Avatar Wiki
Advertisement
Este artigo é sobre a batalha travada no Reino da Terra. Para a arma da Nação do Fogo, consulte a Broca da Nação do Fogo.

A batalha da broca foi travada fora da Parede Externa de Ba Sing Se durante a Guerra dos Cem Anos. A Nação do Fogo atacou Ba Sing Se usando uma broca, um dispositivo de metal maciço destinado exclusivamente a abrir um caminho através das paredes colossais da cidade para permitir que uma grande força de invasão entre e conquiste a capital do Reino da Terra. A broca foi destruída e a Nação do Fogo foi derrotada com a intervenção da Equipe Avatar.[1]

História[]

Desde o início da Guerra, a Nação do Fogo havia procurado uma maneira de conquistar a capital do Reino da Terra, Ba Sing Se; no entanto, todas as tentativas anteriores falharam.[2] O país esperava que, ao conquistar a cidade, o Reino da Terra seria severamente prejudicado uma vez que o Conselho dos Cinco e o Rei da Terra fossem retirados do poder. Uma subjugação bem-sucedida também significou a conquista do último lugar seguro para os refugiados desalojados pela guerra. No final da guerra, a Nação do Fogo forçou um refugiado e mecânico do Reino da Terra a fazer armas, incluindo a broca, para ajudá-los nas batalhas, ameaçando queimar sua casa se ele recusasse.[3]

O mecânico projetou com sucesso a furadeira, um mecanismo gigantesco que era quase impossível de destruir e poderia romper as paredes de Ba Sing Se com facilidade. A Nação do Fogo esperava que, ao romper as paredes, eles seriam capazes de definir um caminho para seu exército avançar e finalmente conquistar a grande cidade.[1]

Batalha[]

Após a conclusão, a broca e uma pequena força de tanques tundra dirigiram-se para a grande cidade para invadir. A força chegou no momento exato em que a Equipe Avatar localizou o dispositivo.[4]

A Equipe Terra atacando

A Equipe Terra atacou a broca.

O exército de Ba Sing Se estava despreparado devido a nunca ter lutado uma grande batalha em anos, e seu único meio de defesa era jogar pedras na broca, o que teve pouco sucesso. O general Sung, que comandou as tropas na Parede Externa, não viu a broca como uma ameaça real e estava confiante de que a Equipe Terra, um grupo de dobradores de terra de elite, pararia a máquina colossal. Apesar de seus melhores esforços, eles não foram páreos para Ty Lee e Mai, que emboscaram os soldados. Utilizando o bloqueio de chi, Ty Lee desabilitou toda a equipe em poucos instantes. Com a Equipe Terra fora de ação, Sung entrou em pânico e implorou à Equipe Avatar por ajuda, apesar de seus pensamentos anteriores de não precisar dela.

A Equipe Avatar surgiu com um plano para atingir os pontos de pressão da broca como Ty Lee havia feito para derrotar a Equipe Terra. Aang, Katara e Sokka se infiltraram na broca enquanto Toph decidiu tentar desacelerar por fora, já que ela não conseguia dobrar dentro da furadeira devido à falta de terra. Depois de roubar esquemas para a furadeira de um engenheiro, o grupo se dirigiu para a parte externa da furadeira, onde enormes suportes de metal mantinham todo o mecanismo unido. Aang e Katara começaram a cortar completamente as vigas usando dobra de água, mas descobriram que o processo era muito lento para desativar a furadeira antes que ela quebrasse a parede. Aang afirmou que eles não precisavam cortar completamente as vigas e que apenas a metade seria suficiente. Em seguida, ele poderia desferir um golpe final do exterior que destruiria os aparelhos enfraquecidos. Enquanto isso, a equipe encontrou o perfurador que Katara havia congelado antes, o que levou Azula a investigar a situação junto com Mai e Ty Lee. A gangue fugiu porque não podiam lutar e cortar as braçadeiras ao mesmo tempo.

Azula luta com Aang

Aang e Azula duelaram no topo da broca.

Aang finalmente se separou de Sokka e Katara para desferir o golpe final no topo da broca. Katara e Sokka conseguiram escapar da máquina montando o duto de massa na parte de trás da máquina. Ty Lee os seguiu para dentro do duto, mas Mai permaneceu para trás, recusando-se a entrar no duto, independentemente de como Azula reagisse. Como a lama era uma combinação de água e terra, Katara e Toph foram capazes de dobrá-la de fora e criar mais pressão para quando o golpe final fosse desferido, deixando Ty Lee presa dentro.

Enquanto isso, Aang se esquivou das pedras caindo dos soldados de Sung enquanto o general pensava que essa seria uma medida eficaz, embora não tivesse nenhum efeito na broca. Ele também se defendeu de Azula enquanto cortava um buraco no exterior de metal usando a dobra de água. Inicialmente, Azula manteve a vantagem, esquivando-se de todos os ataques de Aang, seja dobra de terra, dobra de água ou dobra de ar. Eventualmente, ela lançou uma grande explosão de fogo que deixou Aang inconsciente. Enquanto ela se preparava para desferir o golpe fatal, Aang se recuperou e lutou com uma manopla de rocha. Depois de retirá-la da luta, Aang novamente se preparou para desferir o golpe final, utilizando uma pedra a seu favor para fazer uma forma de cunha que ele enfiou no corte que havia feito anteriormente. Em seguida, ele usou a dobra de ar para correr em velocidade direto para baixo da Parede Externa, ganhando impulso para o golpe final. Azula lançou um ataque de última vala para salvar a broca, mas falhou e Aang pousou na cunha com grande força, enviando Azula voando ao longo da broca.

Aang destrói a broca

Aang desferiu o golpe final enquanto se esquivava do ataque de Azula.

O poderoso ataque de Aang fez com que as braçadeiras enfraquecidas quebrassem simultaneamente, e a broca desabou em uma bagunça de lama, seus dutos de massa explodindo quando o veículo desabou. Isso fez com que toda a área fosse inundada em lama e enterrou um grande número de tropas da Nação do Fogo escoltando o veículo ou trabalhando dentro dele. Ty Lee foi ejetada do duto de massa, mas praticamente ilesa, e Azula também conseguiu escapar sem ferimentos. Nos destroços, Mai, imaculada e indiferente admitiu humildemente que haviam perdido.[1]

Consequências[]

Broca destruída

A broca ficou inutilizável.

A batalha da broca foi uma vitória para o Reino da Terra e mais uma vez impediu a Nação do Fogo de penetrar na Parede Externa.[1] No entanto, esta vitória teve vida curta, como Azula voltaria para conquistar Ba Sing Se apenas algumas semanas depois.[5]

Os destroços da broca não foram eliminados imediatamente, embora algumas rampas pudessem ser vistas posteriormente como parte de um esforço de limpeza; no entanto, isso provou ser um grande trunfo para a Equipe Avatar, já que eles usaram a broca como prova da guerra em curso com o Rei da Terra Kuei, que foi mantido sem conhecimento por Long Feng. Ele tentou convencer o rei de que era "um projeto de construção", mas o rei não se convenceu porque a broca trazia a insígnia da Nação do Fogo, resultando na prisão de Long Feng. Kuei posteriormente começou a tomar uma ação mais decisiva contra a Nação do Fogo nos dias anteriores à captura da cidade.[5]

Aparições[]

Avatar: A Lenda de Aang[]

Livro Dois: Terra (土)[]

Não-canônico[]

  • Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth

Trívia[]

  • O videogame Avatar: The Last Airbender - The Burning Earth não segue o cânone para este episódio, já que os chefes são Zuko e Azula contra Aang e Katara. A batalha ocorre em uma plataforma de metal.
    • A batalha também toma o lugar do Golpe de Ba Sing Se, já que este é o nível final do jogo.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 A Broca. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Giancarlo Volpe (diretor).
  2. Solstício de Inverno, Parte 1: O Mundo Espiritual. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 7. Nickelodeon. (8 de abril de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  3. O Templo de Ar do Norte. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 17. Nickelodeon. (4 de novembro de 2005). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  4. A Passagem da Serpente. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 12. Nickelodeon. (15 de setembro de 2006). Michael Dante DiMartino, Joshua Hamilton (roteiristas) & Ethan Spaulding (diretor).
  5. 5,0 5,1 O Rei da Terra. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 18. Nickelodeon. (17 de novembro de 2006). John O'Bryan (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
Advertisement