Avatar Wiki
Advertisement
Emblema do Reino da Terra

O Deserto Si Wong é uma região árida localizada no centro do Reino da Terra. É o deserto mais extenso, seco e quente na Terra,[1] e devido ao seu clima extremo, a região é praticamente impossível de ser atravessada com sucesso.[2] O deserto é pouco povoado pelas tribos Si Wong e mercadores de cabeça de besouro,[3] e, com a região fora do controle do governo do Reino da Terra, seus habitantes são efetivamente independentes.[4]

Descrição[]

Também conhecido como o "Deserto dos Mortos",[1] o Deserto Si Wong é o ambiente mais seco e quente do mundo, consistindo de quilômetros de areia estéril. Ele abrigava a maior biblioteca do mundo antes que a estrutura fosse devolvida à sua casa original no Mundo Espiritual.

Apenas alguns poucos são mental e fisicamente capazes de sobreviver neste deserto por um período prolongado, quanto mais navegar por ele. No entanto, certos povos que habitam o deserto, como os dobradores de areia e os mercadores de cabeça de besouro, se adaptaram com sucesso ao ambiente. Mas, mesmo eles podem se tornar vítimas de aflições habituais comuns, como fome, desidratação e câncer de pele.[5] O ecossistema do deserto consiste principalmente de cactos alucinógenos, algumas espécies de animais como os gilacornos,[6] e as predatórias vespas abutress.[7] Também é lar de grandes tubarões de areia, que são conhecidos por atacar pessoas e seus navios.[8]

Após a Convergência Harmônica de 171 DG, os espíritos começaram a vagar livremente pelo mundo e alguns deles se estabeleceram no Oásis das Palmeiras Enevoadas na parte sul do Deserto Si Wong.[8]

Localizações[]

Rocha Si Wong[]

Arquivo:Si Wong rock.png

Rocha Si Wong é a única característica geológica que se destaca na extensão plana do deserto.

A Rocha Si Wong é uma formação geológica gigantesca que se ergue do centro das dunas rolantes do Deserto Si Wong, pairando imponentemente sobre a paisagem. Considerando seus arredores planos e estéreis, a rocha parece sobrenaturalmente fora de lugar. A tradição antiga dos dobradores de areia diz que a formação foi lançada dos céus pelos deuses como uma demonstração de seu grande poder e raiva quando os habitantes humanos pararam de obedecer às regras de seus sacerdotes.[9]

Independentemente de sua verdadeira origem, a rocha é a única característica notável da paisagem deserta, além da biblioteca agora completamente enterrada, e é usada como um ponto de referência pelos dobradores de areia ou por outros que atravessam a região. Além de ser um marco visual, a rocha também é composta por um minério metálico que lhe confere propriedades magnéticas, permitindo aos dobradores de areia criar bússolas que funcionam em todo o deserto, dando-lhes a localização em relação à rocha. A rocha contém uma grande colmeia lar de uma colônia de vespas abutres carnívoras, que são conhecidas por defender imediatamente sua casa contra qualquer um que a perturbe.[2]

Oásis das Palmeiras Enevoadas[]

Artigo principal: Oásis das Palmeiras Enevoadas
Arquivo:Modern Misty Palms Oasis.png

Até 171 AG, o Oásis das Palmeiras Enevoadas tinha crescido até o tamanho de uma pequena cidade.

O Oásis das Palmeiras Enevoadas é uma pequena cidade à beira do deserto. Quando Aang foi para o oásis pouco antes da Guerra dos Cem Anos, ele gostou muito, indo tão longe a ponto de chamá-lo de intocado, uma palavra que raramente usava. Na época, uma massa gigante de gelo estava situada no centro da cantina, e uma maravilha natural. No entanto, depois de cem anos, a maravilha acabou sendo um pequeno pedaço derretido de gelo, e todo o lugar ao redor do gelo estava se desfazendo; quando Equipe Avatar entrou no Oásis Palmas Nebulosas, a placa da frente caiu.[3] No entanto, até 171 DG, o oásis floresceu em um centro comercial, apresentando várias tavernas e uma modesta pousada.[10] A cantina é conhecida por suas bebidas de manga, que são habilmente preparadas por um espadachim.[11]

Bosque de Datas[]

O Bosque de Datas era um assentamento próximo ao Oásis das Palmeiras Enevoadas onde vagabundos comumente vinham procurar trabalho. Os moradores eram geralmente tolerantes com ladrões, embora fossem conhecidos por colocar criminosos em uma forca, uma punição comum no deserto que expunha os prisioneiros em uma gaiola suspensa até sucumbirem à desidratação. Lek, um dos professores de dobrador de terra do Avatar Kyoshi, era um órfão do Bosque de Datas. Ele e seu melhor amigo Chen tinham uma gangue própria, que governavam imitando os vagabundos mais velhos. Um dia, depois que Chen foi pego roubando algumas nozes de lichia podres, os moradores o colocaram em uma forca. Por dias, Lek tentou salvá-lo enquanto as pessoas zombavam dele. Eventualmente, Chen morreu na forca, e Lek, inconsciente por seus esforços implacáveis para salvar o amigo, foi salvo pelos criminosos Jesa e Hark. Alguns anos depois, o assentamento foi abandonado, pois os poços locais secaram. Foi consequentemente enterrado pelo deserto que avançava.[12]

Forte Bosco[]

Arquivo:Fort Bosco.png

Forte Bosco foi usado em 171 DG para manter Korra e Asami cativas antes de enviá-las para Ba Sing Se.

O Forte Bosco, nomeado em homenagem ao urso de estimação do Rei da Terra Kuei,[13] é uma instalação militar do Reino da Terra que serve como um posto avançado no Deserto Si Wong, bem como uma prisão temporária. É uma pequena fortificação, composta apenas por um edifício e uma vala ao seu redor. Korra e Asami, depois de serem capturadas fugindo do Oásis das Palmeiras Enevoadas, foram trazidas para cá para o transporte aéreo para levá-las à Rainha da Terra Hou-Ting.[8]

Biblioteca de Wan Shi Tong[]

Artigo principal: Biblioteca de Wan Shi Tong
Arquivo:A Biblioteca.png

Biblioteca de Wan Shi Tong estava quase completamente enterrada sob a superfície do deserto.

No fundo do deserto está uma antiga biblioteca contendo vastas quantidades de livros, pergaminhos e outros documentos com informações relacionadas ao Mundo de Avatar. Foi construída e é supervisionada pelo espírito do conhecimento, Wan Shi Tong. Com a ajuda de seus Buscadores do Conhecimento, Wan Shi Tong exibiu uma vasta coleção de conhecimento para que outros lessem, para que a civilização pudesse se aprimorar.

Embora toda a biblioteca seja imensa em tamanho, apenas seu pináculo superior era originalmente visível do deserto, com o restante enterrado sob as dunas de areia devido a muitos anos de acúmulo de areia. No entanto, uma visita à antiga biblioteca pela Equipe Avatar levou Wan Shi Tong a enterrá-la completamente sob as dunas de areia, deixando apenas uma cratera onde o prédio antes ficava.[3]

Residentes[]

Tribos Si Wong[]

Artigo principal: Tribos Si Wong
Arquivo:Tribos Si Wong.png

As Tribos Si Wong habitam o Deserto Si Wong.

Os dobradores de areia vivem em diferentes tribos no Deserto Si Wong, sendo uma delas a Tribo Hami. Os dobradores de areia se adaptaram bem ao ambiente árido do deserto e utilizam uma arte única conhecida como dobramento de areia. Eles usam veículos semelhantes a barcos chamados navegadores de areia para viajar pela terra, os quais eles alimentam dobrando um tornado de areia para soprar vento nas velas. As pessoas das tribos Si Wong desconfiam de estranhos e têm o hábito de roubar deles, mais notadamente Ghashiun e seus aliados.[5] No entanto, se um dobrador de areia prejudicou um estrangeiro, ele ou ela deve mostrar hospitalidade à vítima.[2]

Mercadores de cabeça de besouro[]

Artigo principal: Mercadores de cabeça de besouro
Arquivo:Mercadores de cabeça de besouro.png

Os Mercadores de cabeça de besouro usam cocares parecidos com os besouros azedos.

Os mercadores de cabeça de besouro foram os primeiros a habitar o Deserto Si Wong. Segundo a lenda, as peças de cabeça semelhantes a besouros que eles usam remontam a uma tradição de seus ancestrais, que se disfarçavam de besouros azedos para evitar serem caçados por gilacornos gigantes que achavam os besouros desagradáveis.[6] Eles são comerciantes habilidosos com personalidades tranquilas e conseguem ver valor potencial em quase tudo. Seus acampamentos estão espalhados por todo o deserto, e o Oásis das Palmeiras Enevoadas serve como base para seus negócios comerciais. Seus meios de transporte são besouros gigantes.[14]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Si Wong Desert.
  2. 2,0 2,1 2,2 O Deserto. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 11. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  3. 3,0 3,1 3,2 A Biblioteca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 10. Nickelodeon. (14 de julho de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  4. Yee, F. C. (autor), DiMartino, Michael Dante (autor). (16 de julho de 2019). Chapter Eight, "The Fracture". The Rise of Kyoshi. Amulet Books.
  5. 5,0 5,1 Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Character: Gashiun.
  6. 6,0 6,1 Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Creature: Gilacorn.
  7. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui.
  8. 8,0 8,1 8,2 Vida Longa à Rainha. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 10. Nick.com. (8 de agosto de 2014). Tim Hedrick (roteirista) & Melchior Zwyer (diretor).
  9. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Location: Si Wong Rock.
  10. A Emboscada Policial. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 9. Nick.com. (1 de agosto de 2014). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  11. Do antigo site oficial de Avatar: A Lenda de Aang, originalmente em Nick.com. Em inglês; já não mais atualizado, nem disponível. Enciclopédia arquivada em aqui. The Lost Lore of Avatar Aang - Gear: Misty Palms Oasis.
  12. Yee, F. C. (autor), DiMartino, Michael Dante (autor). (16 de julho de 2019). Chapter Twenty-Eight, "Memories". The Rise of Kyoshi. Amulet Books.
  13. A Lenda de Korra - A Arte da Série Animada, Livro Três: Mudança, página 129.
  14. Os Dias Perdidos do Appa. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 16. Nickelodeon. (13 de outubro de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).

Veja também[]

Advertisement