Avatar Wiki
Advertisement
Emblema espiritual

Este artigo é sobre o evento cósmico. Você pode estar procurando episódio Convergência Harmônica.
"Convergência Harmônica. Isto é quando Vaatu e eu devemos batalhar pelo destino do mundo."
Raava explicando a importância da Convergência Harmônica a Wan[1]

Convergência Harmônica é um fenômeno sobrenatural que ocorre uma vez a cada dez mil anos. Quando os planetas se alinham, a energia espiritual é amplificada ao extremo, causando a união dos portais espirituais nos Polos Norte e Sul, enquanto uma aura de energia espiritual envolve a Terra. Durante este evento, Raava e Vaatu devem se envolver em uma batalha que determina o destino do mundo até a próxima Convergência Harmônica. No entanto, depois que Raava se fundiu com Wan, tornando-se no espírito do Avatar, tornou-se o dever do Avatar combater Vaatu no Mundo Espiritual perto dos dois portais que conectam os dois Polos do mundo físico.[1]

História[]

Em algum momento antes da Convergência Harmônica de 19.829 AG, Vaatu, o espírito das trevas e do caos, conseguiu romper as barreiras que separavam o plano dos humanos e dos espíritos, permitindo que ambas as entidades viajassem de um mundo para o outro. No entanto, quando a Convergência Harmônica começou, Raava, o espírito de luz e paz, lutou contra Vaatu e conseguiu contê-lo por quase dez mil anos.[1]

Nos tempos de Wan[]

Antes da Convergência Harmônica que ocorreu em 9.829 AG, o elo que mantinha Raava e Vaatu conectados foi cortado por Wan, que sem saber soltou o caos no mundo sob a crença de que liberar Vaatu ajudaria a manter o equilíbrio espiritual. Como resultado, Vaatu foi capaz de aproveitar a energia negativa e corromper vários espíritos, permitindo-lhe reunir forças enquanto Raava enfraquecia.

Para expiar seus erros, Wan resolveu dominar todas as quatro artes de dobra para ajudar Raava na próxima batalha, fornecendo seu corpo ao espírito da luz como hospedeiro. Embora Wan inicialmente tenha lutado contra Vaatu, ele foi capaz de prender o espírito em uma esfera elementar e aprisioná-lo dentro da Árvore do Tempo depois de permitir que seu espírito se fundisse permanentemente com Raava, no processo de criação do Espírito Avatar. Para evitar que os humanos libertassem Vaatu, Wan conduziu os espíritos do mundo físico para o Mundo Espiritual e fechou os dois portais espirituais.

A Crise Unalaq[]

Ver também: Crise Unalaq

Dez milênios depois, Avatar Korra reabriu o portal espiritual do Sul em uma tentativa de acalmar os espíritos das trevas furiosos no Sul. Mais tarde, ela aprendeu sobre as origens do Espírito Avatar e da Convergência Harmônica de Wan enquanto se recuperava de um ataque de um espírito sombrio que a deixou com amnésia. Depois de recuperar sua memória, Korra falou com a xamã que a havia ajudado e descobriu que a próxima Convergência Harmônica estava a apenas algumas semanas. Determinada a fechar o portal espiritual do Sul, Korra partiu em um bisão voador de um rebanho que o templo manteve durante a Guerra dos Cem Anos.[1]

Juntamente com Jinora, Korra meditou no Mundo Espiritual, onde os dois acabaram se separando. Jinora foi até a Biblioteca de Wan Shi Tong, onde encontrou um livro detalhando que, se ambos os portais espirituais estivessem abertos quando ocorresse a Convergência Harmônica, a energia espiritual seria amplificada, permitindo que Vaatu se libertasse, iniciando a batalha entre o bem e o mal novamente. Antes que ela pudesse transmitir esta informação ao Avatar, ela foi capturada por Unalaq, que ameaçou a segurança do jovem dobrador de ar para forçar Korra a abrir o portal espiritual do Norte.[2]

Devido à amplificação da energia espiritual durante a Convergência Harmônica, todo o planeta é coberto por luzes espirituais, começando pelos polos.

O Avatar mais tarde retornou ao Mundo Espiritual através do portal do Sul e tentou fechá-lo, embora o aumento energético que acompanhou o início da Convergência Harmônica tenha negado suas tentativas. À medida que os portais se fundiam, Vaatu aproveitou a subsequente amplificação da energia espiritual para se libertar da Árvore do Tempo.[3] Na batalha que se seguiu entre ele e Korra, ela conseguiu que a armadilha o prendesse novamente em uma armadilha elemental, embora antes que ela pudesse aprisioná-lo novamente no oco da árvore, Unalaq a parou e se fundiu com Vaatu. Ele usou a energia vinda do portal do Norte durante a Convergência Harmônica para se fundir permanentemente com Vaatu, criando um Espírito Avatar das Trevas. Os Avatares lutaram entre si pela supremacia, trocando golpes, até que Vaatu conseguiu arrancar Raava de Korra. Separado de seu hospedeiro, o Espírito da Luz era vulnerável ao ataque do Avatar das Trevas, sendo finalmente destruído, o que cortou a conexão de Korra com os Avatares anteriores. Unalaq posteriormente se transformou em um enorme espírito sombrio e viajou para a Cidade da República através das luzes espirituais e devastou-o em sua tentativa de retomar à força o mundo mortal.[4]

Tenzin encorajou Korra a usar seu próprio espírito enquanto meditava na Árvore do Tempo, usando a energia cósmica do universo para dobrar sua própria energia em vez dos elementos. O espírito de Korra se manifestou e cresceu para um tamanho enorme quando ela foi enfrentar Unalaq. Ela procurou no ser do Avatar Sombrio por um sinal de Raava, pois a escuridão não pode existir sem a luz, embora seus esforços tenham se mostrado inúteis. O Avatar Sombrio aproveitou esse momento para ganhar vantagem e tentar corromper o espírito de Korra usando o conhecimento espiritual de Unalaq. Antes que ele pudesse completar seu ataque, o espírito de Jinora interveio, trazendo a luz de Raava de volta ao mundo, banhando os combatentes na luz brilhante da energia espiritual que ela havia reunido, [5] e iluminando Raava dentro de UnaVaatu. Korra conseguiu libertar o Espírito da Luz antes de usar a técnica de pacificação de Unalaq para purificar o oponente, dissipando-o em uma luz dourada. Korra, Raava e Jinora retornaram ao Mundo Espiritual, onde Korra e Raava usaram a energia do portal espiritual combinado mais uma vez e recriaram o Espírito Avatar, logo antes do término da Convergência Harmônica.

Após o fim da Convergência Harmônica, Korra anunciou que podia sentir a mudança na energia do planeta causada pelo evento celestial, observando que o mundo nunca mais seria o mesmo.[6] Uma das consequências foi um número de cidadãos não dobradores em todo o mundo manifestando habilidades de dobra de ar recém-adquiridas.[7]

Convergências Harmônicas conhecidas[]

  • 19.829 AG — Resultado: Raava foi vitoriosa
  • 9.829 AG — Resultado: Raava se uniu permanentemente a essência de Wan, criando o Espírito Avatar e Vaatu foi aprisionado no Mundo Espiritual por dez mil anos.
  • 171 DG — Resultado: Raava foi destruída por Unalaq, que se uniu a Vaatu criando um Avatar Sombrio. Korra dissipou Unavaatu e depois recuperou Raava. Raava se uniu com Korra para recomeçar um novo Ciclo Avatar.

Trívia[]

  • Raava e Vaatu não podem se destruir permanentemente, pois o espírito derrotado eventualmente se regenera a partir do vencedor. Isso ocorre porque nem a luz nem a escuridão podem existir por si mesmas.[1]
  • A única maneira de evitar a batalha entre Raava e Vaatu é manter os portais fechados enquanto Vaatu estiver em sua prisão.
  • A batalha ocorre no Mundo Espiritual, perto dos portais espirituais onde os dois reinos se cruzam.[1]
  • No mundo real, a Convergência Harmônica se refere à primeira meditação globalmente sincronizada, que coincidiu com um raro alinhamento dos planetas.
    • Esse evento supostamente correspondeu a uma grande mudança na energia do planeta de uma natureza belicosa para uma mais pacífica, semelhante às vitórias de Raava em ambas as Convergências Harmônicas históricas que resultaram na manutenção do equilíbrio no Mundo Avatar.
    • Durante as observações, o Monte Shasta e o Monte Fuji eram considerados "centros de poder" onde a energia espiritual era tida como particularmente forte, semelhante aos dois portais espirituais nos Polos Norte e Sul.
  • A Convergência Harmônica de 171 DG é representada como um estágio em Nickelodeon All-Star Brawl e sua sequência. O estágio apresenta Raava e Vaatu duelando ao fundo, enquanto os lutadores batalham em uma plataforma elevada de rocha.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 Inícios, Parte 2. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (18 de outubro de 2013). Tim Hedrick (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  2. Uma Nova Era Espiritual. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 22. Nickelodeon. (8 de novembro de 2013). Tim Hedrick (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  3. Convergência Harmônica. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 24. Nickelodeon. (15 de novembro de 2013). Tim Hedrick (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  4. Cai a Escuridão. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 25. Nickelodeon. (22 de novembro de 2013). Joshua Hamilton (roteirista) & Colin Heck (diretor).
  5. DiMartino, Michael Dante; Konietzko, Bryan; Dos Santos, Joaquim & Zuckerman, Jeremy (July 1, 2014). "Light in the Dark" commentary. Book Two: Spirits Blu-ray.
  6. Luz no Escuro. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 26. Nickelodeon. (22 de novembro de 2013). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ian Graham (diretor).
  7. Um Sopro de Ar Puro. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (27 de junho de 2014). Tim Hedrick, Joshua Hamilton (roteiristas) & Colin Heck, Melchior Zwyer (diretores).
Advertisement