FANDOM

Dobra de Energia é a capacidade de manipular a energia da vida dentro de um corpo. Ela antecede as quatro principais artes de Dobra, assim como a primeira encarnação do Avatar e a formação das Quatro Nações.

Muito antes da chegada do Avatar no mundo e da separação dos quatro elementos, as pessoas dobravam a energia dentro de si mesmos e de outras pessoas. Elas acabaram descobrindo as outras quatro artes de manipulação, e conforme os anos passaram, a Dobra de Energia foi quase totalmente perdida. A última detentora conhecida dessa arte era uma antiga Tartaruga Leão, que mais tarde passou-a para Avatar Aang, o qual a utilizou para remover a Dobra de Fogo do Senhor do Fogo Ozai e a, décadas depois, a Dobra de Água de Yakone para sempre.

Após Amon retirar a dominação de Korra e de possivelmente de quase todos os dominadores de Cidade República, Aang restaurou a dominação de Korra através da Dobra de Energia e em seguida o atual avatar restaurou de todo o país.

As capacidades da dobra de Energia não são bem compreendidas. O que se sabe é que manipular a energia de uma pessoa pode dar-lhe conhecimento imediato, remover a dobra completamente e até mesmo devolver a dobra a alguém. Esta arte de dobra é diferente de todas as outras e é muito perigosa para o usuário. Ainda que seja exigido que o avatar seja um mestre em todas as artes de dominação elementais, a dobra de energia é opcional.