [26] onde ela descobriria o segredo da Dobra de Metal. [27] Depois de abandonar seu treinamento com o guru e se reunir com Sokka, Aang se juntou a Iroh e salvou Katara e Zuko das Catacumbas de Cristal da Velha Ba Sing Se. Iroh pediu a Zuko para reformar e mudar seus modos antagônicos; no entanto, após uma oferta astuta para restaurar sua honra de sua irmã, Azula, ele mudou de lado e se juntou a ela. Depois que Aang entrou no Estado Avatar, Azula disparou um raio contra ele, atingindo-o e matando-o. Imediatamente após isso, Katara o salvou usando sua água especial do Oásis dos Espíritos. [28]

Na Nação do FogoEditar

Abraço do grupo Equipe Avatar|A gangue se abraçou depois de resgatar Aang.

Depois do golpe de Ba Sing Se, a Equipe Avatar disfarçou-se de civis comuns da Nação do Fogo [28] e se escondeu em várias aldeias e cidades da Nação do Fogo, esperando pelo Dia do Sol Negro e continuando o treinamento de Aang. Na aldeia de Shu Jing, Sokka foi treinado pelo Mestre Piandao em esgrima. [29] Em uma aldeia eles encontraram um dobrador de água chamado Hama da Tribo da Água do Sul, o inventor de uma técnica especializada de dobra de água conhecida como Dobra de Sangue. Hama guardou um profundo rancor contra a Nação do Fogo e seu povo depois de seus anos em cativeiro, tentando se vingar sempre que possível. Katara foi forçada a usar dobra de sangue para defender a si mesma e a seus amigos de Hama. [30]

No Dia do Sol Negro, a gangue invadiu a Capital da Nação do Fogo com a ajuda dos guerreiros do Reino da Terra e da Tribo da Água, usando armas e veículos inventados por Sokka e o Mecânico [31] A Nação do Fogo, no entanto, estava ciente do plano de invasão, permitindo assim que o Senhor do Fogo Ozai se escondesse durante o eclipse. A invasão falhou, e apenas os membros mais jovens do grupo conseguiram escapar em Appa. O resto dos invasores foi feito prisioneiro [32].

Templo do Ar do Oeste Zuko quer se juntar a Equipe Avatar|Zuko tentou se juntar a Equipe Avatar.

A gangue e os outros participantes mais jovens da invasão - Haru, Teo e O Duque - viajaram para o Templo do Ar do Oeste. Zuko seguiu-os com o objetivo de mudar sua vida e se juntar a Equipe Avatar para ajudar a acabar com a guerra e derrotar o Senhor do Fogo Ozai. Ele tentou provar para o grupo que ele havia mudado para melhor, mas foi só depois que ele salvou a gangue de Homem Combustão que Zuko recebeu sua aceitação como professor de Aang. No entanto, Katara se recusou a confiar em Zuko e avisou-o das consequências de qualquer traição. [33] Zuko começou a ensinar Aang, mas porque ele havia perdido seu "impulso" original de perseguir o Avatar, ele não conseguiu se curvar. Recusando-se a alimentar sua inclinação com raiva, Zuko e Aang viajaram para a cidade antiga dos Guerreiros do Sol para aprender sobre a origem do ataque de fogo com dragões. [34] Os dobradores do grupo saíram em Appa para praticar dominação e voltaram no dia seguinte para encontrar Sokka que havia estabelecido um "estabelecimento livre de dobras" para os não dobradores do grupo. Durante toda a noite, os membros do chamado "Benderang Benderang Club" fizeram um grande show de suas festividades. Enquanto os outros pareciam ter pouco ou nenhum aviso sobre o clube, Aang se maravilhou com inveja de suas atividades, insistindo para os outros que eles tinham que encontrar uma maneira de entrar em ação, mas Katara o convenceu a esquecer o clube. Na manhã seguinte, no entanto, todos os dominadores conseguiram convencer Sokka a fazer exceções à sua regra de "sem dobrar". Depois de recitar o "Juramento Boomeranger", todos os benders receberam a associação. [35]

Com a esperança de salvar Hakoda, Sokka viajou mais tarde com Zuko para a Pedra Fervente, uma prisão da Nação do Fogo que eles infiltraram enquanto disfarçados de guardas de segurança. Depois de encontrar Suki na prisão e não conseguir escapar com outro prisioneiro chamado Chit Sang, eles decidiram adiar a fuga quando Sokka encontrou seu pai. [36] Eles inventaram um novo plano para escapar, no entanto, durante esta fuga, encontraram Azula e suas amigas. Mai ajudou Zuko e os outros na fuga, fazendo com que Azula a desafiasse depois de descobrir sua traição. No entanto, Ty Lee interveio, paralisando Azula, e a equipe escapou com Chit Sang, Suki e Hakoda. [37]

De volta para a Nação do FogoEditar

Abraço do grupo Equipe Avatar completo|O grupo se reuniu do lado de fora da casa de praia de Ozai antes da chegada do cometa de Sozin.

O Avatar e seus amigos foram forçados a fugir novamente depois que Azula os encontrou no Templo do Ar do Oeste; aqui foi decidido que Chit Sang, Hakoda, Haru, O Duque e Teo se separassem do grupo. Depois de fugir para outro esconderijo, Zuko confrontou Katara sobre sua desconfiança em relação a ele e pensou em uma maneira de ganhar sua amizade. Ele decidiu ajudar Katara a encontrar Yon Rha, o soldado Nação do Fogo responsável por matar sua mãe. Juntos, eles encontraram o homem, mas após o confronto com ele, Katara se recusou a promulgar vingança contra ele. Ao retornar, Katara finalmente perdoou Zuko e aceitou-o como um membro confiável da equipe. [38]

Três dias antes da chegada do Cometa de Sozin, eles viajaram para a casa de praia de Ozai, onde Aang continuava treinando. O grupo foi para uma peça chamada "O Garoto no Iceberg", que foi baseada nas aventuras do Avatar e seus amigos. Aang confrontou Katara sobre o relacionamento deles, mas ela simplesmente descartou a ideia, dizendo que estava confusa.[39]Aang também teve dificuldades em decidir como derrotar Ozai sem levar a vida do Senhor do Fogo. Seus amigos o pressionaram para matar o Senhor do Fogo, mas Aang insistiu que era contra suas crenças como um dos Nômades do Ar. Enquanto dormia, Aang foi atraído para uma misteriosa ilha que apareceu no mar. [1] Seus amigos contrataram June, a caçadora de recompensas, para tentar localizá-lo novamente, mas como ela era incapaz de fazê-lo, eles decidiram procurar por Iroh. Na ilha, Aang pediu orientação de suas vidas passadas, mas eles também insistiram que ele deveria matar Ozai, agora autoproclamado Rei Fênix. A ilha acabou por ser uma tartaruga leão gigante, que deu a Aang a orientação que ele estava procurando. Quando o resto da equipe estava na busca, eles encontraram a Ordem do Lótus Branco, sendo seu líder Iroh. Depois de se reunir com Iroh, eles decidiram ir em direções diferentes para ajudar a parar a Nação do Fogo e se preparar para a batalha final. [40]

Batalhas finais da Guerra dos Cem AnosEditar

Babando Ozai após sua derrota|Membros da equipe se aproximaram e zombaram de Ozai depois que ele foi energizado por Aang.

Zuko e Katara confrontaram Azula, onde ela desafiou Zuko para um Agni Kai; durante a batalha, Zuko foi ferido pela explosão de raios de Azula enquanto protegia Katara. Katara derrotou Azula e curou os ferimentos de Zuko. Enquanto isso, Aang confrontou Ozai na Floresta Wulong, mas foi incapaz de derrotá-lo, ainda sem vontade de matá-lo. Sokka, Toph e Suki tentaram deter a frota de dirigíveis, mas logo foram separados, enquanto a Ordem do Lótus Branco lutava pela liberdade de Ba Sing Se. [41]

Ozai acidentalmente fez com que Aang entrasse no Estado Avatar, explodindo-o em uma rocha afiada com seu ataque de fogo, desbloqueando seu sétimo chakra e restaurando totalmente sua conexão com o Espírito Avatar. A Ordem do Lótus Branco liberou com sucesso Ba Sing Se, enquanto Sokka, Suki e Toph desativaram todas as aeronaves. Aang superou Ozai enquanto estava no Estado Avatar, mas ainda se recusou a matá-lo; em vez disso, ele usou a técnica de Dobra de Energia que ele havia aprendido com a tartaruga-leão para despojar Ozai de seus poderes de dominação. Zuko foi subseqüentemente coroado o novo Senhor do Fogo e declarou a guerra terminada. Mais tarde, Equipe Avatar celebrou juntos no Dragão de Jasmim junto com Iroh e Mai. [42]

Depois da Guerra dos Cem AnosEditar

No Reino da Terra, Avatar Aang e Rei da Terra Kuei planejavam apagar as colônias de Nação do Fogo. O Senhor do Fogo Zuko sentiu-se desconfortável ao fazê-lo, pois os cidadãos de Nação do Fogo que viviam lá recusaram-se a voltar, tendo criado famílias com os cidadãos japoneses que também viviam lá e se sentiam em casa. Aang e Katara tentaram ajudar a consertar as relações entre os dois países, enquanto Sokka ajudou Toph a ensinar seus alunos a dobrarem em sua escola. Zuko pediu conselho ao pai. Foi-lhe dito que ele precisava defender as colônias e concordou em uma reunião de paz com o Rei da Terra. Kuei, querendo "ser um homem" e compensar sua fraca decisão, enviou tropas para evacuar os cidadãos Nação do Fogo à força.

Mais tarde, Zuko chamou a assistência de Equipe Avatar para ajudá-lo a encontrar sua mãe e manter um olho em sua irmã que estaria acompanhando-a. Azula e a equipe mostraram pouca gentileza um com o outro. A outrora Princesa do Fogo atacou algumas vezes, provocando reação de Katara especialmente que se sentia protetora sobre Aang e Sokka. Uma vez que se aventuraram no Vale do Esquecimento, as tensões não diminuíram. No entanto, quando a equipe estava sob ataque, Azula salvou Sokka da dobra de Misu, apesar de ter feito isso por motivos egoístas. [43]

Com relação às colônias de Nação do Fogo, o Senhor do Fogo Zuko e Avatar Aang resolveram a questão transformando as colônias de Nação do Fogo na República das Nações Unidas, uma república onde os dobradores e não dobradores de todas as culturas poderiam viver juntos em paz. Eles nomearam a capital de Cidade República. A equipe acabou se separando quando Toph se tornou o chefe de polícia da Força Policial de Cidade República, Sokka se tornou o representante da Tribo da Água do Sul e presidente do Conselho da República Unida, e Zuko continuou seu reinado como o Senhor do Fogo. Legado

A reputação de Equipe Avatar perdurou por muito tempo depois que se desfez e a maioria de seus membros faleceu. Em 170 DG, Bolin mencionou que Aang tinha amigos que o ajudaram em suas viagens. Encorajada por isso, Korra e seus amigos Mako, Bolin e Asami Sato fundaram outro grupo, que Bolin apelidou de a "nova Equipe Avatar". [44] Sua equipe originalmente se comprometeu a proteger Cidade Repúlica da ameaça de Amon e da Revolução Anti-Dobra.

Membros Editar

Membros originais Editar

Sokka

Novos membros Editar

Membros animais Editar

Membros temporários Editar

Ser um membro significa estar na equipe por pelo menos dois episódios consecutivos com excessão de Falquito, já que Sokka diretamente o estabeleceu como parte do time.

Aliados Editar

† indica morte durante a série

Nação do Fogo Editar

Reino da Terra Editar

Tribo da Água Editar

  • Misu
  • Pakku
  • Rafa
  • Tho
  • Yue († quando mortal, e mais tarde aliada como Espírito da Lua)

Nômades do Ar Editar

Mundo Espiritual Editar

Outros Editar

Enemies Editar

† indica falecimento

Nação do Fogo Editar

Reino da Terra Editar

Tribo da Água Editar

Mundo Espiritual Editar

Antigos inimigos Editar

ReferênciasEditar

  1. "A Tempestade". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  2. "O Garoto no Iceberg". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 1. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  3. "O Retorno do Avatar". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 2. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  4. "As Guerreiras de Kyoshi". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 4. (4 de março de 2005). Nickelodeon. Nick Malis (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  5. "Aprisionados". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 6. Nickelodeon. (25 de março de 2005). Matthew Hubbard (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  6. "Jato". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 10. Nickelodeon. (6 de maio de 2005). James Eagan (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  7. 7,0 7,1 "O Templo de Ar do Norte". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 17. Nickelodeon. (4 de novembro de 2005). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  8. Por todo o
  9. "Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  10. "O Espírito Azul". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 13. Nickelodeon. (17 de junho de 2005). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  11. "O Desertor". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 16. Nickelodeon. (21 de outubro de 2005). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  12. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas SAT
  13. 13,0 13,1 "O Mestre de Dobra de Água". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 18. Nickelodeon. (18 de novembro de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  14. "O Cerco do Norte Parte 1". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 19. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  15. "O Cerco do Norte Parte 2". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  16. "O Estado Avatar". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (17 de março de 2006). Aaron Ehasz, Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  17. "A Caverna dos Dois Amantes". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 2. Nickelodeon. (24 de março de 2006). Joshua Hamilton (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  18. "Retorno à Omashu". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (7 de abril de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  19. "Zuko Sozinho". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 7. Nickelodeon. (12 de maio de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  20. "Trabalho Amargo". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 9. Nickelodeon. (2 de junho de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  21. "A Biblioteca". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 10. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  22. "A Passagem da Serpente". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 12. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Joshua Hamilton (roteiristas) & Ethan Spaulding (diretor).
  23. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas DRL
  24. "Cidade de Muros e Segredos". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 14. Nickelodeon. (22 de setembro de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  25. "Lago Laogai". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 17. Nickelodeon. (6 de novembro de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  26. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas EK
  27. "O Guru". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 19. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  28. 28,0 28,1 "As Encruzilhadas do Destino". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 20. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Michael Dante DiMartino (diretor).
  29. "A Faixa de Cabeça". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 2. Nickelodeon. (28 de setembro de 2007). John O'Bryan (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  30. "A Manipuladora de Fantoches". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 8. Nickelodeon. (9 de novembro de 2007). Tim Hedrick (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  31. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas DBS1
  33. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas WAT
  34. "Os Mestres da Dominação de Fogo". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de julho de 2008). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  35. Predefinição:Cite comic
  36. "A Rocha Fervente - Parte 1". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 14. Nickelodeon. (16 de julho de 2008). May Chan (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  37. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas BR2
  38. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas SR
  39. "Os Atores da Ilha Ember". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 17. Nickelodeon. (18 de julho de 2008). Tim Hedrick, Josh Hamilton, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  40. "O Cometa de Sozin Parte 2 - Os Velhos Mestres". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 19. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  41. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas SC3
  43. Predefinição:Cite comic
  44. "Quando os Extremos se Encontram". A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (2 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  45. Predefinição:Cite web