Avatar Wiki
Advertisement
Emblema neutro.png

Este artigo é sobre a Equipe Avatar da época de Aang. Você pode estar procurando Equipe Avatar (Korra).

Equipe Avatar é o nome usado para se referir aqueles que estão ajudando o avatar em seu propósito de manter o equilíbrio no mundo, nesse caso Aang e quem está acompanhando-o. O grupo inicialmente foi formado por Katara, Sokka e Aang e mais tarde, Momo, Toph, Zuko e Suki se tornaram membros importantes. O tamanho da equipe variou pouco até a invasão à Nação do Fogo, onde um número muito maior de pessoas começam a entrar e sair do grupo. O nome do grupo se originou a partir de Sokka, que também sugeriu a Esquadrilha Bumeraang (porque tinha "Aang" nele).

Equipe Avatar, a partir do final da guerra, é notória por ter pelo menos um membro de cada uma das quatro nações, e pelo menos um mestre de cada uma das Artes de Dobra (até dois não-dobradores). Isto faz a Equipe Avatar um grupo de combate formidável, e eles foram capazes de invadir até mesmo o Palácio Real do Reino da Terra e destruir uma frota de aeronaves sem qualquer auxílio externo.

História[]

Fundação[]

Formação da Equipe Avatar[]

Durante a Guerra dos Cem Anos, iniciada por Senhor do Fogo Sozin em 0 DG, Avatar Aang fugiu do Templo do Ar do Sul pouco antes do genocídio dos Nômades do Ar. Depois de ser pego em uma tempestade, Aang desencadeou o Estado Avatar e encapsulou-se em um bloco de gelo, uma prisão que durou cem anos. [1] Um século depois, Katara e Sokka descobriram o bloco de gelo, e Katara, sem querer, usou Dobra de Água para soltá-lo. Um brilhante raio de luz de repente saiu da casca quebrada, e os dois adolescentes o encontraram pela primeira vez. [2] Mais tarde, eles descobriram sua posição como o Avatar e decidiram acompanhá-lo em sua jornada para a Tribo da Água do Norte, onde ele aprenderia a dobra de água. [3]

Viagem ao Norte[]

Durante sua longa jornada, Equipe Avatar conheceu Suki, [4] Haru,[5] os Lutadores da Liberdade, [6] Teo,[7] escaparam de Zuko [8] e Zhao, [9][10][11] e visitaram dois dos os quatro Templos do Ar. [12][7] Quando eles visitaram o Templo do Ar do Sul, eles encontraram um lêmure alado que Aang decidiu adotar como seu animal de estimação, nomeando-o como Momo. [12] Equipe Avatar subseqüentemente tomou uma rota pelo oeste do Reino da Terra, encontrando muitas pessoas e visitando várias aldeias. Ao chegar na Tribo da Água do Norte, Aang começou a treinar com o Mestre Pakku, e mais tarde foi acompanhado por Katara. [13]

Na Tribo da Água do Norte[]

O almirante Zhao logo planejou um ataque à tribo do norte, enviando grandes forças navais para sobrepujar a cidade. [13] Procurando por respostas sobre como salvar a tribo, Aang se aventurou no Mundo dos Espíritos, [14] onde ele visitou o espírito Koh, o Ladrão de Faces. Logo depois, o Espírito da Lua, Tui, foi capturado e assassinado por Zhao, fazendo com que a lua ficasse vermelha, antes de desaparecer completamente, deixando os dobradores da água indefesos. Em desespero, Aang trabalhou junto com o Espírito do Oceano, La, para expulsar o exército invasor. Enquanto isso, a princesa Yue, cuja vida foi salva em sua infância por Tui, desistiu de sua vida para salvar Tui e se tornou o atual Espírito da Lua. [15] Quando o cerco terminou, a gangue viajou para o sul para encontrar um professor de Dobra de Terra, particularmente em busca do rei Bumi, a quem haviam conhecido antes. [16]

Reino da Terra[]

A equipe viajou para a cidade de Omashu, na esperança de encontrar o rei Bumi como um instrutor de dobra de terra [17] . Quando chegaram, descobriram que Omashu havia sido capturada pela Nação do Fogo e renomeado Nova Ozai. Desanimados, a equipe resgatou Bumi, que aconselhou Aang a procurar alguém que esperasse e ouvisse antes de atacar. [18] Eventualmente viajando para a cidade de Gaoling, eles conheceram Toph Beifong, uma poderosa garota cega, que se juntou a eles em um esforço para deixar seus pais superprotetores e salvar o mundo. [19] Aang começou a aprender dobra de terra com Toph [20] e continuou praticando a dobra de água com Katara como sua mestra. A equipe de férias descansou até chegar a uma biblioteca secreta no deserto de Si Wong. Lá, eles aprenderam sobre um eclipse solar que tornaria todos os Dobradores de Fogo impotentes. O grupo decidiu levar essa informação ao Rei da Terra, antes de descobrir que Appa havia sido capturado. [21] Eles eventualmente cruzaram a Passagem da Serpente, onde se reuniram com Suki e chegaram ao seu destino: a capital do Reino da Terra, Ba Sing Se. [22]

Em Ba Sing Se[]

Chegando nos arredores de Ba Sing Se, a equipe foi forçada a lutar e salvar Ba Sing Se da broca, um mecanismo projetado pela Nação do Fogo para romper as muralhas da capital do Reino da Terra. A cidade foi salva quando Aang destruiu a broca. [23] Em Ba Sing Se, a gangue descobriu uma conspiração liderada por Long Feng, o Grande Secretariado de Ba Sing Se. Long Feng utilizou sua posição assim como o Dai Li para encobrir a guerra enquanto ganhava o controle da cidade. [24] Depois de encontrar Appa, que foi salvo por Zuko, [25] a equipe tentou informar o Rei da Terra, Kuei, da conspiração. Embora inicialmente desconfiasse, ele acabou convencido de que a guerra era uma realidade ao ver a broca destruída. Long Feng foi posteriormente preso pelo Dai Li. [26] <--!Equipe Avatar lutou para entrar no Palácio Real do Reino da Terra. -->O grupo se separou por uma semana: Aang se encontrou com Pathik, um guru que iria ensiná-lo a controlar o Estado Avatar, Sokka se reuniu com seu pai depois de dois anos, Katara permaneceu na cidade para ajudar os generais a planejar a invasão à Nação do Fogo, e Toph foi inesperadamente sequestrada e aprisionada em uma caixa de metal, [26] onde ela descobriria o segredo da Dobra de Metal. [27] Depois de abandonar seu treinamento com o guru e se reunir com Sokka, Aang se juntou a Iroh e salvou Katara e Zuko das Catacumbas de Cristal da Velha Ba Sing Se. Iroh pediu a Zuko para reformar e mudar seus modos antagônicos; no entanto, após uma oferta astuta de sua irmã para restaurar sua honra, ele mudou de lado e se juntou a ela. Depois que Aang entrou no Estado Avatar, Azula disparou um raio contra ele, atingindo-o e matando-o. Imediatamente após isso, Katara o salvou usando sua água especial do Oásis dos Espíritos. [28]

Na Nação do Fogo[]

A gangue se abraçou depois de resgatar Aang. Depois do golpe de Ba Sing Se, a Equipe Avatar disfarçou-se de civis comuns da Nação do Fogo [28] e se escondeu em várias aldeias e cidades da Nação do Fogo, esperando pelo Dia do Sol Negro e continuando o treinamento de Aang. Na aldeia de Shu Jing, Sokka foi treinado pelo Mestre Piandao em esgrima. [29] Em uma aldeia eles encontraram uma dobradora de água da Trib da Água do Sul chamada Hama, a inventora de uma técnica especializada de dobra de água conhecida como Dobra de Sangue. Hama guardava um profundo rancor contra a Nação do Fogo e seu povo depois de seus anos em cativeiro, tentando se vingar sempre que possível. Katara foi forçada a usar dobra de sangue para defender a si mesma e a seus amigos de Hama. [30]

No Dia do Sol Negro, a gangue invadiu a Capital da Nação do Fogo com a ajuda dos guerreiros do Reino da Terra e da Tribo da Água, usando armas e veículos inventados por Sokka e o Mecânico [31] A Nação do Fogo, no entanto, estava ciente do plano de invasão, permitindo assim que o Senhor do Fogo Ozai se escondesse durante o eclipse. A invasão falhou, e apenas os membros mais jovens do grupo conseguiram escapar em Appa. O resto dos invasores foi feito prisioneiro. [32]

Templo do Ar do Oeste[]

Zuko tentou se juntar a Equipe Avatar.

A gangue e os outros participantes mais jovens da invasão - Haru, Teo e O Duque - viajaram para o Templo do Ar do Oeste. Zuko seguiu-os com o objetivo de mudar sua vida e se juntar a Equipe Avatar para ajudar a acabar com a guerra e derrotar o Senhor do Fogo Ozai. Ele tentou provar para o grupo que ele havia mudado para melhor, mas foi só depois que ele salvou a gangue de Homem Combustão que Zuko recebeu sua aceitação como professor de Aang. No entanto, Katara se recusou a confiar em Zuko e avisou-o das consequências de qualquer traição. [33] Zuko começou a ensinar Aang, mas porque ele havia perdido seu "impulso" original de perseguir o Avatar, ele não conseguiu se curvar. Recusando-se a alimentar sua inclinação com raiva, Zuko e Aang viajaram para a cidade antiga dos Guerreiros do Sol para aprender sobre a origem da arte de dominação de fogo com dragões. [34] Os dobradores do grupo saíram em Appa para praticar dominação e voltaram no dia seguinte para encontrar Sokka que havia estabelecido um "estabelecimento livre de dobras" para os não dobradores do grupo. Durante toda a noite, os membros do chamado "Benderang Benderang Club" fizeram um grande show de suas festividades. Enquanto os outros pareciam ter pouco ou nenhum aviso sobre o clube, Aang se maravilhou com inveja de suas atividades, insistindo para os outros que eles tinham que encontrar uma maneira de entrar em ação, mas Katara o convenceu a esquecer o clube. Na manhã seguinte, no entanto, todos os dominadores conseguiram convencer Sokka a fazer exceções à sua regra de "sem dobrar". Depois de recitar o "Juramento Boomeranger", todos os dominadores receberam a associação. [35]

Com a esperança de salvar Hakoda, Sokka viajou mais tarde com Zuko para a Rocha Fervente, uma prisão da Nação do Fogo, lá eles se infiltraram disfarçados de guardas de segurança. Depois de encontrar Suki na prisão e não conseguir escapar com outro prisioneiro chamado Chit Sang, eles decidiram adiar a fuga quando Sokka encontrou seu pai. [36] Eles inventaram um novo plano para escapar, no entanto, durante esta fuga, encontraram Azula e suas amigas. Mai ajudou Zuko e os outros na fuga, fazendo com que Azula a desafiasse depois de descobrir sua traição. No entanto, Ty Lee interveio, paralisando Azula, e a equipe escapou com Chit Sang, Suki e Hakoda. [37]

De volta para a Nação do Fogo[]

O grupo se reuniu do lado de fora da casa de praia de Ozai antes da chegada do cometa de Sozin.

O Avatar e seus amigos foram forçados a fugir novamente depois que Azula os encontrou no Templo do Ar do Oeste; aqui foi decidido que Chit Sang, Hakoda, Haru, O Duque e Teo se separassem do grupo. Depois de fugir para outro esconderijo, Zuko confrontou Katara sobre sua desconfiança em relação a ele e pensou em uma maneira de ganhar sua amizade. Ele decidiu ajudar Katara a encontrar Yon Rha, o soldado Nação do Fogo responsável por matar sua mãe. Juntos, eles encontraram o homem, mas após o confronto com ele, Katara se recusou a promulgar vingança contra ele. Ao retornar, Katara finalmente perdoou Zuko e aceitou-o como um membro confiável da equipe.[38]

Três dias antes da chegada do Cometa de Sozin, eles viajaram para a casa de praia de Ozai, onde Aang continuava treinando. O grupo foi para uma peça chamada "O Garoto no Iceberg", que foi baseada nas aventuras do Avatar e seus amigos. Aang confrontou Katara sobre o relacionamento deles, mas ela simplesmente descartou a ideia, dizendo que estava confusa.[39]Aang também teve dificuldades em decidir como derrotar Ozai sem levar a vida do Senhor do Fogo. Seus amigos o pressionaram para matar o Senhor do Fogo, mas Aang insistiu que era contra suas crenças como um dos Nômades do Ar. Enquanto dormia, Aang foi atraído para uma misteriosa ilha que apareceu no mar. [40] Seus amigos contrataram June, a caçadora de recompensas, para tentar localizá-lo novamente, mas como ela era incapaz de fazê-lo, eles decidiram procurar por Iroh. Na ilha, Aang pediu orientação de suas vidas passadas, mas eles também insistiram que ele deveria matar Ozai, agora autoproclamado Rei Fênix. A ilha acabou por ser uma tartaruga leão gigante, que deu a Aang a orientação que ele estava procurando. Quando o resto da equipe estava na busca, eles encontraram a Ordem do Lótus Branco, sendo seu líder Iroh. Depois de se reunir com Iroh, eles decidiram ir em direções diferentes para ajudar a parar a Nação do Fogo e se preparar para a batalha final. [41]

Batalhas finais da Guerra dos Cem Anos[]

Membros da equipe se aproximaram e zombaram de Ozai depois que ele foi energizado por Aang.

Zuko e Katara confrontaram Azula, onde ela desafiou Zuko para um Agni Kai; durante a batalha, Zuko foi ferido pela explosão de raios de Azula enquanto protegia Katara. Katara derrotou Azula e curou os ferimentos de Zuko. Enquanto isso, Aang confrontou Ozai na Floresta Wulong, mas foi incapaz de derrotá-lo, ainda sem vontade de matá-lo. Sokka, Toph e Suki tentaram deter a frota de dirigíveis, mas logo foram separados, enquanto a Ordem do Lótus Branco lutava pela liberdade de Ba Sing Se. [42]

Ozai acidentalmente fez com que Aang entrasse no Estado Avatar, explodindo-o em uma rocha afiada com seu ataque de fogo, desbloqueando seu sétimo chakra e restaurando totalmente sua conexão com o Espírito Avatar. A Ordem do Lótus Branco liberou com sucesso Ba Sing Se, enquanto Sokka, Suki e Toph desativaram todas as aeronaves. Aang superou Ozai enquanto estava no Estado Avatar, mas ainda se recusou a matá-lo; em vez disso, ele usou a técnica de Dobra de Energia que ele havia aprendido com a tartaruga-leão para despojar Ozai de seus poderes de dominação. Zuko foi subseqüentemente coroado o novo Senhor do Fogo e declarou a guerra terminada. Mais tarde, Equipe Avatar celebrou juntos no Dragão de Jasmim junto com Iroh e Mai. [43]

Depois da Guerra dos Cem Anos[]

No Reino da Terra, Avatar Aang e Rei da Terra Kuei planejavam remover as colônias de Nação do Fogo. O Senhor do Fogo Zuko sentiu-se desconfortável ao fazê-lo, pois os cidadãos de Nação do Fogo que viviam lá recusaram-se a voltar, tendo criado famílias com os cidadãos japoneses que também viviam lá e se sentiam em casa. Aang e Katara tentaram ajudar a consertar as relações entre os dois países, enquanto Sokka ajudou Toph a ensinar seus alunos a dobrarem em sua escola. Zuko pediu conselho ao pai. Foi-lhe dito que ele precisava defender as colônias e concordou em uma reunião de paz com o Rei da Terra. Kuei, querendo "ser um homem" e compensar sua fraca decisão, enviou tropas para evacuar os cidadãos Nação do Fogo à força.

Mais tarde, Zuko chamou a assistência de Equipe Avatar para ajudá-lo a encontrar sua mãe e manter um olho em sua irmã que estaria acompanhando-a. Azula e a equipe mostraram pouca gentileza um com o outro. A outrora Princesa do Fogo atacou algumas vezes, provocando reação de Katara especialmente que se sentia protetora sobre Aang e Sokka. Uma vez que se aventuraram no Vale do Esquecimento, as tensões não diminuíram. No entanto, quando a equipe estava sob ataque, Azula salvou Sokka da dobra de Misu, apesar de ter feito isso por motivos egoístas. [44]

Com relação às colônias de Nação do Fogo, o Senhor do Fogo Zuko e Avatar Aang resolveram a questão transformando as colônias de Nação do Fogo na República Unida das Nações, uma república onde os dobradores e não dobradores de todas as culturas poderiam viver juntos em paz. Eles nomearam a capital de Cidade República. A equipe acabou se separando quando Toph se tornou a chefe da polícia de Cidade República, Sokka se tornou o representante da Tribo da Água do Sul e presidente do Conselho da República Unida, e Zuko continuou seu reinado como o Senhor do Fogo.

Legado[]

A reputação de Equipe Avatar perdurou por muito tempo depois que se desfez e a maioria de seus membros faleceu. Em 170 DG, Bolin mencionou que Aang tinha amigos que o ajudaram em suas viagens. Encorajada por isso, Korra e seus amigos Mako, Bolin e Asami Sato fundaram outro grupo, que Bolin apelidou de a "nova Equipe Avatar". [45] Sua equipe originalmente se comprometeu a proteger Cidade Repúlica da ameaça de Amon e da Revolução Anti-Dobra.

Membros[]

Membros originais[]

Sokka.png

Novos membros[]

Membros animais[]

Membros temporários[]

Ser um membro significa estar na equipe por pelo menos dois episódios consecutivos com excessão de Falquito, já que Sokka diretamente o estabeleceu como parte do time.

Aliados[]

† indica morte durante a série

Nação do Fogo[]

Reino da Terra[]

Tribo da Água[]

  • Misu
  • Pakku
  • Rafa
  • Tho
  • Yue († quando mortal, e mais tarde aliada como Espírito da Lua)

Nômades do Ar[]

Mundo Espiritual[]

Outros[]

Inimigos[]

† indica falecimento

Nação do Fogo[]

  • Diretor da Prisão estaleiro
  • Rinocerontes Grosseiros
  • Autoridade da cidade
  • Yon Rha
  • Arqueiros Yuyan
  • Zhao (Aprisionado no Mundo Espiritual)

Reino da Terra[]

Tribo da Água[]

Mundo Espiritual[]

Antigos inimigos[]

Referências[]

  1. A Tempestade. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (3 de junho de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  2. O Garoto no Iceberg. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 1. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  3. O Retorno do Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 2. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  4. As Guerreiras de Kyoshi. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 4. (4 de março de 2005). Nickelodeon. Nick Malis (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  5. Aprisionados. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 6. Nickelodeon. (25 de março de 2005). Matthew Hubbard (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  6. Jato (episódio). Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 10. Nickelodeon. (6 de maio de 2005). James Eagan (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  7. 7,0 7,1 O Templo de Ar do Norte. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 17. Nickelodeon. (4 de novembro de 2005). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  8. Por todo o [[]]
  9. Solstício de Inverno, Parte 2: O Avatar Roku. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (15 de abril de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  10. O Espírito Azul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 13. Nickelodeon. (17 de junho de 2005). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  11. O Desertor. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 16. Nickelodeon. (21 de outubro de 2005). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  12. 12,0 12,1 O Templo de Ar do Sul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 3. (25 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  13. 13,0 13,1 O Mestre de Dobra de Água. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 18. Nickelodeon. (18 de novembro de 2005). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  14. O Cerco do Norte Parte 1. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 19. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  15. O Cerco do Norte Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  16. O Estado Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (17 de março de 2006). Aaron Ehasz, Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  17. A Caverna dos Dois Amantes. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 2. Nickelodeon. (24 de março de 2006). Joshua Hamilton (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  18. Retorno à Omashu. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (7 de abril de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  19. Zuko Sozinho. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 7. Nickelodeon. (12 de maio de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  20. Trabalho Amargo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 9. Nickelodeon. (2 de junho de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  21. A Biblioteca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 10. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  22. A Passagem da Serpente. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 12. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Joshua Hamilton (roteiristas) & Ethan Spaulding (diretor).
  23. A Broca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  24. Cidade de Muros e Segredos. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 14. Nickelodeon. (22 de setembro de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  25. Lago Laogai (episódio). Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 17. Nickelodeon. (6 de novembro de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  26. 26,0 26,1 O Rei da Terra. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 18. Nickelodeon. (17 de novembro de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  27. O Guru. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 19. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  28. 28,0 28,1 As Encruzilhadas do Destino. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 20. Nickelodeon. (1 de dezembro de 2006). Aaron Ehasz (roteirista) & Michael Dante DiMartino (diretor).
  29. A Faixa de Cabeça. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 2. Nickelodeon. (28 de setembro de 2007). John O'Bryan (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  30. A Manipuladora de Fantoches. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 8. Nickelodeon. (9 de novembro de 2007). Tim Hedrick (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  31. O Dia do Sol Negro Parte 1 - A Invasão. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 10. Nickelodeon. (30 de novembro de 2007). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  32. O Dia do Sol Negro Parte 2 - O Eclipse. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 11. Nickelodeon. (30 de novembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  33. O Templo de Ar do Oeste. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 12. Nickelodeon. (14 de julho de 2008). Elizabeth Welch Ehasz, Tim Hedrick (roteiristas) & Ethan Spaulding (diretor).
  34. Os Mestres da Dominação de Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de julho de 2008). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  35. Wilgus, Alison (autor), Garagarza, Elsa (artista), Dzioba, Wes (colorista), Comicraft (letrista). "No Benders Allowed" (2009), Nickelodeon Comics Club.
  36. A Rocha Fervente - Parte 1. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 14. Nickelodeon. (16 de julho de 2008). May Chan (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  37. A Rocha Fervente - Parte 2. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 15. Nickelodeon. (16 de julho de 2008). Joshua Hamilton (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  38. Os Atacantes do Sul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 16. Nickelodeon. (17 de julho 2008). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  39. Os Atores da Ilha Ember. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 17. Nickelodeon. (18 de julho de 2008). Tim Hedrick, Joshua Hamilton, John O'Bryan (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  40. O Cometa de Sozin Parte 1 - O Rei Fenix. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 18. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  41. O Cometa de Sozin Parte 2 - Os Velhos Mestres. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 19. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  42. O Cometa de Sozin Parte 3 - Para o Inferno. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 20. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  43. O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 21. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  44. DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Yang, Gene Luen (autor), Sasaki of Gurihiru (penciling, inking), Kawano of Gurihiru (colorista), Heisler, Michael; Comicraft (letrista). A Busca Parte Dois (10 de julho de 2013), Dark Horse Comics.
  45. Quando os Extremos se Encontram. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 8. Nickelodeon. (2 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  46. Predefinição:Cite web

no:Team Avatar

Advertisement